Participe do Blog Pensando Alto!

9 de novembro de 2017

CURSO DE REDAÇÃO E RODA DE LEITURA PARA COLABORADORES DA REDE ZONA SUL.

CRÔNICAS DA VIDA.



            A crônica é um gênero textual narrativo que tem como objetivo relatar os acontecimentos e fatos do cotidiano. Este tipo de texto é muito comum  de ser encontrado em colunas de jornais e revistas, onde os cronistas escrevem histórias do dia a dia, utilizando uma linguagem leve cuja intenção é captar o leitor com narrativas comuns a realidade diária.
            Durante o curso de Redação e Roda de Leitura, os colaboradores exercitaram a escrita livre e o olhar sensível,  como bons cronistas, criando textos que envolvem a rotina do trabalhador, o ambiente de trabalho, e a insegurança frente à falta de uma política de segurança eficaz na cidade do Rio de Janeiro.

Confira!

O dia a dia do trabalhador.
Autor: Michel Silva


            Quem pensa que a vida do trabalhador é fácil?
            Carlos acorda todo dia às três da manhã quando seu telefone desperta. Como todo trabalhador, demora mais uns trinta minutos para levantar criando aquela coragem para entrar no banho. Levanta, e logo depois de tomar uma bela ducha de água quente e se arrumar, já com a roupa de trabalho, Carlos dá um beijo em seu filho Joaquim e segue para a segunda etapa do dia.
            Por volta das quatro e meia da manhã, Carlos anda uns trinta minutos em meio a escuridão e ventos sombrios até chegar ao primeiro ponto de ônibus. Entra na estação, e como de costume, é recebido com aquele bom dia por Paulo, o segurança da estação.
Carlos retribui o bom dia, e em seguida continua a viagem no primeiro ônibus.
            Depois uma hora no coletivo, que vai enchendo a cada parada, até Carlos não poder se levantar, é preciso ficar de pé para não perde o ponto.
            Por volta das seis da manhã, Carlos desce do primeiro ônibus e pega a segunda condução. E em trinta minutos chega ao destino: a empresa em que trabalha.
            É lá que com muito orgulho ele passa oito horas do dia trabalhando, em meio aos grandes desafios que a profissão lhe proporciona. A cada dia que passa na empresa, Carlos conhece pessoas maravilhosas, desde clientes a colaboradores.
            No final de mais um expediente, ele sai com a sensação de dever cumprido.
            E amanhã será um novo dia para o trabalhador.

A Loja
Autor: Renato Penha



            Estava tudo parado! Tudo engarrafado na Avenida Brasil, não importava qual condução pegar: trens, táxi, ônibus, Uber. Até mesmo um helicóptero, pois não teria onde pousar. É sempre assim! Tudo engarrafado! E ainda continuo no mesmo lugar. Mas sei que vou chegar na minha loja, que fica logo ali, em Ipanema, perto do metrô, do lado da Loja Americana, número 504. Viu?! Não é difícil de chegar!
            Dez passos da calçada é o que o cliente leva até a Loja. Até isso eu sei.
            A Loja não é tão grande, mas vende muito! É muito bem localizada: no coração de Ipanema! Tem uma bela exposição de orquídeas de todas as cores. E o cheirinho?! De croissant! Que é assado na hora.
            São duzentos e dez colaboradores. Esse é o efetivo da loja. Uma parte trabalha no açougue, outra no laticínio, na padaria, na pizzaria e nas demais seções para melhor atender nossos clientes.
É a Loja dos ovos de ouro! Quando a loja vai bem com certeza a empresa está bem. Mas quando vai mal... Não param de ir diretores, compradores gente do alto escalão, para ver o porquê dos resultados. Loja grande vende muito e também demanda muito trabalho. São tantos afazeres que quando vejo já está na hora de ir para casa. Porém, quando saio, vejo alegria de cada colaborador por receber aquele dinheirinho extra.
            A Loja não mudou de endereço e continua no mesmo lugar. Sei que um dia vou ser transferido como muitos que passaram por aqui. Mas de uma coisa eu sei: a loja vai sempre estar de braços abertos para todos os perfis de colaboradores, fornecedores e clientes.


Achei que fosse vida real, mas não passava de cena de novela.

Autora: Vânia Leila



            Alguns dias atrás eu estava assistindo ao noticiário do Jornal Nacional e fiquei perplexa ao ver a situação do confronto entre bandidos na Rocinha, que estavam brigando pelo controle do poder na comunidade.
            O governo federal resolveu agir enviando tropas militares para ajudar na captura desses delinquentes, e tentar levar um pouco de paz para a maior comunidade da América Latina.
            Confesso que fui dormir impressionada com os tiroteios e com a situação de pânico que os moradores estão vivendo.
            No dia seguinte, voltando para casa depois de uma rotina cansativa de trabalho, me deparo com vários ônibus de cores pretas estacionados na rua principal de onde moro. Achei aquilo muito estranho. Primeiro, pelo fato de estarem enfileirados na principal rua de Curicica, e segundo por não serem ônibus comuns de passageiros.
            Quando entro na rua que dá acesso a minha casa, vejo em torno de cinquenta policiais, muito bem armados, de toucas pretas e conversando alegremente. Aquela cena me assustou. Na mesma hora pensei: “Será que está acontecendo aqui a mesma invasão de bandidos que houve na Rocinha e a policia veio intervir?”
            Entrei imediatamente na padaria da esquina e perguntei assustada a moça do balcão o que estava acontecendo, e ela então respondeu sorrindo:
            - Não se preocupe! É apenas uma gravação da novela da Globo.
            Na hora comecei a gargalhar aliviada, mas depois bateu uma tristeza enorme em pensar que ali era apenas uma gravação, e na comunidade da Rocinha acontece aquela dura realidade.


Nenhum comentário: