Participe do Blog Pensando Alto!

27 de abril de 2009

Buda e o nirvana: a salvação do ciclo das reencarnações.

A vida de Buda era regada de luxos e de riquezas. O ciclo de ritos e orações para aliviar o peso da reencarnação como forma de algum dia abandonar a passagem pela Terra e alcançar a luz divina era algo que o incomodava. Um belo dia, Buda resolveu sair de seu palácio e observar a vida exterior. Foi então que percebeu que as diferenças sociais, as desigualdades e o próprio retorno da alma a vida terrena não eram exigências divinas, e sim, obra da própria ação humana. Buda percebeu que a luz divina, entendida como o Nirvana, só se daria a partir do desapego as coisas mundanas, ou seja, ao supérfluo material, que se encarregava de prender o homem ao ciclo de reencarnações que parecia interminável. Desta maneira, resolveu abandonar sua vida anterior e meditar em cima de uma árvore buscando desta maneira o Nirvana e o equilíbrio absolto. Desta maneira nasceu o budismo, que baseia-se nos seguintes ensinamentos deixados por Buda: • “A vida é sofrimento. • O desejo causa o sofrimento. • O Nirvana favorece o fim do sofrimento. • É possível atingir o Nirvana segundo os ensinamentos de Buda”. A historia de Buda foi responsável pelo fim do sofrimento das reencarnações ensinado pela religião hinduísta como algo sem fim. Neste sentido, o homem se coloca a mercê de sua própria salvação por meio de seus atos e do desapego das coisas materiais. Esse seria o caminho para o Niravana, o único meio de atingir a luz divina e não voltar mais à terra. Atividade: Leia o texto e assista ao vídeo sobre o budismo. Agora escrava em um parágrafo o que você entendeu sobre a religião budista.

4 comentários:

Gabriel 6° ano disse...

O budismo é uma religião que tenta o desprendimento das coisas mundanas para acabar com o ciclo de reencarnações e isso se chama Nirvana. O criador dessa religião foi Buda um prícipe que certo dia saiu de seu palácio e percebeu vários problemas por isso criou o budismo e até hoje poucos alcançaram o Nirvana.

Luana disse...

Luana-6º ano

Buda era um príncipe cheio de luxos e de riquezas. Até que um dia saiu de seu palácio e percebeu as desigualdades, diferenças sociais, e o retorno da própria vida terrena era obra humana. Ele percebeu que a luz divina chamada Nirvana só aconteceria a partir do desapego das coisas mundanas. Assim resolveu abandonar sua vida anterior para meditar em cima de uma árvore, buscando o Nirvana. Desta maneira nasceu o Budismo.O Nirvana favorece o fim do sofrimento.

José Lucas disse...

O budismo é uma religião que gira em torno do desapego das coisas materiais para viver uma vida espiritual e atingir o Nirvana. Buda criou esta religião ao largar todas as suas riquezas e viver uma vida espiritual no topo de uma árvore

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

RESPOSTA DA PROFESSORA:
O budismo foi criado por Buda. A filosofia do budismo prevê o desapego material para o alcanse do Nirvana, ou seja, a felicidade e paz espiritual. Segunda Buda, a meditação e a interiorização levariam a saída da prisão do ciclo de reencarnações, por isso, em sua trajetória espiritual ele resolveu abandonar o luxo e a riqueza de seu palácio para meditar sob uma árvore, atingindo desta forma o Nirvana.