Participe do Blog Pensando Alto!

19 de agosto de 2010

DA TV EM PRETO E BRANCO PARA O HDTV

Impressionante como os meios de comunicação mudaram nos últimos 100 anos. O esporte nos fornece provas disso. Uma das maiores provas é como as pessoas viram ou ouviram as Copas do Mundo e as Olimpíadas. Por isso, veja abaixo a evolução dos meios de comunicação para transmissão.

Nós começaremos com o primeiro grande evento transmitido pela televisão, que foram os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. Apesar de já haver transmissão televisiva, eram raríssimas as televisões (em preto e branco, porque as TVs à cores não existiam ainda), até por causa do preço altíssimo na época. Já no Brasil, a televisão só chegou muito tempo depois, tanto que a primeira transmissão televisiva no Brasil ocorreu somente em 1948, quando um a partida de futebol foi transmitida.

Na Copa de 1950 no Brasil, o cenário havia mudado bastante em relação ao das Olimpíadas de Berlim, e muitas pessoas, do mundo afora já possuíam televisão. Porém, no Brasil, nem canal televisivo existia (o primeiro foi a TV TUPI, fundada em setembro de 1950, dois meses depois do fim da Copa) e a Copa do Mundo não foi transmitida pela TV para quem não comprou ingresso, a única opção foi escutar pelo rádio a Copa do Mundo.

A primeira Copa do Mundo transmitida pela TV foi a de 1954, mas apenas oito países europeus tiveram esse privilégio. Porém, na Copa de 1958, a quantidade de países que receberam transmissão da Copa do Mundo foi bem maior, sendo onze europeus além de vários países ao redor do mundo que adquiriram os cinescópios das partidas para transmissão (transmissões que não eram ao vivo, e sim em videotapes).

A Copa de 1970 foi marcante para o Brasil em muitos aspectos, já que foi a primeira em que aconteceram transmissões ao vivo à cores, apesar dessa transmissão à cores ter sido para um público extremamente pequeno que fora convidado para assistir os jogos nas sedes da Embratel em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, fazendo com que praticamente não houvesse ninguém que conseguisse assistir os Jogos pela TV à cores.

Os anos se passaram e a TV à cores se estabeleceu no mercado. E para a Copa do Mundo da África do Sul em 2010 foi feita a primeira cobertura de uma Copa do Mundo em HD - que significa high definition, ou seja, transmissão de alta definição.

Impressionou-se ao ver a evolução até os dias de hoje? Se sim, então se prepara, pois as próximas Copas do Mundo provavelmente já terão tecnologia 3DTV, ou seja, as transmissões serão feitas em 3D. Incrível, não?!

Texto escrito por: Leonardo Haubrichs e Matheus Cristiano (CPII/ USCII - T905)

Nenhum comentário: