Participe do Blog Pensando Alto!

19 de agosto de 2010

A HISTORIA DE JESSÉ OWENS

Muitos já ouviram falar da famosa história de um negro chamado Jessé Owens que ganhou quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de 1936 na Alemanha. Segundo os fatos, nestes jogos, Hitler deixou de cumprimentá-lo, pois ele era negro. Mas essa história não é contada como realmente aconteceu, e você leitor, saberá a verdade por trás daquele incidente.

Nas Olimpíadas de 1936, devido à pressão e ameaça de boicote de países como Estados Unidos, França e Inglaterra caso judeus não fossem permitidos de participar dos jogos, Hitler se viu obrigado a permitir que os judeus competissem, e estes o fizeram até pela delegação alemã.

Os jogos começaram, e Hitler entusiasmado, compareceu em todas as competições importantes do primeiro dia. Quando o primeiro alemão ganhou uma medalha, o chanceler germânico fez questão de cumprimentá-lo pessoalmente e assim também o fez com todos os vencedores do dia.

No dia seguinte, Hitler não foi a todos os jogos, e alguns atletas ficaram sem cumprimentos. O Comitê Olímpico tomou providências em relação a isso e obrigou Hitler cumprimentar a todos e não isentar-se das saudações pessoais.

Hitler optou por não condecorar ninguém, e um desses não-cumprimentados foi Jessé Owens, campeão de atletismo pelo EUA.

Uma prova concreta do que estamos falando, caro leitor, é a biografia de Jessé Owens, lançada oito anos depois, em que ele fala que não havia sofrido preconceito, nem desrespeito de Hitler, mas sim de Roosevelt o então presidente dos EUA, e da delegação norte-americana. Este depoimento confirma uma história bem diferente da amplamente divulgada pela imprensa mundial, no entanto, não suspende a hipótese de racismo, devido a negligência do chanceler com as outras delegações. Desconfie de boatos, e levante os fatos para criar a sua verdade.

Texto escrito por: Leonardo Haubrichs e Matheus Cristiano (CPII/ USCII T905)

Nenhum comentário: