Participe do Blog Pensando Alto!

28 de novembro de 2018

Resenha do livro “O vampiro que descobriu o Brasil”. Por João Victor Gama




O livro ‘’O Vampiro que descobriu o Brasil”, de Ivan Jaf, conta a história de Antônio Brás, um taverneiro que, em um dia, enquanto esperava o último freguês para fechar o estabelecimento, foi surpreendido por um vampiro com uma mordida no pescoço.
Depois de descobrir que se tornou um vampiro, Antônio precisava encontrar e matar o Velho (vampiro que o mordeu) para recuperar os hábitos “mortais”. E nesta jornada, para além da eternidade, a vingança de Antônio é contada ao longo da História do Brasil. As aventurar do protagonista são vividas durante os diferentes fatos históricos presentes na historiografia brasileira. Desta forma, Ivan Jaf consegue despertar o interesse ao leitor pelo estudo e conhecimento dos 500 anos de História do Brasil.
Construindo o protagonista como um vampiro, e consequentemente, um ser imortal capaz de contar a História do Brasil, trouxe a narrativa uma mistura de ficção com realidade. No início do livro, logo ao tomar conhecimento sobre vampiros, Antônio concluiu que o Velho provavelmente estivesse se passando por um dos tripulantes da esquadra de Cabral. Durante a narrativa, o autor caracteriza o Velho como um vampiro que envolve-se com os personagens principais de nossa história, criando um clima de suspense e mistério.
Entre os fatos históricos narrados, o livro passa pela chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, pela invasão dos holandeses e o governo de Maurício de Nassau, pela crise do comércio de cana-de-açúcar, pelo ciclo do ouro, Período Joanino, Independência, Brasil Império, Proclamação da República, Era Vargas, construção de Brasília, até chegar no período de Redemocratização.
Como leitor, achei interessante a estratégia do autor em misturar a história dos vampiros com a história do Brasil, essa estratégia narrativa faz com que seja possível saber mais sobre a capacidade dos vampiros de viver eternamente, e ainda aprofundar o conhecimento da nossa história, trazendo leveza ao enredo, diversão e muita aventura.





Nenhum comentário: