Participe do Blog Pensando Alto!

19 de agosto de 2010

QUANDO A SITUAÇÃO SÓCIOECONÔMICA DITA OS RUMOS DO ESPORTE

Nós, brasileiros, sabemos que sediaremos uma Copa do Mundo pela segunda vez em 2014. Por isso, nós da revista, notamos uma semelhança entre a época da primeira Copa do Mundo de 1950 e a futura de 2014. O fato é que pela segunda vez, o Brasil sediará uma Copa em um momento pós crise econômica.

Se voltarmos no tempo veremos que em 1950, o mundo passava por uma época de crise mundial (apenas cinco anos após a 2ª Guerra Mundial). Hoje, estamos numa época também pós-crise, só que dessa vez causada por motivos diferentes, pois o Brasil só consegue sediar uma Copa quando os países ricos de 1º mundo não estão interessados ou não podem. Se olharmos atentamente não só para os períodos em que o Brasil foi sede dos jogos, mas para todos os outros países sedes importantes para Olimpíadas ou Copa do Mundo em época de crise, percebemos que os países escolhidos como sede raramente foram em países de primeiro mundo.

A primeira crise desde a retomada dos Jogos Olímpicos foi pós 1ª Guerra Mundial. A sede das Olimpíadas de 1920 foi a cidade da Antuérpia, na Bélgica. Os pobres coitados dos Bélgica tiveram que dar um jeito de organizar os jogos. As próximas Olimpíadas e Copa do Mundo pós-crise foram as Olimpíadas de 1948 e a Copa de 1950. As sedes da Copa do Mundo e das Olimpíadas foram dois países que não se envolveram muito com a guerra: o Brasil - que oficialmente declarava um país neutro; e a França

Mais uma vez vamos dar um salto no tempo, rumo à época da Guerra Fria (de 1945 a 1991). Durante todos esses anos de guerra, é impressionante a quantidade de vezes em que países de menor poder econômico na Europa e países latino americanos sediaram eventos importantes (duas Copas e uma Olimpíada no México, uma Copa na Argentina, uma no Chile, a já antes citada a copa do Mundo no Brasil em 1950, as Olimpíadas na Finlândia, a Copa do Mundo na Suíça e a Copa do Mundo na Suécia). Durante todo esse tempo, quase meio século, os países mais envolvidos na Guerra Fria: a URSS e os EUA, só sediaram uma competição importante cada um, sendo que uma delas, as Olimpíadas de Moscou em 1980 sofreu uma série de boicotes.

É caros leitores, nem o esporte vive sem influências do sistema em que vivemos. Quando os países desenvolvidos não querem sediar eventos importantes, são os países periféricos que sediam. Parece que voltamos à época do neo-colonialismo, onde os países menores eram controlados por países ricos.

Texto escrito por: Leonardo Haubrichs e Matheus Cristiano (CPII/USCII T905)

Nenhum comentário: