Participe do Blog Pensando Alto!

19 de agosto de 2010

CATARINA DE MÉDICIS

Atualmente, tem se tornado polêmica a crescente emancipação das mulheres na sociedade. Cada vez mais o mercado de trabalho tem sido tomado pelas mesmas, e a figura feminina cujo único papel era cuidar do marido e dos filhos – tal como no século XIX – tem se tornado central na sociedade contemporânea. Após os movimentos feministas e conquistas de direitos mais justos para as mulheres, onde a luta teve inicio no final do século XIX, a vida do gênero feminino melhorou bastante, mas nem sempre as coisas foram fáceis assim.

Nascida em Florença em 1519, Catarina de Médicis era conhecida como ‘madame, de la serpente’ por causa de sua astúcia e poder de manipulação. Catarina foi casada com Henrique, o Duque de Órleans aos quatorze anos. Apesar de não ser considerada bela, era extremamente inteligente, pois sabia falar latim e grego, interessava-se por história e geografia, e possuía gostos como poesia e música.

Na corte de Francisco I as damas francesas não usavam lingerie – foi Catarina quem difundiu o uso da calcinha entre as damas da corte. Vinda de Florença e Roma, cidades-berços do Renascentismo, Catarina trouxe além da lingerie, o perfume ‘acqua della regina’ ou ‘eau de cologne’. Quando aportou na França, chegou com vários cozinheiros, especialistas em doces e salgados, e juntamente com eles trouxe novidades para a culinária, tais quais: o azeite de oliva, o espinafre, a ervilha e a alcachofra. Além de invar e atribuir requinte à cozinha francesa, Catarina de Médicis já mostrou ao seu tempo o potencial criativo e dinâmico das mulheres.

3 comentários:

Elisa Herrera disse...

amiga querida, passei por aqui para fazer "uma visitinha" no teu blog, é muito lindo, ele é dinámico, completo, muito bom!! parabens,

bjs

Elisa

Suzana Maria disse...

Adoros os seus textos, Cla, eu publiquei em meu blog uma receita de Carolinas que foi criada a pedido da própria por um chef italiano, isso confere? Então, pq o nome não é Catarinas? Concorda? :)
Obrigada pela visita no meu barraquinho virtual, rs!

Suzana Maria disse...

Linkei essa sua postagem aqui http://suzanamariabrega.blogspot.com/2010/09/carolinas-e-profiteroles-pobre-tambem.html