Participe do Blog Pensando Alto!

28 de maio de 2008

Documentário da Discovery: “O homem pré-histórico vivendo entre as feras, caçar ou ser caçado”.Texto do aluno Paulo Emery do 6º Ano da Escola Degrau.

Este relatório conta a evolução do hominídeo através do tempo. Nossa história começa no tempo em que surgiram os primeiros homens: o que podemos chamar de hominídeos, ou Homo Ergaster. Isso aconteceu a mais ou menos 2,5 milhões de anos atrás. Os hominídeos se comportavam de maneira mais selvagem, viviam caçando animais para sobreviver, e eram nômades, ou seja, viviam “perambulando” por aí. Os hominídeos se comunicavam por gestos. EXTRA! Como verificamos a forma de evolução humana? A forma de evolução humana se verifica de quatro maneiras: pela postura, pela observação dos ancestrais mais antigos, pelo tamanho do cérebro e pela observação da mandíbula. Ao longo do tempo, como veremos, suas mandíbulas tomam tamanhos diferentes. O hominídeo, por exemplo, possuía a mandíbula mais forte porque comia carne quase viva. As armas dos hominídeos quando começaram a serem feitas, eram simplesmente estacas de pedra lascada, o que acabou por se transformar com o tempo e necessidade. Há 1,7 milhões de anos, um novo descendente do Homo Ergaster surgiu com o nome de Homo Erectus.O surgimento do fogo foi um grande marco na história e o Homo Erectus já sabia dominá-lo. Esta espécie já dominava armas maiores, mas ainda de pedra. Sua postura era menos curvada, mas ainda se comunicava por gestos. O aparecimento do “Homem de Neanderthal” marca um novo período na História. Estas espécies moravam em cavernas em função do frio do período glacial, caçavam juntos, dividiam os trabalhos e vivendo as primeiras noções de comunidade como elo familiar. Até agora, estes homens eram considerados os mais espertos da nossa espécie. O Homem de Neanderthal possuía a noção de perda de uma vida, e também de funeral pois eles enterravam seus mortos. As pinturas rupestres continuam a ser uma incógnita para os cientistas. Os desenhos encontrados nas cavernas de Chavet na França possuem inúmeras leituras, mas ainda não podem ser considerados formas de escritas e sim mecanismos de memórias ou de comunicação, que de fato determinam uma nova representatividade aos elementos da natureza e sua importância para os homens da época.

15 comentários:

david santos disse...

Excelente trabalho!
O Paulo Emery merece os parabéns, não só dos colegas, mas de todos nós.
Parabéns.

amonnerat disse...

Alô alô , Clarissa!
Finalmente tenho o prazer de conhecer seu blog.Nós nos conhecemos na Paradise locadora. UAU! Que lindo o trabalho que vc faz com seus alunos. PARABÉNS!!!
DE vez em quando venho visitar, valeu?
angela (sem blog ainda)

devulsky dantas e tutaran disse...

vaaaleu sazonzim abalou geral ........xD

Ananda e Carolina disse...

professora Clarissa, com seu blog as pessoas podem despertar curiosidades cada dia mais lendo e aprendendo coisas de 2,5 milhões de anos atrás. Sobre os mulçumanos e várias coisas legais.Parabéns e continue assim!!está d+
Beijos de sua aluna Carolina Brito 7º ano


Prof Clarissa quero te dizer que este blog está ficando super lindo e que você está cada vez mas capacitada,no seu blog muitas pessoas podem aprender mais de história e saber que história não é só uma matéria de escola e sim uma matéria que podemos aprender sobre o ante-passado de gentes muito estranhas mas apesar disso é bem legal
Beijos da sua aluna 'cabelo de fogo' Ananda Gabriele -7º ano Escola Degrau

Danielle disse...

falaaaa
ai Paulo adorei o seu trabalho amigo!
Ficou maneiraãow
ai kara ficou showwww!!!!!!
Paulinhu vamus brincar?
hehehe rsrsrs

Valeu Paulo gostei muito ta de parabéns
bjs da sua amiga da sua sala Danielle Escola Degrau 6° anooooo

valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuwwww

Danielle disse...

Oi Paulo arrazzoo
Paulo que vc continue esse aluno inteligente,legal,...
gosto mto de vc amigo
valeu
bjos Danii!!!

Anônimo disse...

AI PAULO SEU TEXXTO MEU AJUDOU MUITO PARA FAZER O TRABALHO DE RECUPERAÇAO CONTINUE ASSIM UM ABRAÇO DANTAS

Alberson Paludy disse...

Bom de mas! Me ajudou bastante!

Kakáh disse...

parabens nota 10

Anônimo disse...

nossa vc é muito bom em texto em vey parabens nem ti conheço mais ganhou meus parabens continui assim esse texto me ajudou em um trabalho da minha escola PARABENS ;)

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto , tbm me ajudou ne um trabalho de escola ♥

Saw Gustavo disse...

Muito Obg Pelo Texto Me Ajudo No Trabalho De Historia Continua Assim ;)

Saw Gustavo disse...

Muito Obrigado Me Ajudou Muito No Trabalho Da Escola De Historia ;) Continua Assim

Anônimo disse...

gostei bastante me ajudou a fazer um trabalho, que vc continue escrevendo que vai se dar muito bem c:

Anônimo disse...

também me ajudou MUITO no trabalho da escola😊😊