Participe do Blog Pensando Alto!

22 de abril de 2010

Por que os judeus comemoram o Lag Baômer? Texto do aluno Shalom Goldman. 6º Ano Escola Beit Menachem.

Durante o Egito Antigo, após o fim da escravidão, não faltou comida para os israelitas que se encontravam no árido deserto. As provisões do Egito (matsot) duraram aproximadamente um mês. Os judeus ficaram famintos, amedrontados e perdidos. Então D´us falou à Moshé: “Farei chover pão dos céus”. Na manhã seguinte quando os judeus despertaram, saíram do acampamento e depararam-se com uma surpresa. O solo estava coberto de orvalho. Assim que o sol despontava no céu, o orvalho cristalino evaporava e repousava uma espécie de alimento branco e cristalino, nunca visto antes. Seu sabor natural se assemelhava ao de um biscoito de mel. Mas D´us fez com que o alimento tivesse o paladar daquilo que cada um desejasse. Esse alimento maravilhoso caía diariamente, exceto no Shabat. Na sexta feira os judeus colhiam uma porção dupla para o Shabat. Chamaram-no de “man” em hebraico, e foi o que manteve o povo forte e saudável pelos 40 anos de diáspora subseqüente. O primeiro dia em que o maná caiu foi o 33º dia após a saída do Egito, futuro Lag Baômer.

Após a destruição do segundo templo, existiu uma grande yeshivá do Rabi Akiva, que contava com 24 mil discípulos. Certo ano, entre Pessach e Shavout, um terrível desastre aconteceu a yeshivá e os milhares de alunos vieram a falecer. Todos os alunos do Rabi Akiva eram especiais e cada um possuía uma singularidade, por isso este fato se caracterizou com um período de reflexão, pois milhares de homens que estudavam a tora e poderiam passar tais ensinamentos morreram. No 33º dia de ômer, as mortes cessaram. Hoje a comunidade judaica lembra esta tragédia mantendo luto parcial entre Pessach e Shavout, onde não é permitido realizar casamentos ou cortar os cabelos. Mas em Lag Baômer são celebrados e comemorados os ensinamentos passados pelo Rabi Akiva e dos discípulos que sobreviveram entre eles o Rabi Shimon Bar Yochai.

O Rab Shimon Bar Yochai ordenou que os judeus se alegrassem no dia de Lag Baômer, pois neste dia ele terminou de ditar o livro Zohar que revela os segredos da Cabala. Dizem que enquanto ensinava tais ensinamentos ao seu aluno escriba Rabi Aba a alma de seu mestre elevou-se em luz ofuscante. Este feito é lembrado através do acendimento de velas e fogueiras neste dia.

3 comentários:

Cassandra disse...

Isso me rendeu um post :)
Beijos.

Anônimo disse...

Este é o meu texto! achei muito interessante, gostei. Leiam!
ass: Shalom Goldman

Anônimo disse...

realmente super interessante adorei