Participe do Blog Pensando Alto!

1 de outubro de 2012

O IMPRESSIONISMO


O tanque das Niféias, Claude Monet
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura. O impressionismo rompeu com a perfeição academicista dando origem a arte moderna, na qual o sentimento do artista e, sobretudo, o olhar do mesmo para o objeto retratado ganham centralidade numa diversidade temática, que afastou-se da religião e da mitologia.
Principais características da pintura:
• A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
• As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
• As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
• As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.
Principais artistas:
CLAUDE MONET
AUGUSTE RENOIR
VICENT VAN GOGH
EDGAR DEGAS
SEURAT
GAUGIN
 
VÍDEOS PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS:
 
A VIDA DE VAN GOGH
 
 
RESUMO DIDÁTICO DO IMPRESSIONISMO

Nenhum comentário: