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3 de maio de 2012

HISTORY GAME 9º ANO 1º TRIMESTRE


1)Conceitue o período conhecido como imperialismo e neocolonialismo do século XIX.

2)Que tipo de política adotaram os países ocidentais para ocupar a África e a Ásia?

3)Qual é a relação do imperialismo com as alianças formadas entre as potencias no final do século XIX e inicio do século XX?

4)Que papel teve a 1ª Guerra Mundial no processo de industrialização no Brasil?

5)Que fatores contribuíram para transformar São Paulo no maior centro industrial do país?

6)Durante as três primeiras décadas da República Velha, a implantação das atividades industriais em diversas cidades brasileiras teve como resultado a formação de um contingente de trabalhadores urbanos de origem nacional e estrangeira. Em relação ao operariado brasileiro desse período, pergunta-se:
a) Como se caracterizavam as relações entre capital e trabalho e quais as principais reivindicações dos trabalhadores?
b) Quais as formas de organização e de luta dos trabalhadores urbanos?

7)"Entendi que não era lícito assistir indiferentemente a esta luta [política na Câmara Federal], cujos resultados poderiam acarretar a ruína da República.  Dirigi-me para este fim aos governadores dos Estados, onde reside iniludivelmente a força política deste regime. (...) Outros deram à minha política a denominação de Política dos Governadores. Teriam acertado se dissessem Política dos Estados." (Campos Sales: DA PROPAGANDA À REPÚBLICA)

A partir do texto acima, explique o fenômeno político denominado "Política dos Governadores" e relacione algumas de suas conseqüências para a República Velha.

8)"O bandido social é, em geral, membro de uma sociedade rural e, por razões várias, encarado como proscrito ou criminoso pelo Estado e pelos grandes proprietários. Apesar disso, continua a fazer parte da sociedade camponesa de que é originário e é considerado herói por sua gente, seja ele um justiceiro, um vingador, ou alguém que rouba dos ricos."(Carlos Alberto Dória, SAGA. A GRANDE HISTÓRIA DO BRASIL)
Utilizando a definição anterior, explique o movimento do cangaço brasileiro.

9)"Essa cova em que estás,com palmos medida,é a conta menor que tiraste em vida.
É de bom tamanho, nem largo nem fundo, é a parte que te cabe deste latifúndio.
Não é cova grande, é cova medida, é a terra que querias ver dividida."(João Cabral de Mello Neto, MORTE E VIDA SEVERINA)

a) Qual o conflito social abordado neste poema?
b) Transcreva dois trechos do poema em que fica bem caracterizado esse conflito. Explique-os.

10)Em março de 1897, assim se pronunciou o jornal carioca O PAIZ  sobre o movimento de Canudos:
"O que de um golpe abalava o prestígio da autoridade constituída e abatia a representação do brio de nossa pátria no seu renome, na sua tradição e na sua força era o movimento armado que, à sombra do fanatismo religioso, marchava acelerado contra as próprias instituições (...). Não há quem a esta hora não compreenda que o monarquismo revolucionário quer destruir (...) a unidade do Brasil." (citado por Euclides da Cunha em OS SERTÕES)

a) Quais os temores existentes no Brasil com relação ao movimento de Canudos?
b) Que motivos levaram os sertanejos da Bahia a aderirem àquele movimento?

11)O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.  Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque:

a) mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.
b) transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques.
c) desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação anti-variólica.
d) provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.
e) implantava uma política habitacional e de saúde para as novas áreas de expansão urbana, em harmonia com o programa de ampliação dos transportes coletivos.

12)"Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões que lembram em nosso país o:

a) liberalismo.
b) totalitarismo.
c) messianismo.
d) coronelismo.
e) comunismo.

13)"Num momento em que a Marinha se reforma e tenta assimilar as técnicas modernas, seu elemento humano e seu mecanismo disciplinar ainda são regulados por códigos dos séculos XVIII e XIX.  Os maus-tratos se somam à freqüência dos castigos corporais.  O trabalho é duro e excessivo." (Edgard Carone - "A República Velha")
O texto acima diz respeito:

a) à Revolta da Armada do Almirante Custódio de Melo, que derrubou Deodoro da Fonseca.
b) à expedição que se dirigia à Bahia para combater Canudos.
c) à modernização da Marinha pelo Almirante Cochrane e eliminação dos maus-tratos.
d) às reclamações trabalhistas e por melhores condições de trabalho dos oficiais da Marinha.
e) à rebelião dos marinheiros chamada "Revolta da Chibata", comandada pelo "Almirante Negro", João Cândido.

14)Os primeiros governos republicanos enfrentaram duras oposições e fortes resistências entre os monarquistas e entre os críticos do novo regime. Dentre as mais sérias revoltas ocorridas no governo de Floriano Peixoto, podemos assinalar:
a) a Revolta da Chibata e a Sabinada
b) a Revolução Federalista e a Revolta da Armada
c) a Revolta da Vacina e a Revolução Farroupilha
d) a Revolução de 30 e o levante de Canudos

15)No início da Primeira República (1889-1930), a oligarquia governante teve que enfrentar, no sertão baiano, um movimento social denominado:
a) Cabanagem.
b) Campanha Civilista.
c) Levante do Contestado.
d) Revolta de Canudos.
e) Revolução Farroupilha.

16)Resuma o movimento Tenentista e a Coluna Prestes.

17)Explique os fatores que conduziram a Revolução de 1930 no Brasil.

2 comentários:

Rebecca Rios disse...

Professora vc é um anjo, nossa. Precisava do seu History Game rs (:

Lily@ disse...

Brigada fessora ! Te amamos !