Participe do Blog Pensando Alto!

22 de junho de 2015

Os Deuses Gregos. Trabalho 1o Ano do Colégio Internacional Signorelli



OS DEUSES GREGOS

A imaginação dos gregos e as histórias fantásticas criaram personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo.
A mitologia se consagrou como a História dos deuses e dos grandes heróis que reforçaram a cultura grega.
Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga.
De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos.
Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas nos deuses do Olimpo. O convívio entre deuses e humanos na Grácia Antiga fazia parte de uma tradição cultural e mitológica, onde muitas vezes, os deuses se apaixonavam por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram:

POSEIDON
O irmão mais velho de Zeus e Hades é o deus do mar. Com o movimento de seu tridente pode causar tempestades e terremotos - e sua fúria é famosa entre os deuses!

HADES
Mesmo sendo irmão de Zeus e Poseidon, não vive no monte Olimpo. Hades, como deus dos mortos, domina seu próprio território: o mundo dos mortos.

HERA
Terceira mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimônio e do parto. É vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus fora do casamento. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a união homem-mulher

ZEUS
O filho mais novo de Cronos e Réia. É o líder dos deuses que vivem no monte Olimpo. Ele impõe a justiça e a ordem lançando relâmpagos construídos pelos ciclopes. Zeus teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas.

AFRODITE
O nome da deusa do amor, que significa "nascida da espuma", porque diziam que ela havia surgido do mar. Afrodite é a mais bela das deusas. Apesar de ser esposa de Hefesto, teve vários casos com deuses como Ares e Hermes e também com mortais.

HEFESTO
Filho de Zeus e Hera, Hefesto nasceu tão fraco e feio que foi jogado pela mãe no oceano. Resgatado por ninfas, virou um famoso artesão. Impressionados com o talento dele, os deuses levaram Hefesto ao Olimpo e o nomearam deus do fogo e da forja.

ARES
O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera. No campo de batalha pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Pai de vários heróis - humanos que são protegidos ou filhos de deuses. Ares também tornou um dos amantes de Afrodite

APOLO
O deus da luz (representada pelo Sol), das artes, da medicina e da música é filho de Zeus com uma titã, Leto. Na juventude, era vingativo, mas depois se tornou um dos deuses mais calmos, usando os poderes para cura, música e previsões do futuro.

ARTEMIS
Irmã gêmea de Apolo é a deusa da caça, representada por uma mulher com um arco - contraditoriamente, também é a protetora dos animais.

HERMES
Filho de Zeus com a deusa Maia, o mensageiro dos deuses é o protetor de viajantes e mercadores. Representado como um homem de sandálias com asas.

ATENA
É a deusa da sabedoria e filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja. Habilidosa e especialista nas artes e na guerra, Atena carrega uma lança e um escudo chamado Égide.

Trabalho realizado pelo 1º Ano do Colégio Internacional Signorelli
Grupo: Gustavo Soares, Victor Martins, Gustavo Ramos, Emanuel Rodrigues, Thiago Rebel

Nenhum comentário: