Participe do Blog Pensando Alto!

30 de março de 2009

Interpretando as imagens na História.

Atividade: interpretando a charge. Com base no que aprendemos em sala de aula sobre a Idade Média, explique em um parágrafo o significado da Inquisição, uma prática de punições e sacrifícios, realizados pela Igreja Católica durante a Idade Média. Para responder a atividade, interprete a charge descrevendo quem eram os condenados e os motivos que levavam muitas pessoas a morrerem queimados em praças públicas. Quando estiver observando a imagem, repare no personagem, identifique que sujeito ele pode estar representando e pense em outros personagens que poderiam sofrer esta mesma punição. Não se esqueça de refletir sobre o pensamento da Igreja em relação a sociedade medieval. Bom trabalho! Charge feita pelo desenhista André Leite.

17 comentários:

Victoria 7ºano disse...

Inquisiçao é um jeito da igreja católica castiga, uma pessoa que não concorda com seua atos,ou que seja muito bonita eles acreditavam que isso era um coisa do diabo.A foto está representando uma pessoa na inquisiçao.

victoria 7°ano disse...

, ou seja sendo queimada.

Unknown disse...

Foi o modo de castigar as pessoas que não concordavam com os atos da igreja. Uma pessoa ser muito bonita era quem sofria muito preconceito enquanto à isso, pois á igreja achava que isso era coisa do diabo. E a foto descreve a inquisição que aconteçia em praças públicas com o objetivo de mostrar para todos, que quem não obedecia acabava nessa situação mortal.
Beijos professora ♥

Luana disse...

André, ficou maneiro o seu desenho, você sabe desenhar muito bem, eu quero aprender...
E quero meu golfinho...
Abraços
Luana 6º ano

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danielle disse...

A Inquisição foi criada na Idade Média e era dirigida pela Igreja Católica Romana.Ela era feita por tribunais.Todos suspeitos eram perseguidos e julgados.
Aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

Léo Gostosura 7º ano disse...

A inquisição é um castigo da igreja com uma pessoa que não segue as regras da igreja, eles amarravam a pessoa numa pedra, e jogavam-a no mar se ela afundasse ela seguia as regras da igreja e se ela não afundasse ela não seguia as regras da igreja, então levavam-na para a fogueira e queimavam-a

Paulo Emmery B. 7·ºano disse...

Inquisição é um modo católico de castigar as pessoas condenadas pela igreja como bruxa(pessoa muito bonita) ou que enriquece muito rápido ou de forma inesperada.Portanto a inquisição é simplesmente é a punição em público,onde pessoas são queimadas

Anônimo disse...

Era o modo de castigo que a igreja dava para as pessoas que não concordavam com suas atitudes.A igreja achava aquelas pessoas que eram bonitas eram feitas pelo diabo,pois achavam que elas não poderiam ser bonitas de mais.Aquela imagem da inquisição está mostrando o homem sendo queimado no meio da praça pública
IGOR MOREIRA DANTAS
7°Ano Ensino Fundamental

Paulo Emmery B. 7·ºano disse...

...em praça pública

thailane 7°ano disse...

inquisição era um modo de condenar pessoas que pela igreja eram consideradas muito bonitas, bruxas, feiticeiras ou até que não concordavam com o que a igreja falava.

Julia Rafaela 7º ano disse...

A inquisição foi um modo de a igreja católica castigar as pessoas. Se a pessoa não acreditar com os feitos da igreja,ou se fosse muito bonita acreditavam que era coisa do diabo.A foto mostra uma pessoa presa e sendo queimada,ou seja,na inquisição.

Unknown disse...

Inquisição era um castigo dado a pessoas contra a igreja ou pessoas que a igreja não aceitava.
Por Exemplo:Se a mulher fosse muito bonita achavam que era uma bruxa e aplicavam a inquisição e a foto descreve isso,a igreja praticava na praça pública para que ninguém se revolta-se contra a igreja. Igor Costa 7º Ano xD

LukinhaS disse...

A Inquisição Católica Romana foi uma das maiores desgraças que ocorreram na história da humanidade. Era um ato que castigava as pessoas que desobedeciam as regras da Igreja. Eles eram queimados,e torturados em praças públicas

Paulo Emmery B. 7·ºano disse...

desenho mutho loko

Isis 7º ano disse...

Na época da inquisição que aconteceu na Idade Média, dirigida pela Igreja Católica Romana. As pessoas eram castigadas se não concordassem com os atos da igreja. Se a pessoa fosse muito bonita tinham um certo preconceito por pensarem que fosse coisa do demônio. A inquisição acontecia numa praça pública, pois eles queriam mostrar o que aconteciam com as pessoas que tinham uma certa "ligação" com o demônio.

Isis - 7º Ano

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

RESPOSTA DA ATIVIDADE:

A Inquisição era uma prática punitiva realizada pela Igreja Católica, durante a Idade Média, à todos aqueles considerados como hereges. Os hereges variavam desde os que não obedeciam as regras e dogmas católicos, aos que possuiam uma outra religião como pagãos e judeus, ou os que eram acusados por alguma ligação com demônio - como bruxas, curandeiros, doentes entre outros.
Como demonstra a charge, os acusados eram queimados em fogueiras armadas em praça pública como forma de alertar aos demais do perigo ou castigo que pudiam sofrer, caso desrespeitassem as ordens divinas e regras da Igreja.

Até a próxima charge turma!