Participe do Blog Pensando Alto!

27 de abril de 2009

TRABALHANDO COM IMAGENS: o Estado Nacional Absolutista (XV/XVI)

Atividade: A formação dos Estados Nacionais a partir do século XV, na Europa, esteve relacionada com fortalecimento do poder real. Nos novos limites espaciais caracterizados por nações que possuíam em comum: moeda, língua, fronteiras, exército e o sentimento de nacionalidade, o rei, enquanto um soberano máximo, atribuía em seu governo poderes absolutos. O Estado Nacional Absolutista foi um dos acontecimentos que marcaram o inicio da Idade Moderna, que, no entanto continuava a possuir em sua estrutura social e política características feudais. Por quê? Responda essa pergunta a partir da interpretação da charge do desenhista André Leite.

39 comentários:

Anônimo disse...

No Estado Nacional Absolutista,toda a autoridade estava nas mãos do rei. Era ele que tinha uma grande riqueza, obtida por meio de impostos pagados por toda a nação; e também pelo comércio.
O Estado absolutista ainda possuía características feudais, ou seja, ainda era um Estado feudal porque a nobreza já estava no poder.Sua existência era salvar o feudalismo das revoltas dos servos e avanços econômicos da burguesia.

Anônimo disse...

professora este comentário foi feito por mim - julia rafaela- 7ano- da escola degrau- bjs

Anônimo disse...

Continuando - esta imagem está mostrando a classe da nobreza, ou seja, os reis, com roupas elegantes e muitas moedas, enquanto abaixo deles , está o servo (pessoa pobre que servia o rei), pagando um tributo e, com roupas muito simples.
( Julia Rafaela 7ano - escola degrau)

Leonardo 7º ano disse...

O Estado Nacional absolutista representava a centralização do poder nas mãos do rei, ele cobrava autos impostos da nação. Na charge, esta sendo apresentado, o rei, o clero e um padre representando a igreja.

Danielle Bastos 7° ano disse...

Sobre a imagem: Na imagem representa como os reis se vestiam e tinham moedas, diferente dos servos que não tinham roupas chiques e nem possuiam moedas,e além disso os servos ainda tinham que pagar tributos para os reis.

O estado absolutista,foi criado pela união dos nobre.E foram eles que concordaram em concentrar toda a autoridade nas mãos do rei.O estado absolutista era uma superarma nas mãos dos senhores feudais.No estado absolutista, se os servos ousassem se revoltar,teriam que enfrentar as leis do rei, os tribunais do rei e o exército dos reis.O estado absolutista não era neutro em relação as classes sociais.

Victoria 7ºano Escola Degrau disse...

Imagem:a imagem apresenta a clase social os reis,cleros e padres com roupas elegantes e cobertos de moedas as que eles conseguiam cobrando impostos,etc...e os servos não tinham nadas as roupas eram simples e ainda tinham que pagar taxas ao rei

No Estado absolutista o rei possuia todo o poder,ele foi criado pelos nobres.

victoria 7ºano disse...

O Estado absolutista era tambem um pouco feudal.

thailane 7º ano disse...

Bom, eu acho que está imagem está os reis e nobres só pegando o dinheiro dos burgueses e de otras pessoas também.
O estado nacional absolutista só queria mais e mais dinheiro, quanto mais dinheiro, roupas e outras coisas que mostrassem que o rei era soberano e que e ele era o que mandava em todas as pessoas e em tudo, era muito bom para o rei é claro.
Do lado do rei tembém estão os nobres e a igreja os nobres não pagavam impostos porque na maioria das vezes eles é que cobravam os impotos, e a igreja para não ficar sem o dinheiro se aliou ao rei e a igreja falava que os integrantes da igreja que coroavam o rei e dizia que o rei era o homem comandado por deus para andar.
E coitado dos burgueses quanto mais eles ganhavam mais impostos pagavam.

igor disse...

Na Imagem mostra que a nobreza,clero e o rei se beneficiavam as custas de todos,deixando a nobreza sempre no poder,com impostos,etc.
O poder era centralizado nas mãos do rei e ele ganhava moedas,etc.

Anônimo disse...

Dominique Felis 7° ano
A imagem mostra um Rei, um Nobre e um Padre. O Rei possuía muitas riquezas, entre elas, o Capital. Os Reis só eram ricos devido aos impostos pagos pelos servos à ele, e ,com isso possuíam roupas finas com tecidos nobres e muito caros. Os Nobres eram aliados do Rei, sempre estavam por perto e com isso, acabam tirando uma vantagem, o dinheiro.

Igor Dantas disse...

No Estado Nacional Absolutista toda a autoridade estava nas mãos do rei , ele tinha uma alta riqueza , conseguia com impostos que eram cobrados pelos comerciantes e pelos moradores.Na imagem esta mostrando as classes : os nobres ou seja os reis com muitas moedas e roupas elegantes e abaixo está mostrando os servos com roupas simples pagando tributos para o rei

Paulo E. 7º Ano disse...

A imagem mostra que os nobres por mais que
o rei, os nobres favoreçam os burgueses, o rei...saem ganhando com os impostos, tc

Isis disse...

Ísis Gomes - 7ºAno

O Estado Nacional Absolutista , só o rei tinha poder, ele tinha uma grande riqueza, feita por impostos pagos dos servos. O Estado tinha caractéristicas feudais, pois a nobreza estava junto ao rei. O papel do Estado Nacional Absolutista era salvar o feudalismo das revoltas dos servos e os avanços econômicos na burguesia.

A charge representa o dinheiro que os servos queriam tanto ter, já que eles não ganhavam muita coisa ajudando o Rei.

Lukinhas 7° Ano disse...

Essa imagem representa o Rei com todo poder centralizado nele. Era ele que tinha a maior riqueza, conquistada por meios de impostos pagados por todo povo.Em quanto os camponeses e os servos trabalhavam para nada.

Anônimo disse...

Dominique Felis - 7° ano
Continuando...
O Estado Nacional Absolutista ainda possuia características Feudais.O Poder de tudo, estava centralizado para o Rei.

Anônimo disse...

No Estado Nacional Absolutista,toda a autoridade estava nas mãos do rei. Era ele que tinha uma grande riqueza, obtida por meio de impostos pagados por toda a nação; e também pelo comércio.
O Estado absolutista ainda possuía características feudais, ou seja, ainda era um Estado feudal porque a nobreza já estava no poder.Sua existência era salvar o feudalismo das revoltas dos servos e avanços econômicos da burguesia.

Arthur mACIEL

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

RESPOSTA DA PROFESSORA:
O Estado Nacional absolutista representava a manutanção da nobreza e da igreja no poder, na medida em que, através do fortalecimento real, estas classes conseguiram se manter no topo da pirâmide social, cobrando impostos da população. Com o rei absolutista, a nobreza adquiria a tradição e legitimidade do governo, e a igreja, além de aumentar o rebanho de fiéis, coroava o monarca através do direito divino. Na charge esta aliança esta clara: o rei, a nobreza e a igreja detém o poder político e econômico por meio da acumulação riquezas. Já os camponeneses e burgueses trabalhavam para sustentar o luxo e ostentação do Estado Absolutista.

Anônimo disse...

China and Russia put the blame on some screwed up experiments of US for the earthquake that happened in Haiti.
Chinese and Russian Military scientists, these reports say, are concurring with Canadian researcher, and former Asia-Pacific Bureau Chief of Forbes Magazine, Benjamin Fulford, who in a very disturbing video released from his Japanese offices to the American public, details how the United States attacked China by the firing of a 90 Million Volt Shockwave from the Americans High Frequency Active Auroral Research Program (HAARP) facilities in Alaska
If we can recollect a previous news when US blamed Russia for the earthquake in Georgio. What do you guys think? Is it really possible to create an earthquake by humans?
I came across this [url=http://universalages.com/hot-news/what-happened-in-haiti-is-it-related-to-haarp/]article about Haiti Earthquake[/url] in some blog it seems very interesting, but conspiracy theories have always been there.

Anônimo disse...

Hi, as you may already discovered I am recent here.
I will be glad to get any help at the start.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anônimo disse...

Good day everyone, I just signed up on this superb discussion board and wanted to say gday! Have a memorable day!

Anônimo disse...

hello


just signed up and wanted to say hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anônimo disse...

hi everybody


just registered and put on my todo list


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anônimo disse...

Long time lurker, thought I would say hello! I really dont post much but thanks for the good times I have here. Love this place..

Anônimo disse...

Excellent blog! I genuinely love how it' s easy on my eyes as well as the info are well written. I am wondering how I may be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your rss feed which should do the trick! Have a nice day!

Anônimo disse...

Hello Brothers n Sisters

Looks like www.blogger.com really could be a great forum for me
I am content to have stumbled upon it.


I thought you might like this : It’s people that give drinking a bad name. :


Lol!

Anybody have an interest in Go Kart Racing


Looking forward to a good long sojourn here!

New Jersey,North Haledon

Anônimo disse...

Just set this forum via google. To death to connect you. I came here to learn your cant . thanks all.

Anônimo disse...

Je m'appelle Lucy, suis neauveau. Content de trouver cette forum. Merci tout le monde

Anônimo disse...

I love it! The Best Place to Chill and Talk About Anything on Your Mind. Everything and Anything abou car insurance, movies, music, tv, food. I love great tips and easy to find information.

Anônimo disse...

awesome blog, do you have twitter or facebook? i will bookmark this page thanks. jasmin holzbauer

Anônimo disse...

Thanks for spreading the word about this.

Anônimo disse...

HI, I just joined this community. I m from india. I like this forum.......hope to learn lot of things here ;-)

Anônimo disse...

Thanks for the info! We're making a custom pair of slippers for you :)” oh wow thank you!!

Anônimo disse...

Thank you amazing blog, do you have twitter, facebook or something similar where i can follow your blog

Sandro Heckler

Anônimo disse...

I cant find a link where i can subscribe to this blog, webmaster how can i follow your blog?

Teddy Tschicke

Anônimo disse...

Thank you for sharing
I really like

Anônimo disse...

Hi there! I could have sworn I’ve been to your blog before but after going through many of the articles I realized it’s new to
me. Regardless, I’m certainly happy I found it and I’ll
be bookmarking it and checking back frequently! payday uk
Also visit my website payday loans uk

Anônimo disse...

Obrigado um post muito bom! Free iPhone 5 iPhone livre

Anônimo disse...

Hello. And Bye.

Ana Luiza disse...

Amei o blog me ajudou bastante,amanhã terei uma apresentação trabalho cujo o tema está sendo tratado pelo site.Parabéns ao organizadores!!