Participe do Blog Pensando Alto!

8 de julho de 2012

Vídeo: "A História das Coisas". Para refletir sobre o discurso do desenvolvimento sustentável. Não se iluda com a falsa "economia verde".

Um comentário:

Anônimo disse...

letra a)
Para a produção de mercadorias das quais utilizamos hoje, é necessário extraí-las da natureza, desmatando e destruindo os recursos ali presentes, além de expropriar as terras das pessoas e dos animais que ali viviam.

Depois da extração as matérias primas seguem para indústria, onde os produtos são fabricados, despejando e eliminando muitos tóxicos químicos, das quais são altamente prejudiciais e maléficos tanto para os humanos como também para os animais e para a natureza, além de causar poluição atmosférica e contaminar diversos alimentos.

Após de produzidas, as mercadorias são levadas para diversos locais de venda, onde são consumidos rapidamente por nós, consumidores. A maioria das vezes, compramos apenas para satisfazer nosso ego pessoal e também para nos enquadrarmos na sociedade. Com o objetivo de comprarmos ainda mais, a mídia busca a nos forçar a comprar novas coisas para nos enquadrarmos nos padrões sociais e culturais.

Com o rápido consumo e pouco reaproveitamento, é óbvio que não caberá tudo isso em nossa casa, então descartamos, jogamos no lixo coisas que ainda são perfeitamente utilizáveis para nós. No processo de tratamento do lixo, ele poderá ser jogado em aterros, ou então, incinerados e depois jogado nos aterros. Ambas as formas poluem o solo, a agua e altera o clima, porém quando incinerados, eles liberam os químicos tóxicos que foram utilizados no seu processo de fabricação, mas se tornam bem mais tóxicos, liberando a dioxina.

Uma medida muito eficaz para evitar o desperdício é reciclando, porém muitos produtos não nos permitem reciclar.

Temos que repensar a forma que consumimos as coisas, de forma que não prejudique a natureza, os animais e a nós seres humanos.


letra b)
Reaproveitar a água da chuva, utilizar detergentes e sacolas biodegradáveis, trocar a roupa e objetos que não utilizamos mais com as nossas amigas, assim iríamos evitar comprar novas coisas e jogar aquelas que não utilizamos mais no lixo. Doar coisas que não utilizamos mais. Enfim repensar e nos conscientizar a forma que compramos e agimos com a natureza.




Natália Ferreira Gonçalves de Oliveira.
Turma:701