Participe do Blog Pensando Alto!

3 de maio de 2012

GABARITO DO HISTORY GAME 9º ANO 1º TRIMESTRE


1)O período imperialista e neocolonialista se caracterizaram como a ocupação de novas áreas de influencia para expansão e produção do capitalismo, e por isso, as potências européias dividiram e reorganizaram as fronteiras da África e da Ásia.

2) A política para ocupação da Ásia e da África foi à política colonial de caráter exploratório cuja dominação cultural esteve baseada no etnocentrismo e nas teorias raciais.

3) O imperialismo contribuiu para a ocupação de novas áreas territoriais voltadas para ampliação da produção e do consumo capitalista, com isso as fronteiras foram sendo demarcadas por áreas de influencia e exploração – a França e a Alemanha, por exemplo, disputavam a Alsácia-Lorena, uma região com fontes de carvão mineral. Tais disputas justificaram a aliança entre países Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha (Tríplice Aliança), contra a França, Inglaterra e Rússia (Tríplice Entente).

4) Com os EUA e a Europa voltados para a guerra o Brasil perde a dinâmica de importação de produtos industrializados e para não entrar em crise econômica inicia o processo de substituição das importações através do investimento na indústria de bens de consumo não duráveis.

5) O forte crescimento industrial e populacional, a urbanização e modernização através do investimento em ferrovias.

6) a) As relações eram de grande exploração onde o proletariado reivindicava melhorias nas condições de trabalho e uma legislação trabalhista.
b) Se organizavam em sindicatos e comitês para organizarem as categorias e promover as greves. A Imprensa operária também foi uma forma importante de organização e luta.

7) Consolidação da Política do Café com Leite. Baseava-se na autonomia para os Estados, em contrapartida estes não fariam oposição no Governo Federal.

8) Movimento considerado banditista de caráter reivindicatório social, que teve como causa principal a condição miserável da população gerada pelos latifundiários do nordeste na primeira metade do século XX.

9) a) A luta no Brasil pela reforma agrária.
b) "é a terra que querias ver dividida".
"é a parte que te cabe desse latifúndio".

10)a) A acusação do movimento ser monarquista e fanático religioso.
b) A miséria e a pobreza em que os camponeses viviam.

11) [C]

12) [D]

13) [E]

14) [B]

15) [D]

16) R: O movimento tenentista foi uma mobilização dos tenentes descontentes a hierarquização, a política e o abandono do Exército com os jovens oficiais. Como exemplo do movimento está: o Dezoito do Forte e a Coluna Prestes - liderada por Luis Carlos Prestes, diversos tenentes marcharam pelo Brasil defendendo uma política sem fraudes e corrupção, além de melhores condições no exército.

17) R: O descontentamento com apolítica dos governadores e a fraude eleitoral que garantia o domínio das oligarquias de Minas e São Paulo no poder, determinou a aliança entre o nordeste o Rio grande do Sul e Minas nas eleições de 1930, onde São Paulo havia quebrado o pacto de revezamento político. A revolução retirou os paulistas da presidência e declarou um governo provisório comandado por Getúlio Vargas.


Nenhum comentário: