Participe do Blog Pensando Alto!

22 de abril de 2010

Os Cavaleiros Medievais: segurança e proteção nos feudos da Idade Média. Texto da aluna Mariana Gomes. Turma 705. CPII/SCII.

Os cavaleiros medievais eram guerreiros que faziam parte da nobreza. Na Idade Média (do século V ao XV), a guerra era muito comum e os senhores feudais e reis necessitavam de cavaleiros para fazer a proteção do feudo ou conquistar novas terras e riquezas. Quanto mais cavaleiros possuía um nobre, maior seria o seu poder militar.

Os equipamentos de guerra: espada, armadura, elmo, escudo e cavalo eram caros, por isso a maior parte das vezes quem se tornava cavaleiro era um homem da nobreza. Um camponês não teria nem tempo ou dinheiro para se tornar um cavaleiro medieval.

Desde pequeno o menino era destinado pelo pai para ser um cavaleiro medieval aprendendo a manusear armas e começando a treinar. Os cavaleiros valorizavam atitudes como a valentia, a fidelidade e a lealdade. Quando adultos, os homens tornavam-se cavaleiros através de uma cerimônia. Passavam a noite em uma igreja orando, e no dia seguinte deviam fazer um juramento de lealdade ao seu rei. Geralmente ganhavam terra para construir sua morada.

Os cavaleiros medievais participavam de torneios, ou seja, eventos que contavam com lutas e disputas entre regiões. Estes torneios eram classificados como diversões durante o feudalismo.

As guerras eram tão importantes na sociedade medieval, que a nobreza militar, principalmente a cavalaria, tinha uma posição de destaque nos feudos e nos reinos. Essas guerras aconteciam entre feudos, reinos e até mesmo religiões. Entre as guerras que envolviam religiões, as Cruzadas, se caracterizaram como batalhas entre os cristãos e mulçumanos. Neste conflito, os cavaleiros foram um dos personagens principais.

Nenhum comentário: