Participe do Blog Pensando Alto!

10 de maio de 2017

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939/1945)

Definição: A 2ª Guerra Mundial foi um conflito que deu continuidade as questões mal resolvidas na 1ª Guerra Mundial, tendo como contrapartida o revanchismo alemão e o não cumprimento do Tratado de Versalhes por Hitler através do militarismo, do nacionalismo e das iniciativas imperialistas e expansionistas na Europa.


Imagens do front da segunda Guerra Mundial.
 

Período Entre Guerras (1918-1939):
O período descrito como entre guerras caracteriza um momento da história marcado por uma forte crise econômica mundial proveniente das consequencias da Primeira Guerra. Os países europeus foram os mais prejudicados, e diante do abalo econômico passaram a receber créditos dos EUA, que se consagrou como potência hegemônica.
Os EUA por sua vez, além de sair da guerra como um país credor, adotou uma política de isolacionismo, ampliando a produção econômica tanto no setor agrícola como no setor industrial. Tal situação gerou uma forte crise de superprodução e recessão intensificada pela quebra da Bolsa de New York em 1929.
As consequências da Crise 1929 repercutiram no mundo inteiro, sobretudo na Europa, que já arrasada economicamente, perdeu os créditos recebidos e o pouco que exportava e importava para os EUA.
A crise capitalista mundial contribuiu para o questionamento da própria democracia liberal como um governo ineficiente. Sob a ameaça do comunismo, muitos países europeus como Itália, Alemanha, Portugal e Espanha optaram por fechar o Estado como forma de reerguer a economia, adotando regimes totalitaristas, que através do autoritarismo, do nacionalismo, militarismo e investimento na indústria pesada, criaram uma nova receita para movimentar o crescimento econômico.


Políticas e acordos expansionistas:
Entre 1931 a 1939 alianças e acordos passaram a ser realizados entre países de regimes totalitaristas que objetivavam a expansão territorial e a conquista de novas áreas de influência. Itália e Alemanha possuíam afinidades políticas e o interesse de expansão militar e territorial como forma de eliminar a influência comunista e liberal na Europa. Foi então que em 1936, ambas resolveram apoiar a Espanha na Guerra Civil Espanhola (1936/1939) contra os comunistas consolidando o golpe de Francisco Franco.


Hitler e Mussolini. Aliança política que culminou na formação do Eixo.

 
Estava formada a aliança entre Hitler e Mussolini: o chamado Eixo Berlim-Roma. 
Os japoneses também haviam se militarizado programando a expansão de seu território. Com um discurso ultranacionalista, invadiram a Manchúria em 1931. Pouco depois, os japoneses se uniram aos alemães e italianos contra a URSS e o imperialismo ocidental, assinando o Pacto Antikomitern.
O Eixo estaria formado com a aliança do Japão, Alemanha, Itália.
A Alemanha possuía interesses imperialistas que incluía a Polônia, no corredor polonês, que levaria o país até o mar incluindo o porto de Danzig, retirado do país durante o Tratado de Versalhes; na Tchecoslováquia para controlar os sudetos, população predominantemente alemã; no Cáucaso e Romênia para aquisição de matérias-primas como petróleo e carvão mineral. A Conferência de Munique assinou a posse da Alemanha sob o território tcheco, entre França e Inglaterra, confirmando a política de apaziguamento, porém o não comparecimento da Tchecoslováquia levaria posteriormente a um conflito e a quebra do acordo.


A Charge acima satiriza o casamento pouco provavél entre URSS - comunista e a Alemanha  - nazista, no Tratado de Não-Agressão assinado entre Hitler e Stalin.


Em 1939 Hitler se aproximou da URSS e de Stalin, assinando o Pacto Germano-Soviético de Não Agressão e Neutralidade por dez anos, garantindo aos comunistas a neutralidade e a ausência de sua participação em conflitos internacionais. Porém este pacto representou a consagração das políticas expansionistas de Hitler a partir da não anexação de Estados Bálticos (Finlândia) e da divisão da Polônia com a URSS, onde Hitler pode então, objetivar o domínio de Danzig.
A aliança entre os Aliados formada por França e Inglaterra consolidou-se a partir do expansionismo de Hitler e do Eixo, no desenrolar da guerra uniram-se aos Aliados a URSS, EUA e o Brasil.
Em 1º de setembro de 1939 teve inicio a Segunda Guerra Mundial com a invasão de Hitler na Polônia.



A Guerra:


Marcada por uma guerra de movimento a 2a Guerra Mundial trouxe novas tecnologias para o front.

Em 1 de Setembro de 1939, o exército alemão lançou uma forte ofensiva surpresa contra a Polônia, com objetivo de reconquistar os perdidos na Primeira Guerra Mundial e ssim, expandir o território alemão. As tropas alemãs conseguiram derrotar as tropas polacas em apenas um mês. A URSS tornou efetivo o acordo com a Alemanha e ocupou a parte Oriental da Polônia.
A Grã-Bretanha e a França responderam à ocupação declarando guerra à Alemanha. A Itália, nesta fase, declarou-se "país neutro".
Em 10 de Maio de 1940, o exército alemão lançou uma ofensiva, contra os Países Baixos visando contornar as poderosas fortificações francesas da Linha Maginot, construídas anos antes na fronteira da França com a Alemanha. Britânicos e franceses acreditavam que se repetiria a guerra de trincheiras da Primeira Guerra Mundial, mas diante da ação dos paraquedistas com rápidas manobras de blindados em combinação com os deslocamentos de infantaria motorizada, a Segunda Guerra inaugurou uma nova estratégia chamada "guerra-relâmpago" - Blitzkrieg, em alemão.
Os alemães derrotaram sem grande dificuldade as forças franco-britânicas destacadas para a defesa da França. Nesta fase, ocorreu a famosa retirada das forças aliadas para a Inglaterra por Dunquerque.
O Marechal Pétain assumiu a chefia do governo na França, que ficou conhecido como o governo de Vichy, que assinou um armistício com Adolf Hitler e começou a colaborar com os alemães.
Em 1940, após a tomada da França pelas forças alemãs, as tropas italianas que estavam na Líbia sob o comando do Marechal Graziani, livres de ameaças das forças francesas estacionadas na Tunísia, iniciaram ataques contra o Egito, então colônia da Grã-Bretanha, objetivando dominar o canal de Suez e depois atingir as reservas petrolíferas do Iraque, também sob domínio britânico.
Com a queda da França em junho de 1940, Benito Mussolini decidiu que esta seria uma excelente oportunidade para entrar na guerra do lado alemão, pois a França estava derrotada e a Inglaterra estava enfraquecida. Assim, os italianos realizariam ofensivas ao longo da fronteira com a França, mas foram severamente repelidos. Um outro ataque também foi realizado pelos italianos durante a Batalha da Inglaterra, porém fora também desastroso.
Tendo tomado no norte da África, a Abissínia, a Cirenáica e a Tripolitânia, os italianos, sob o comando do Marechal Graciani, contavam com um exército de 250 mil homens para atacar as posições inglesas no Egito, mas foram repelidos por um número muito menor de soldados britânicos. Sob o comando do general Archibald Wavel, as forças britânicas, incluindo a 7ª Divisão Blindada, que ficou conhecida como os "Ratos do Deserto" tomaram dos italianos o Forte de Capuzzo.
Após a ocupação da França, Hitler dirigiu-se a Inglaterra utilizando a força aérea. Foi um momento de muitas perdas de civis com bombardeios que arrasaram a ilha inglesa.
Com a intenção de obter minérios, cereais e petróleo, Hitler resolveu furar o pacto não agressão feito com a URSS invadindo a Polônia em 1941, e marchou rumo a Moscou.
A URSS deixou-se entregar em um primeiro instante, permitindo a invasão e a entrada do exército alemão, mas esta vitória duraria pouco tempo.
Os EUA entraram na guerra em 1941 unindo-se a Aliança. Neste período o presidente Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Churchill assinaram a Carta do Atlântico selando a solidariedade entre Inglaterra, França e os EUA, baseada na liberdade, democracia e livre acesso aos mares internacionais, assim como autonomia política para conter os avanços nazistas.
Com o ataque a Pearl Habor em 1941 pelos japoneses a maior base americana, os EUA poderiam se considerar efetivamente dentro do conflito.
Em 1942 a Alemanha, Japão e Itália dominavam a guerra e os territórios da África, Europa e a Ásia, porém a derrotada do Eixo estaria por vir.
Muitos consideram que a abertura de Hitler a diferentes frentes de batalha possibilitou a sua derrota, mas a batalha com a URSS em Stalingrado marcaria a história dos russos com uma vitória inesquecível sob os alemães. O exercito nazista não contou com o inverno rigoroso russo e com a invasão dos Aliados à Berlim, o que contribuiu com a mudança de planos de Hitler, somando pontos para a vitória da URSS através da tática de terra arrasada. Cidades foram esvaziadas, reservas de água e alimentos retiradas.
O objetivo a ocupação de Stalingrado estava no domínio dos setores industriais soviéticos. A participação dos civis na luta contra os alemães contribui para o aumento do exército russo. Exaustos e sem suprimentos os alemães foram aniquilados pelos russos, onde o Fuhër recusou-se a sofrer novas baixas saíndo em retirada.
Os aliados iniciaram em 1943 um avanço no norte da África para conter os italianos no Egito, tendo em vista o controle e derrota dos japoneses no Oriente durante as batalhas contra a marinha japonesa. Derrotado, Mussolini foi destituído e preso pelo Grande Conselho Fascista, e a Itália resolveu romper com o Eixo e aderir ao lado dos Aliados. O líder italiano tentou fugir para a Suíça, mas foi capturado e fuzilado com sua amante Clara Petacci por guerrilheiros membros da resistência italiana em 1945.
Em 1944, entraria para a história o famoso DIA D, onde os franceses desembarcaram na Normandia contra os alemães na chamada batalha de Overlord. O cerco começou a apertar para os alemães, que entrariam em desvantagem em uma guerra sem apoios. URSS, França, Inglaterra, Itália, EUA contra Alemanha desgastada e o Japão derrotado.


Imagem do Dia D, onde os franceses desembarcaram na Normandia para lutar contra os alemães.


Neste mesmo ano sem saber como conter o avanço dos aliados e sabendo da chegada dos russos a Berlim, Hitler juntamente com seus ministros e generais resolvem  por fim a todas as documentações que comprovassem seus crimes contra os judeus e também invasões de guerras, suicidando-se.
Em 30 de abril o Fuhër se suicidou ao lado de sua esposa Eva Braun, envenenados.
Apesar das noticias de fim da guerra com os suicídio de Hitler, os EUA estavam dispostos a colocar um ponto final demonstrando seu desenvolvimento bélico e tecnológico bombardeando o Japão em uma missão de revanchismo e superioridade. Em 9 de agosto de 1945, os EUA lançou sob Hiroshima e Nagasaqui a bomba atômica matando milhões de pessoas em menos de minutos de explosão. Em 19 de agosto do mesmo ano estava anunciada o fim da 2ª Guerra Mundial, onde URSS e EUA, países de regimes antagônicos saíram vitoriosos, iniciaram a chamada Guerra Fria.

Acordos de Paz:
Receosos de uma guerra nuclear, as potencias vencedoras assinaram os acordos de paz.
Em 1945 firmou-se o Acordo de Yalta, onde foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), como veículo de intervenção internacional em favor da paz e união dos povos, preocupada em resolver problemas econômicos, políticos e sociais contra eclosões de possíveis guerras. A ONU estava fundamentada em causas humanitárias determinada a partir dos direitos humanos. Como forma de organização possui cinco órgãos principais: Assembléia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, e a Corte Internacional de Justiça, tais órgãos são compostos por países membros, dos quais cinco são permanentes e representado pelos: EUA, URSS, Inglaterra, China e França. Estes países possuem o direito a veto, ou seja, sua palavra tem uma ação incisiva sobre qualquer decisão do Conselho, o que determina a supremacia destas potencias sobre os demais países membros.

Conferência de Yalta com Churchill, Roosevelt e Stalin.


Meses depois da criação da ONU, realizou-se em Berlim a Conferência de Postdam, responsável por julgar os criminosos de guerra e decidir o rumo da Alemanha. Estavam presentes: Stalin (URSS), Truman (EUA) e Clemente Attlee (INGL), que decidiram pela divisão alemã em quatro zonas de ocupação: inglesa, francesa, americana e soviética, o que daria origem a divisão da Alemanha em duas áreas de influência: a Alemanha Oriental, sob domínio comunista, e a Alemanha Ocidental sob domínio capitalista. A Conferência também decidiu pela desmilitarização da Alemanha e pelo fim dos trustes e cartéis que apoiavam o nazismo, assim como o pagamento de 20 bilhões de dólares como indenização aos estragos de guerra feito pelos alemães, e a devolução de Danzig à Polônia.
Durante este período de pós-guerra os EUA consagraram-se como potencia mundial, estando responsável pelo financiamento e reestruturação da Europa através do Plano Marshal, criado em 1947. Como resposta em 1949 a URSS, também vitoriosa, iniciou um ritmo acelerado no desenvolvimento econômico das indústrias pesadas e do PIB, também financiando dos países socialistas com o COMECON.
A queda do padrão dólar em substituição do padrão ouro garantiu a posição de credor mundial aos americanos, efetivando o American Way of Life contra o perigo socialista. Estaria decretada uma nova guerra: silenciosa, competitiva e ousada: a Guerra Fria.

O Holocausto em depoimento. 



Vídeos didático sobre 2a Guerra Mundial. Telecurso de História.



DE OLHO NO VESTIBULAR:


1.(Ufrj) 

Cresce a oferta de material neonazista em alemão na internet

            Relatório do Jugendschutz.net (literalmente “proteção da juventude”), uma iniciativa de governos estaduais para a proteção de jovens usuários da internet, aponta que extremistas de direita usam cada vez mais a rede mundial de computadores para divulgar suas ideias, combinar ações e conquistar novos adeptos. Em 2009 foram registrados 1872 sites da cena neonazista com conteúdo em alemão, 237 a mais do que no ano anterior e 839 a mais do que em 2005. Também a oferta de sites dedicados ao partido extremista NPD cresceu, passando de 190 para 242 entre 2008 e 2009. Segundo Stefan Glaser, responsável pela área que monitora o extremismo de direita na Jugensdschutz, ‘a internet é o meio de propaganda por excelência para os extremistas de direita’. Ainda segundo o relatório, cerca de 70% do conteúdo extremista disponível em alemão em 2009 estava armazenado em servidores fora da Alemanha, principalmente nos Estados Unidos.”  (Fonte: adaptado de www.dw-world.de em 24.08.2010).

1) A difusão do ideário nazista, agora facilitada pelas novas mídias, preocupa crescentemente não só as autoridades como também boa parte da sociedade alemã.
Explique dois princípios ideológicos marcantes do nazismo entre 1920 e 1945.
R: O  antissemitismo, ou seja, o ódio e perseguição aos judeus; o racismo, ao considerar como seres inferiores todos aqueles que não fossem de origem ariana, como os próprios judeus, ciganos, eslavos etc; o totalitarismo, ou seja, a defesa de que a vida social e o indivíduo devam estar inteiramente submetidos aos interesses de um Estado autoritário, o que autorizaria a este eliminar as liberdades individuais; as forças políticas de oposição e a democracia representativa; o militarismo, como instrumento de defesa de uma ordem que assegure a obediência ao Estado; garanta um aparato repressivo capaz de impedir qualquer tipo de oposição a suas diretrizes e sirva de base para uma política expansionista; o unipartidarismo, a concepção de que um único partido inteiramente identificado com as orientações do Estado totalitário é capaz de representar a sociedade; o pan-germanismo, produto de um nacionalismo extremado que defendia a organização de todos os alemães em um único Estado germânico que fosse a expressão da superioridade da raça ariana.  

2. (G1 - ifce)  O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado pela
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e pela polarização ideológica entre fascismo e comunismo.   
b) ascensão do capitalismo e da democracia e pela coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.   
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e pela aliança entre EUA e URSS, para deter o avanço fascista da Europa.   
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e pelo aparecimento da guerra fria.   
e) crise na doutrina nazista na Alemanha.   
  
3. (Pucrj)  A ascensão dos partidos fascistas na Itália (1922) e na Alemanha (1933) apresenta muitas diferenças, mas, ao mesmo tempo, tem aspectos comuns. A esse respeito podemos afirmar:

I. Diversos grupos sociais na Alemanha e na Itália se sentiam ameaçados politicamente após a Primeira Guerra Mundial e também após a revolução na Rússia pela ascensão política dos movimentos da esquerda revolucionária.
II. O discurso sobre a superioridade racial unia italianos e alemães em um mesmo projeto ideológico e constituía uma base sólida de aliança entre o Partido Fascista Italiano e o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.
III. Após a Primeira Guerra Mundial, crescia entre italianos e alemães, e mesmo em toda a Europa, uma forte descrença na adoção da democracia liberal como o modelo político a ser seguido. Com isso, teorias autoritárias ganharam espaço no cenário político desses países.
IV. A rápida recuperação militar e econômica da Alemanha e da Itália precedeu a ascensão dos partidos fascistas que sustentavam uma plataforma política militarista e expansionista.

São afirmativas corretas:
a) I, II, III e IV.   
b) I e III, apenas.   
c) III e IV, apenas.   
d) II e IV, apenas.   
e) I e IV, apenas.   
  
4. (G1 - cps)  Em 1931, quando o Nazismo ainda não tinha chegado ao poder na Alemanha, Berlim foi eleita para receber os Jogos Olímpicos de 1936. Com a ascensão do 3º Reich, porém, o Comitê Olímpico Internacional (COI) tentou tirar, sem sucesso, os jogos dos alemães. Os norte-americanos,  inclusive, programaram os Jogos Alternativos, em Barcelona, porém eles foram cancelados devido à Guerra Civil Espanhola. Os nazistas não pouparam esforços para fazer das Olimpíadas uma propaganda do regime. (http://olimpiadas.uol.com.br/2008/historia /1936/historia.htm Acesso em: 19.08.2010. Adaptado)

Considerando o período a que se refere o texto, é válido afirmar que
a) ele foi marcado pela ascensão dos regimes totalitários: o Fascismo na Itália, em Portugal e na Espanha e o Nazismo, na Alemanha.   
b) a década de 30, na Alemanha, viu a ascensão dos partidos socialistas que receberam apoio da burguesia alemã, notadamente a industrial.   
c) as democracias liberais se fortaleceram, o que resolveu o problema do desemprego causado pela Crise de 1929.   
d) o “New Deal” foi um programa do governo norte-americano de ajuda financeira aos países não comunistas, prontamente apoiado pelos nazistas.   
e) o mundo estava dividido, à época, em dois blocos: o socialista, liderado pela Rússia e o capitalista, liderado pelos Estados Unidos.   
  
5. (G1 - cftmg)  Analise o seguinte cartaz.

Os cartazes foram grandes aliados nas propagandas do Partido Nazista, contribuindo para a ascensão desse grupo na década de 1930. A imagem representada indica que
a) a confiança alemã na superioridade da raça ariana era o eixo central do Estado Liberal.   
b) a organização independente e combativa dos trabalhadores seria a forma de salvar a Alemanha.   
c) o Socialismo poderia garantir a unidade nacional, a partir da eliminação da diferença entre as classes.   
d) o movimento nazista defendia a solução dos problemas da nação, sob a égide da organização militar.   

6. (G1 - cftmg)  As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas pela ascensão do fascismo na Europa, caracterizado como um movimento que resultou em regimes anti-liberais, anti-democraticos e antissocialistas.
Considerando essa informação, e correto afirmar que o fascismo.
a) representou uma saída liberal para a crise europeia do pós Primeira Guerra Mundial.   
b) resumiu-se, no Brasil, a emergência da Ação Integralista Brasileira, sob o comando de Plínio Salgado.   
c) reproduziu-se ao longo da Historia através dos regimes militares latino-americanos contemporâneos.   
d) buscou atender aos apelos dos empobrecidos, bem como salvaguardar os interesses das classes medias ocidentais.   
  
7. (G1 - cftce)  São características da ideologia Nazista:
a) racismo, totalitarismo e marxismo;   
b) racismo, defesa do capitalismo e humanismo;   
c) unipartidarismo; marxismo e totalitarismo;   
d) sociedade militarista; antissemitismo e racismo;   
e) nacionalismo; bolchevismo e totalitarismo.   
  
8. (G1 - cftmg)  A questão refere-se à tabela seguinte.

Índice de preços e salários nos Estados Unidos

ANOS
PREÇOS
SALÁRIOS
1929
95,3
100,5
1930
86,4
81,3
1931
73,0
61,5
1932
64,8
41,6
1933
65,9
44,0

Analisando esses dados, conclui-se, corretamente, que a crise
a) fez parte da Grande Depressão atenuada pelos efeitos da implementação do New Deal.   
b) afetou os preços da economia americana com impacto significativo na massa salarial.   
c) foi de superprodução, pois os preços se elevaram, devido à grande quantidade de produtos disponíveis.   
d) constitui uma avaliação histórica equivocada, uma vez que no ano de 1929, a economia americana era satisfatória.   
  
9. (G1 - cftpr)  No período chamado de Entre Guerras, um acontecimento norte-americano alcançou repercussão mundial. Trata-se da Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em outubro de 1929. Foram causas dessa crise econômica:
a) intervenção do Estado na economia, contrariando o ideal do liberalismo, profundamente arraigado na cultura norte-americana.   
b) retomada da produção européia, aumento do preço do petróleo no mercado internacional e redução do consumo interno.   
c) explosão do consumo, aumento das taxas de juros e uma sequência de nacionalizações de empresas estrangeiras.   
d) aumento das exportações e dos preços dos produtos, sem que houvesse um aumento de produção de matérias-primas.   
e) superprodução agrícola e industrial, diminuição nos níveis de exportação e queda nos preços no mercado interno.   
  
10. (G1 - cftce)  Destaque as principais semelhanças entre o Fascismo de Mussolini e o Nazismo de Hitler.
R: Nazismo e Fascismo apresentam uma série de semelhanças. Ambos eram contrários aos princípios de democracia igualitária e de voto universal. O Estado tem um papel predominante e assumia a condição de "protetor dos fracos". Há um sentimento de força baseado nas palavras de ordem; "crer, obedecer e combater".  


2 comentários:

Unknown disse...

Olá Multiplicadora Clarissa, felicidades para toda sua casa!

Dia 05/07 estamos completando um ano de atividades. Vou confessar que não é nada fácil ter que organizar todas as postagens constantemente, atender inúmeros pedidos em off, porém fazemos com muito carinho e procuramos fazer o nosso melhor da forma que é possível para nós, em virtude de tempo e cansado do trabalho.

No momento estamos de férias do trabalho e, para aproveitar esse tempo extra (as férias) queremos pedir a você em especial que convide outros educadores para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Assim nossa festa no dia 05/07 será ainda mais abrilhantada. Vamos alargar nossas fronteiras! Todos pela Educação!

DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS PROFESSORES o EDUCADORES MULTIPLICADORES.

A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

Por de falta de tempo, pedimos desculpas pela demora em lhe visitar.
.
Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve. Agradecemos sua compreensão!

Atenciosamente,

IRIVAN

Unknown disse...

Olá, o blog está muito bom! riqueza de informações, estou vendo tudo ainda! são muitas coisas! criei um blog especificamente para debater a segunda guerra, se tiver interesse o link é http://debatesdeguerra.blogspot.com.br/
ainda está no começo mas pretendo colocar bastante informações,
Até Mais!