Participe do Blog Pensando Alto!

12 de abril de 2012

Tempos Modernos - Cena da Fábrica. Atividade 2o. Ano - Revolução Industrial


           

Assista o trecho do filme "Tempos Modernos" (1936) e comente sobre as trasnformações ocorridas a partir da Revolução Industrial no que se refere a organização do trabalho, ao modo e objetivo da produção. Em sua resposta destaque a critica contida na cena do filme em destaque. Bom trabalho!

4 comentários:

Angélica disse...

Aluna: Angélica Tinoco.
Turma: 1201.
Colégio Internacional Signorelli.


As trasnformações ocorridas a partir da Revolução Industrial no que se refere a organização do trabalho, ao modo e objetivo da produção são muitas. No campo, o artesão tinha a noção do processo total do seu produto, para onde ele iria e o quanto ganharia por ele. Já após a Revolução Industrial, nas fábricas, ocorria a chamada especialização única (como mostra na cena) onde, cada operário é responsável apenas por uma etapa da produção total, se tornando alienado em relação ao que se produz. Podemos observar também que o dono da indústria quer sempre aproveitar o máximo do trabalhador dentro das horas que se são pagas, por isso ele pede a todo momento para aumentar a produção, pois no capitalismo se paga as horas de trabalho e não o que elas produzem.

Anônimo disse...

Nome: Fernanda Coimbra
Turma:1201
Colégio Internacional Signorelli

A organizaçao de trabalho se tornou uma relaçao entre o homem e a máquina, se transformou da manufatura para a maquinofatura, com o objetivo de aumentar a produçao de um determinado produto. O trabalho era pesado e nao existia leis trabalitas, alem da jornada de trabalho ser desregulada, fazendo com que o chefe usufrisse o maximo de esforço de seu funcionário, para que ele produza cada vez mais uma maior quantidade de um determinado produto, recebendo o mesmo salario que receberia produzindo a quantidade normal. O filme faz uma critia a EXPLORAÇAO E ALIENAÇAO DO TRABALHADOR, pois ele só faz e, conhece apenas, por exemplo,como apertar parafusos.

Ana Luísa Suzarte disse...

A partir da Revolução Industrial, a forma de produção deixou de ser a manufatura, em que cada artesão realizava toda a produção de um determinado produto, passando a ser a maquinofatura que se organiza em linha de montagem (representada no filme pelas esteiras), de tal forma é feita em série, cada operário realiza apenas uma pequena parte do trabalho, não dominando os requisitos necessários para a confecção de todo o produto, mas sim de uma pequena parte. O objetivo das indústrias era produzir um número grande de produtos idênticos em pouco tempo, opondo-se à manufatura na qual menos produtos eram obtidos, mas eles eram diferenciados entre si. Com a instituição de tal modelo de trabalho, os empresários conseguiam ganhar mais pela maior quantidade de produtos vendidos em menor período. O domínio industrial sobre os operários baseava-se na incapacidade que eles possuíam de gerar um bem de consumo sozinhos, por exemplo, eles já não sabiam mais confeccionar um sapato, apenas colocar a sola; assim sendo, sem outro modo de sobreviver os trabalhadores se submetiam a baixíssimos salários e péssimas condições de trabalho, gerando a chamada mais valia. O filme “Tempos Modernos” retrata o dia-a-dia de uma fábrica durante a Revolução Industrial, evidenciando o sofrido cotidiano do proletariado, com jornadas de trabalho muito extensas, sempre realizando a mesma função repetitiva, e muitas vezes desgastante fisicamente por trabalharem com máquinas pesadas e sempre sob os olhos de supervisores de sessão, que controlavam e apressavam o trabalho. Muitos proletários adoeciam por esgotamento físico ou sofriam acidentes durante o trabalho, seja pela jornada prolongada, seja pela função sempre idêntica que pode “sair” errada em algum momento e como as máquinas eram muito pesadas gerar ferimentos graves. Nesse período não havia qualquer tipo de seguridade social para os funcionários os que adoeciam ou se feriam eram demitidos e não recebiam auxílio do governo. No filme, observamos Chaplin repetindo sempre a mesma tarefa, a ponto de querer apertar todos os objetos redondos semelhantes a parafusos, inclusive botões de roupas das mulheres, transmitido a ideia de que o excesso de trabalho daquela época era enlouquecedor e perigoso para os funcionários, mas de modo cômico e satirizado.
Nome: Ana Luísa Suzarte Campelo Turma: 1201 Colégio Internacional Signorelli

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

RESPOSTA:
As trasnforações ocorridas na relação de trabalho a partir da Revolução Industrial implicam primeiro na perda do trabalhador do controle da produção, visto que, com a maquinofatura, este passa a realizar apenas uma tarefa, tonando-se alienado do processo produtivo. Outro elemento é o aparecemento do trabalho assalariado, pois com a expropriação do trabalhador dos meios de produção ele passa a ter que vender sua força de trabalho para o capitalista.
Em relação aos objetivos da produção capiatalista, o trecho do filme deixa claro que é o aumento da produção com forma de ampliação do lucro e do mercado. Para tal, o capitalista explora ao máximo a força de trabalho, para que durante sua jornada de trabalho o trabalhador produza o máximo que puder. No entanto, o trabalhador não ganha pelo que produz e sim pelo tempo de trabalho, e desta situação emerge o lucro do capitalista: do trabalho não pago - da mais valia como diria Marx.