Participe do Blog Pensando Alto!

23 de agosto de 2012

AS EXPANSÕES MARÍTIMAS XV/XVI



A Expansão Marítima consistiu na abertura de novas rotas comerciais pelo oceano Atlântico, buscando a quebra do monopólio comercial do Mediterrâneo, e a descoberta de um novo caminho que chegasse até as Índias.
As tradicionais rotas de comércio já não  ofereciam segurança contra assaltos, e também muitos mercadores eram obrigados a pagar pesadas tarifas para atravessar propriedades de senhores feudais elevando o preço das mercadorias.
Com a rota do Mediterrâneo dominada pelos Persas, tornou-se necessário à procura de novas rotas marítimas comerciais.
O sistema econômico mercantilista de acumulação de metais preciosos e riquezas incentivou as empreitadas a novas rotas.

Portugal e Espanha: Pioneiros e Marinheiros de Primeira Viagem!

Portugal foi um dos primeiros países europeus a construir seu Estado Nacional e abandonar o sistema feudal. A Revolução de Avis proporcionou o desenvolvimento do comercio, o fortalecimento do Estado, estimulando as atividades mercantis.
A Escola de Sagres conhecido como um centro de sistematização e ensino dos conhecimentos e técnicas de navegação foi responsável pelo desenvolvimento e também inicio da expansão ultramarina portuguesa.
A localização de Portugal na Península Ibérica também contribui para seu pioneirismo nas navegações.
Navegar o oceano Atlântico nuca foi algo muito fácil para os homens daquela época.
A educação religiosa e a falta de conhecimento de novas terras constituíam em grandes obstáculos a serem superados. Muitos acreditavam que naquelas águas habitavam, monstros, abismos intermináveis e o próprio fim do mundo.
Com o desenvolvimento tecnológico e cientifico proveniente do Renascimento, muitos tabus foram quebrados e o medo passou a ser substituído pela aventura e pela vontade de desbravar novos mundos e lugares diferentes.
A Espanha que enfrentava dificuldades internas e externas, devido a falta de um governo unificado e à presença dos árabes no sul da Península Ibérica. A formação do Estado Nacional espanhol ocorreu através do casamento dos reis de Castela e Aragão (1469) e após a Conquista de Granada (1492), episódio conhecido como a expulsão dos mouros.
Em 1492, a Espanha patrocinou a viagem de Cristóvão Colombo (navegador genovês) as Índias, antes mesmo de Vasco da Gama ter conseguido chegar até lá.Acreditando na esfericidade da Terra, Colombo chegou até as Baamas, na ilha de Guanaani em San Salvador na América ao invés de ter chegado as Índias, garantindo a Espanha a descoberta de um Novo Mundo.
A corrida expansionista por novas terras acabou por gerar disputas entre Portugal e Espanha na segunda metade do século XV, no que se refere ao direito de posse sobre as terras descobertas e também do que se viria a descobrir.
O primeiro tratado assinado por portugueses e espanhóis em 1480, conhecido como Tratado de Toledo garantia a Portugal as terras descobertas ao sul das ilhas Canárias, assegurando aos portugueses a rota ao sul da África para as Índias.
Após a chegada de Colombo na América, tornou-se necessário uma nova divisão. Em 1493 o papa Alexandre IV redigiu a Bula Intercoetera, que determinava a partilha do mundo entre Portugal e Espanha. Um meridiano imaginário situado a 100 léguas a oeste de Cabo Verde os territórios seriam espanhóis e a leste para os portugueses. Ao contrário do primeiro tratado, Portugal saiu prejudicado deste acordo exigindo uma nova partilha.
Em 1494 na cidade de Tordesilhas na Espanha foi assinado o Tratado de Tordesilhas, que substituía a linha divisória de 100 para 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde, garantindo a Portugal a possibilidade de conquistar terras no Atlântico Ocidental, o que o deixou com uma parte do Brasil.

Cronologia da Expansão Marítima Portuguesa:
Inicialmente os portugueses optaram por chegar as Índias através do périplo africano, ou seja, costeando a África chegariam até a Índia. Desta maneira não se afastariam muito da costa e estabeleceriam novas rotas comerciais. Abaixo destacamos a expansão marítima portuguesa cujo inicio foi na África.

1415: Tomada de Ceuta no Norte da África.
1418/32: Ocupação das Ilhas de Açoures, com a introdução do sistema de capitanias hereditárias.
1434: Gil Eanes dobra o  cabo Bojador
1460: Descoberta das Ilhas de Cabo Verde
1482: digo Cão atinge a Foz do rio Zaire.
1488: Bartolomeu Dias dobra o cabo da Boa Esperança.
1498: Vasco da gama atinge Calicute na Índia.
1500: Cabral chega ao Brasil

Cronologia da Expansão Marítima Espanhola:
A ideia da esfericidade da terra defendida por Cristovão Colombo levou o navegador a viajar a oeste rumo as Índias, onde acabou por chegar na América Central.

1492: Colombo chega na América, alcançando a ilha de Guanaani, atual San Salvador nas Bahamas.
1499: Afonso Ojeda chega a Venezuela.
1500: Vicente Iãnes Pinzon chega ao Brasil no Amazonas pelo”Mar Doce”.
1511: Diogo Velásquez conquista Cuba.
1512: Ponce de Léon conquista a Florida.
1513: Vasco Balboa alcança o Oceano Pacífico.
1516: Dias Sólis chega ao rio do Prata.
1519: Fernão Magalhães completa a viagem de circunavegação. Fernão Cortez inicia a conquista do México.
1531: Franscisco Pizarro inicia a conquista do Peru.
1537: João Ayola chega ao Paraguai.
1541: Franscisco Orella explora o rio Amazonas.

VÍDEOS SOBRE EXPANSÃO MARÍTIMA:






Nenhum comentário: