Participe do Blog Pensando Alto!

3 de dezembro de 2010

Os Bosquímanos: uma comunidade africana que sobrevive.

Os bosquímanos, ou homens dos bosques, vivem no sul da África há pelo menos 100 mil anos, na região central do deserto do Kalahari, na Namíbia, atual Botswana Segundo a datação de carbono realizada por pesquisadores em pinturas feitas nas rochas da região, os bosquímanos foram os primeiros habitantes do sul da África criando o elo mais antigo com os homens das cavernas. Exames de DNA provaram que eles estão entre os povos mais misturados e, portanto, os mais antigos do mundo.

Apesar de serem classificados como uma das comunidades mais antiga do mundo, sua história apresenta relatos de dominação e ameaça de extinção.

Os bosquímanos caçavam e colhiam frutos na savana e nos bosques quando os negros bantos vieram do norte e tomaram suas terras para plantar e criar animais há cerca de 2.500 anos. No século XV, os portugueses utilizaram os bosquímanos como mão de obra escrava, e posteriormente, com o domínio dos holandeses e franceses da África do Sul, estas sociedades quase sucumbiram ao desaparecimento, e hoje lutam para superar o extermínio cultural e resistir na África em condições de pobreza.

O deserto do Kalahari é muito seco e quente, por isso, esta sociedade desenvolveu técnicas de sobrevivência através da retirada de água de plantas como melões e tubérculos. A natureza transmite tudo o que precisam. A caça é uma atividade típica dos bosquímanos, e as ferramentas de assemelham aos dos homens primitivos, como o arco e flecha. Para apanhar a presa utilizam um veneno na ponta da lâmina que adormece o animal para que depois este seja executado.

As aldeias construídas são feitas com cabanas de palhas, e os indivíduos se deslocavam em busca de caça e coleta como uma cultura de semi-sedentarismo. Cultuam deuses e fazem rituais.

Hoje, esta sociedade sofre com a miséria e a impossibilidade de continuar a viver aos moldes de sua cultura tradicional. As aldeias foram transformadas em áreas para turistas, perdendo a mobilidade. Poucos são os recursos que permitem a caça, e a ajuda com mantimentos e medicamentos é precária. A modernidade, as armas de fogo, a domesticação de animais e a cultura da propriedade privada, determinaram a submissão desta sociedade a um modelo da qual não estão acostumados a viver e tiveram que se adaptar. A grande maioria dos bosquímanos desapareceu e os que resistem vestiram-se e passaram sustentar-se das pastagens de gado e de plantas silvestres, vivendo em situação de extrema pobreza.

Curiosidade: Se estiver interessado em ver um legítimo bosquímano como um ator de Hollywood, e entender de forma cômica a relação entre esta comunidade e a nossa sociedade, assista aos filmes: “Os deuses devem estar loucos I e II”.

Um comentário:

sammya disse...

eu amei e tirei um 10! na prova obrigado