Participe do Blog Pensando Alto!

8 de julho de 2012

Atividade 8o. Ano. Colégio Internacional Signorelli. Discutindo sobre o movimento operário do século XIX.

A imagem apresenta ao fundo um grupo de operários, e à frente na esquerda o anarquista Bakunin, e à direita o comunista Karl Marx, fundadores de ideias e formas de governo revolucionárias no século XIX.
Responda as questões abaixo:
a) Com as revoluções burguesas, a burguesia passou a controlar o Estado e legilar pelo desenvolvimento industrial capitalista. Os operários foram traídos pelos ideais burgueses de liberdade e igualdade, "Proletários uni-vos!", escreveu Karl Marx. Apresente cinco causas do crescimento do movimento operário no século XIX.
b) Diferencie as ideias anarquistas de Bakunin, do comunismo defendido por Karl Marx. Apresente os principais objetivos destas novas formas de governo. (Cite três objetivos).
c)Explique o ludismo (1812) e o cartismo (1832), exemplos de movimentos operários ocorrido no século XIX.
Bons estudos!


Obs: Está disponível no blog uma postagem sobre "Movimento Operário e  Socialismo" para auxiliar na atividade. Utilize também o livro didático. Não copie, crie a sua resposta.
(Não se esqueça de colocar na resposta o nome comleto)

15 comentários:

Anônimo disse...

Resposta por Lorena Lina, 801.

a)Grandes jornadas de trabalho, salário mal pago, má moradia, local de trabalho sem segurança e infraestrutura e mal alimentados.

b)Bakunin não aceitava a idéia de que o alcance de uma sociedade comunista passava pela manutenção de um Estado transitório. Para Bakunin, a abolição do Estado deveria ser imediata. Por isso, ele defendeu o uso da violência para que os governos fossem rapidamente extinguidos. Nem mesmo os partidos políticos eram vistos como vias de representação da liberdade de pensamento humano. A história humana é observada ressaltando os aspectos materiais, ou seja, dando importância fundamental para as relações econômicas que a permeiam. Para Marx, essa base econômica seria a determinante dos aspectos políticos, culturais e também religiosos. Dado esse significativo valor atribuído às questões econômicas, a sociedade é marcada por uma dialética que opõe dois grupos, a burguesia e o proletariado. 3 objetivos do anarquismo: A fraternidade de todos, na liberdade e a igualdade. 3 objetivos comunistas: A abolição das classes e estamentos e igualdade social.

c) O Ludismo é o nome do movimento que se insurgiu contra as profundas alterações trazidas pela chamada "Revolução Industrial".As reclamações contra as máquinas e a sua substituição em relação à mão-de-obra humana, já eram normais. Mas foi em 1811, na Inglaterra, que o movimento estourou, ganhando uma dimensão significativa.
Cartismo: Cartismo caracteriza-se como um movimento social inglês que inicialmente fundou-se na luta pela inclusão política da classe operária, representada pela associação Geral dos Operários de Londres.

Anônimo disse...

A)ganhavam sálarios muito baixos, trabalhavam por mais de 15 horas por dia, não tinham segurânça no trabalho , por conta do baixo salário eles eram mal alimentados e tinham uma péssima moradia.


B) Michael Baukinin defendia o uso da violência para que o governo fosse extinto e Karl Marx a sociedade econômica era dividida em dpis grupos: a burguesia e o proletariado. 3 Objetivos do anarquismo : fraternidade igualdade e liberdade. 3 objetivos comunistas: uma sociedade sem classes sociais, não existiria o estado e igualdade social.

C) Ludismo: foi um movimento formado por grupos organizados por artesãos que passaram a destruir a maquinaria da nova indústria têxtil porque eles achavam que as máquinas tomavam o seu lugar e acabavam com o seu tradicional meio de vida, obrigando-os a trabalhar em um ritmo nunca antes experimentado, provocando o desemprego de muitos trabalhadores.


Cartismo: foi um movimento da classe operária da Inglaterra ,entre o final da década de 1830 e iníxio da década seguinte. Suas principais reivindicações eram o sufrágio universal masculino, eleicões anuais, igualdade dos distritos eleitorais , voto secreto , pagamento aos deputados do Parlamento e abolição da exigência de ser proprietário para os candidatos a deputado.

João Victor Milck Corrêa

801

Anônimo disse...

A-Horários de trabalho acima da media , Baixa remuneração , péssimas condiçoes de trabalho, má alimentação .

B-
Bakunin defendia a ideia de que Deus implica na abdicação da razão humana e justiça, considerada a mais decisiva negação da liberdade humana, que culmina com a escravidão da humanidade, na teoria e na prática. E ia ao ponto de inverter o famoso aforismo de Voltaire de que se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo, afirmando: "Se Deus realmente existisse, seria necessário aboli-lo."
A disputa entre Mikhail Bakunin e Karl Marx realçou as diferenças entre o anarquismo e o marxismo. Os argumentos de Bakunin, de que nem todas as revoluções precisam ser, necessariamente, violentas, se contrapunham aos ideais defendidos por um número considerável de marxistas. Ele também rejeitou fortemente o conceito marxista de "ditadura do proletariado", que os seguidores de Marx, na atualidade, traduzem em termos modernos por "democracia dos trabalhadores", mas que mantém o poder concentrado no estado até a futura transição ao comunismo, se ela um dia acontecer. Bakunin, que havia abandonado os ideais de uma ditadura revolucionária, insistia que revoluções deveriam ser lideradas pelo povo, diretamente, enquanto que qualquer elite iluminada só deveria exercer influência discreta, sem jamais impor-se, na forma de uma ditadura, a outrem, nem tampouco aproveitar-se de quaisquer direitos oficiais, em termos de benefício. Bakunin defendia a abolição imediata do estado, pois todas as formas de governo levariam, eventualmente, à opressão. Quanto a isso, são palavras de Bakunin, em seu trabalho “Estadismo e Anarquismo”:

C-O ludismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812. Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O nome do movimento deriva de um dos seus líderes, Ned Ludd.
Com a participação de operários das fábricas, os "quebradores de máquinas", como eram chamados os ludistas, fizeram protestos e revoltas radicais. Invadiram diversas fábricas e quebraram máquinas e outros equipamentos que consideram os responsáveis pelo desemprego e as péssimas condições de trabalho no período.

Cartismo- O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores. Um movimento da classe trabalhadora britânica para a reforma do Parlamento, batizado cartismo pela sua origem na carta escrita pelo radical William Lovett, em maio de 1838.

Aluno :
Filipe Vasconcelos Antunes Martins
Turma 801

Anônimo disse...

Nome: José Ricardo Reis
Turma: 801

a)A carga horária que ultrapassava as 16 horas de trabalhos, a má alimentação, péssimo local de moradia, falta de segurança no local de trabalho e a baixa insfraestrutura

b) De um lado, Marx que colocava acentralidade no desenvolvimento econômico que geraria a classe revolucionária (o proletariado industrial); de outro, Bakunin, que enfatizava a vontade (liberdade) e ação comofatores determinantes do processo revolucionário e entendia que a somente a aliançaoperário-camponesa poderia levar a liquidação do capitalismo.
Anarquismo é geralmente identificado como caos ou "bagunça", por ser uma doutrina política que defende a abolição de qualquer tipo de governo formal; mas, na verdade não é bem isso. Etimologicamente esta palavra é formada pelo sufixo de archon, que em grego significa governante, e an, que significa sem. Ou seja, anarquismo significa ao pé da letra "semgovernante". A principal idéia que rege o anarquismo é de que o governo é totalmente desnecessário, violento e nocivo, tendo em vista que se toda a população pode, voluntariamente, se organizar e sobreviver em paz e harmonia.
O comunismo de Karl Marx pode ser compreendido como certo tipo de ordenação social, política e econômica onde as desigualdades seriam sistematicamente abolidas. Por meio dessa premissa, a experiência comunista parte de um pressuposto comum onde a desigualdade social gera problemas que se desdobram em questões como a violência, a miséria e as guerras. A intenção de banir as diferenças entre os homens acaba fazendo com que muitos enxerguem o comunismo como uma utopia dificilmente alcançada.

c)Ludismo: Com a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, a situação da classe operária, agravava-se dia-a-dia. O excesso de mão de obra, em grande parte desqualificada, degradava os salários e acentuava a miséria do proletariado. Os patrões, por sua vez, necessitavam cada vez mais de produção. A solução era incorporação de máquinas cada vez mais eficientes que contribuísse para aumentar a produtividade. Uma característica dessas máquinas erapoderem ser operadas por um número menor de trabalhadores, permitindo aos patrõescontratarem menos funcionários.Os operários sentem ameaçados na sua sobrevivência e demonstram seu descontentamentoem numa ação um tanto quanto esdrúxula. Quebrando as máquinas.No início do século XIX, operários se reunião em grupos e protestavam invadindo fábricas e quebrando as máquinas industriais responsabilizando-as pela falta de emprego.
Cartismo: Em 1838, um grupo de trabalhadores ingleses, ligados à Associação dos Operários, publicou um documento que foi denominado de Carta ao Povo, em que denunciavam as dificuldades por que passavam e apresentavam as seguintes reivindicações:

• O direito de voto para toda população masculina;

• Voto secreto;

• Abolição do voto censitário para a Câmara dos Comuns;

• Remuneração dos deputados da Câmara dos Comuns, para que os trabalhadores pudessem se candidatar ao cargo;

• Reeleição anual do Parlamento.

Unknown disse...

a) Melhores condiçoes de vida, de trabalho, direito a participaçao política, má alimentaçao e local de trabalho muito mal estruturado.

b) Marx defendia o Comunismo: Comunismo é a forma de governo onde o poder é exercido por todos (teoricamente) os meios de produção são propriedade coletiva, as decisões são tomadas por conselhos que representam toda a sociedade.
E Bakunin o Anarquismo: Anarquismo é a ausência total de qualquer tipo de governo.

Obejetivos do Comunismo: Acabar com classes e estadamentos e propor a igualdade social.
Obejetivos do Anarquismo: A fraternidade de todos na liberdade e na igualdade.

c)Ludismo: Foi o ciclo de revoltas do trabalhadores durante a fase inicial da Revolução Industrial. Os trabalhadores ainda não conscientes do funcionamento do processo de exploração a que eram submetidos, descontaqvam sua ira nas máquinas, como se elas fossem as culpadas pelo seu sofrimento. Essa mentalidade começa a mudar quando os trabalhadores passam a se organizar e lutar efetivamente por direitos trabalhistas e sociais.
Cartismo: Foi um movimento operário no qual defendiam a substituiçao do voto censitario e revindicavam as leis trabalhistas.

Unknown disse...

Professora Clarissa, desculpe, mas esqueci de por o nome no meu trabalho e nao sei se vai aparecer eu logada. O ultimo trabalho enviado foi meu, Camila Martins - Turma 801
Aqui um trecho do trabalho=
Ludismo: Foi o ciclo de revoltas do trabalhadores durante a fase inicial da Revolução Industrial. Os trabalhadores ainda não conscientes do funcionamento do processo de exploração a que eram submetidos, descontaqvam sua ira nas máquinas, como se elas fossem as culpadas pelo seu sofrimento. Essa mentalidade começa a mudar quando os trabalhadores passam a se organizar e lutar efetivamente por direitos trabalhistas e sociais.
Cartismo: Foi um movimento operário no qual defendiam a substituiçao do voto censitario e revindicavam as leis trabalhistas.

Beijos, e desculpe novamente!

anselmo disse...

a)salário baixo,falta de segurança e infraestrutura no seu local de trabalho,mal alimentados,muito tempo trabalhando.

b)Bakunin queria a extinçao dos governos então apoiava a violência.Karl Marx para ele a sociedade era dividida em burguesia e ploretariado.Os 3 objetivos do anarquismo eram:A fraternidade de todos, na liberdade e a igualdade. 3 objetivos comunistas: A abolição das classes e estamentos e igualdade social.

c)Ludismo:foi um movimento em que grupos de artesãos passaram a destruir as maquinas pois eles pensavam que as maquinas iram substituilos e nisso eles perderiam o emprego por esse motivo houve a destruiçao das maquinas

cartismo:foi um movimento ingles que tinha como objetivo:sufrágio universal masculino, eleicões anuais, igualdade dos distritos eleitorais , voto secreto , pagamento aos deputados do Parlamento e abolição da exigência de ser proprietário para os candidatos a deputado.

aluno:Anselmo Mendes
turma:801
colegio:signorelli

anselmo disse...

a)salário baixo,falta de segurança e infraestrutura no seu local de trabalho,mal alimentados,muito tempo trabalhando.

b)Bakunin queria a extinçao dos governos então apoiava a violência.Karl Marx para ele a sociedade era dividida em burguesia e ploretariado.Os 3 objetivos do anarquismo eram:A fraternidade de todos, na liberdade e a igualdade. 3 objetivos comunistas: A abolição das classes e estamentos e igualdade social.

c)Ludismo:foi um movimento em que grupos de artesãos passaram a destruir as maquinas pois eles pensavam que as maquinas iram substituilos e nisso eles perderiam o emprego por esse motivo houve a destruiçao das maquinas

cartismo:foi um movimento ingles que tinha como objetivo:sufrágio universal masculino, eleicões anuais, igualdade dos distritos eleitorais , voto secreto , pagamento aos deputados do Parlamento e abolição da exigência de ser proprietário para os candidatos a deputado.

aluno:Anselmo Mendes
turma:801
colegio:signorelli

anselmo disse...

a)salario baixo,sem segurança no trabalho,ma moradia,sem alimentos e etc...

b)queria a exterminaçao dos governos entao apoiava a violencia para que os governos se extiguissem rapidamente.Mas para karl marx existiam 2 grupos a burguesia e o proletariado.os 3 objetivos do anarquismo: A fraternidade de todos, na liberdade e a igualdade. 3 objetivos comunistas: A abolição das classes e estamentos e igualdade social.

c)Ldismo: foi um movimento onde um grupo de artesaos se uniram para protestarem e destruirem as maquinas pois pensavam que as maquinas iriam pegar seus lugares na fabricas entao por isso aconteceu o ludismo

Cartismo:foi um movimento da classe operária da Inglaterra e seus objetivos eram:o sufrágio universal masculino, eleicões anuais, igualdade dos distritos eleitorais , voto secreto , pagamento aos deputados do Parlamento e abolição da exigência de ser proprietário para os candidatos a deputado.

aluno:Anselmo Mendes
turma:801
colegio:Signorelli

Anônimo disse...

a)salario baixos,ma moradia,trabalho sem segurança,sem alimentos,muitas horas de trabalho.

b)Bakunin queria a exterminaçao dos governos entao era a favor da violencia pois assim a extinçao do governo seria feita mais rapidamente.Mas Karl Marx nao pensava assim ele pensava que a sociedade era dividida em burquesia e ploretariado. 3 objetivos do anarquismo: A fraternidade de todos, na liberdade e a igualdade. 3 objetivos comunistas: A abolição das classes e estamentos e igualdade social.

c)Ludismo:foi um movimento aonde um grupo de artesaos se uniue tentou acabar com as maquinas pois eles acreditavam que elas tomariam o emprego deles entao destruiram e protestaram contra as maquinas.

Cartismo:foi um movimento que aconteceu na Inglaterra aonde os
principais objetivo eram:o sufrágio universal masculino, eleicões anuais, igualdade dos distritos eleitorais , voto secreto , pagamento aos deputados do Parlamento e abolição da exigência de ser proprietário para os candidatos a deputado.

Anônimo disse...

De:Lais Calado Abreu Sabaris
801

a)carga de horário excessiva,péssimas condições de vida,uso da mão-de-obra infantil,salários baixos e local de trabalho sem segurança.

b)Michael Bakunin rejeitava qualquer autoridade,pois ve nela a fontes dos males humanos,ele também não admitia o Estado e sua organização burocrática.ele defendeu o uso da violência para que os governos fossem rapidamente extinguidos.karl Marx, essa base econômica seria a determinante dos aspectos políticos, culturais e também religiosos. Dado esse significativo valor atribuído às questões econômicas, a sociedade é marcada por uma dialética que opõe dois grupos, a burguesia e o proletariado.Objetivos do anarquismo: A fraternidade de todos, na liberdade e a igualdade.Objetivos comunistas: A abolição das classes e estamentos e igualdade social.

c)Cartismo:Movimeto da classe operária da Inglaterra.Suas principais reivindicações eram o sufrágel universal masculino,eleições anuais,igualdade dos distritos eleitorais,voto secreto,pagameto aos deputados e etc.

Ludismo:Movimento formado por artesãos que passaram a destruir a maquinaria da nova indústria textil.

Anônimo disse...

R:a)As jornadas de trabalho estavam além do permitido, não tinham equipamentos de segurança para trabalhar além disso a remuneração salárial era tão baixa que não dava para terem uma moradia digna e dinheiro para alimentação.
R:b)Bakunin achava que o estado não deveria existir pelo ideal comunista ser governado por um estado e por isso defendia a violência contra o mesmo e com isso para ele imperava o materialismo; para Karl Marx o que importava neste materialismo que esse daria uma base econômica expressante nos aspéctos polítcos, culturais, e religiosos.Os objetivos do anarquismo era : igualdade, fraternidade e liberdade.Os objetivos comunistas eram : igualdade social,abolição das classes sociais e estado.
R:c)O cartismo : adveio com o bum da Revolução industrial junto o progresso material e economico do sistema capitalista, onde potencializou a diferença entre a burguesia e a classe trabalhadora, estas diferenças foram em pior para a classe trabalhadora, que não havia limites de idade e de jornada de trabalho, com péssimas condições de higiene e baixíssima remuneração salarial.Ao meio estas transformações e mazelas sofridas pela classe trabalhadora, nasceu este movimento que apoiava a participação política do trabalhador operario e defendeu criações de leis em prol da mesma.
O Ludismo: A industrialização também trouxe com ela a substituição da mão de obra humana pela mecanica, e com isto a produção em massa de desemprego,como a produção passou a ser maior, enriquecimento pela parte da burguesia foi um fato, deixando de fora a classe operaria que vendiam seus serviços para sua sobrevivencia. Logo, os trabalhadores operarios insatisfeitos com tanta desigualdade e falta de respeito trouxeram consigo a revolução que fora chamada de o movimento de quebra de maquinas, onde os operarios invadiam as fabricas a noite e quebravam as maquinas, ficando conhecido assim como os ludistas,pois quem liderou o movimento se chamava Ned Ludd, este movimento se espalhou rapidamente por toda a inglaterra e outros paises europeus.
Bruna Moura 801

Anônimo disse...

a)Grandes jornadas de trabalho,
salário mal pago, má moradia,
local de trabalho sem segurança
e infraestrutura e mal
alimentados.
b)Bakunin não aceitava a idéia
de que o alcance de uma
sociedade comunista passava
pela manutenção de um Estado
transitório. Para Bakunin, a
abolição do Estado deveria ser
imediata. Por isso, ele defendeu
o uso da violência para que os
governos fossem rapidamente
extinguidos. Nem mesmo os
partidos políticos eram vistos
como vias de representação da
liberdade de pensamento
humano. A história humana é
observada ressaltando os
aspectos materiais, ou seja,
dando importância fundamental
para as relações econômicas
que a permeiam. Para Marx,
essa base econômica seria a
determinante dos aspectos
políticos, culturais e também
religiosos. Dado esse
significativo valor atribuído às
questões econômicas, a
sociedade é marcada por uma
dialética que opõe dois grupos,
a burguesia e o proletariado. 3
objetivos do anarquismo: A
fraternidade de todos, na
liberdade e a igualdade. 3
objetivos comunistas: A
abolição das classes e
estamentos e igualdade social.
c) O Ludismo é o nome do
movimento que se insurgiu
contra as profundas alterações
trazidas pela chamada
"Revolução Industrial".As
reclamações contra as máquinas
e a sua substituição em relação
à mão-de-obra humana, já eram
normais. Mas foi em 1811, na
Inglaterra, que o movimento
estourou, ganhando uma
dimensão significativa.
Cartismo: Cartismo caracteriza-
se como um movimento social
inglês que inicialmente fundou-
se na luta pela inclusão política
da classe operária,
representada pela associação
Geral dos Operários de Londres. Aluno: lucas doreste turma: 801

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

RESPOSTA DA PROFESSORA:

A)O movimento operário teve como causas recorrentes no século XIX irregularidades relacionadas a ausência de uma legislação que regulamentasse os direitos dos trabalhadores. Tal situação justificava mesmo com as revoluções burguesas a manutenção da exploração dos trabalhadores, a falta de segurança no ambiênte de trabalho, longas jornadas, trabalho infantil. Os sindicatos, Trade Unions, aliaram-se com a burguesia prejudicando a conquista de direitos. "O Estado é o Comitê da burguesia", anunciou Karl Marx aos operários no Manifesto Comunista.

b)Aliarça-se com o Estado ou Revolução? Novas maneiras de pensar o Estado,a sociedade eo capitalismo emergiram no século XIX, como o comunismo de Karl Marx, e o anarquismo idealizado por Bakunin.
Para Marx, a revolução social determinada pelos proletários objetiva eliminar a divisão de classes e romper com o Estado e com a propriedade privada. O comunismo busca uma sociedade comum, que admite em sua fase transitória, após a ditadura do proletariado, o socialismo. Bakunin, defendia o anarquismo, que também pretende a igualdade de classes pondo fim a hierarquia e ao Estado criando um governo comum. Tanto Karl Marx como Bakunin defendiam a ruptura com o capitalismo.

c) Ludismo: movimento operário surgido no inicio do século XIX, onde os trabalhadores quebraram as máquinas em oposição a intensificação da mecanização da força de trabalho, que justificava os baixos salários, o aumento do desemprego e, consequentemente, do exército de mão de obra disponível ao capital.
Catismo: movimento operário que teve como característica a panfletagem e difusão de idéias para reivindicar a exploração e os direitos.

Anônimo disse...

Fernanda Burégio, 801
a)Eles trabalhavam muito, e ficavam horas e horas trabalhando, passavam até mesmo 15 ou 16 horas no trabalho, mas eles trabalhavam tanto e ganhavam muito pouco para comprar alimentos e alimentar sua familia.

b)Bakunin- Pensava que não deveria existir nenhuma tipo de governo, pois ele apoiava o anarquismo.
Karl Marx- Pensava que todos deveriam governar, e queria acabar com as classes sociais e a igualdade social, pois apoiava o comunismo.

c)Ludismo- Foi a revolta dos operários pela a baixa remuneração, com essa revolta quebraram maquinas, mas isso começou a mudar quando os trabalhadores passaram a se organizar e lutar por direitos sociais e trabalhistas.
Cartismo- Eles panfletavam, para tentar uma reforma do parlamento, seus principais temas eram:o voto universal,eleição anual, igualdade entre os distritos eleitorais, voto pela cédula e pagamento dos membros do Parlamento.
Um Abraço..