Participe do Blog Pensando Alto!

10 de dezembro de 2011

HISTORY GAME 8o. ANO 3o. TRIMESTRE

  1. Apresente três ideias principais do Iluminismo:
    R: Liberalismo, igualdade de direitos, razão, fim dos privilégios feudais
  2. Cite três mudanças ocorridas no Brasil durante a estadia da Corte Portuguesa.
    R: Criação do Banco do Brasil, da Biblioteca Real, Jardim Botânico, Imprensa Régia.
  3. Apresente três fatos responsáveis pelo processo de Independência do Brasil em 1822.
    R: Tratado de Comércio e Navegação, Abertura dos Portos, Elevação do Brasil a Reino Unido de Brasil e Algarves, e Revolução do Porto.
  4. A criação do Estado brasileiro após a independência foi resultado de que projeto político?
    R: O Estado brasileiro criado durante o 1o Reinado foi resultado de um projeto liberal moderado, que defendia a Monarquia Constitucional, a integridade territorial sob um regime centralizado.
  5. Determine três fatores responsáveis pela crise do 1o Reinado.
    R: Crise econômica causada pelo esvaziamentos dos cofres e dívida externa, crise política relacionada a imparcialidade de D. Pedro I frente ao partido português e brasileiro, impopularidade e autoritarismo de D. Pedro I, e intervenções no Prata.
  6. No período Regencial o Brasil passou a ser governado por liberais. Explique de que maneira o projeto liberal ameaçava a unidade territorial brasileira.
    R: O Projeto Liberal defendia a descentralização política e a autonomia provincial, esta posição deu margem para o surgimento de uma série de revoltas de caráter separatista e também de reivindicações sociais que ameaçavam a unidade territorial brasileira.
  7. Explique os objetivos centrais das seguintes revoltas ocorridas no período regencial:
    a) Sabinada: ocorrida na Bahia de caráter liberal, almejava a separação e a proclamação de uma república sob a liderança do médico Francisco Sabino.
    b) Cabanagem: ocorrida no Pará, os cabanos reivindicavam as condições sociais e o abuso de poder do governo provincial e a negligência do governo central.
    c) Balaiada: ocorrida no Maranhão, a revolta incluiu setores de camadas baixas, entre eles escravos que reivindicavam as condições sociais e desigualdades, além de defenderem posição política liberal.
    d) Farroupilha: os farrapos defendiam a diminuição dos impostos sob o preço do charque, a separação e a proclamação de uma república no Rio Grande do Sul.
    e) Revolta dos Malês: foi um motim organizado por escravos islamizados que não concordavam com os abusos da escravidão e com a opressão cultural e religiosa.
  8. Quando D. Pedro II subiu ao poder pelo golpe de maioridade, ficava clara a importância da monarquia para a manutenção da unidade territorial brasileira e estabilidade do império. Que posição política D. Pedro II ocupou durante o 2o Reinado?
    R: D. Pedro II zelou pela estabilidade política através da manutenção do modelo de monarquia parlamentar às avessas, devido ao Poder Moderador e a soberania do imperador.
  9. Cite duas caraterísticas econômicas do 2o Reinado.
    R: Produção de café para exportação e manutenção da escravidão.
  10. Cite duas transformações culturais ocorridas durante o 2o Reinado.
    R: Surto industrial – Era Mauá, criação do IHGB – Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, e o Colégio Pedro II e etc.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo, eu gosto desta escrita aqui, você está escrevendo com muita informação ! Este site é muito útil !
Eu sou Joana , eu sou de Winchester , então eu vou ser um fã deste site , meus hobbies pode ser chato , mas vou dizer-lhes fora do curso eu gosto de natação , bem como filmes , e eu também jogar muito Radiohead no meu quarto, eu estou solteiro agora tão meninos atente para mim .... Apenas flertando com vocês lol :) ! Eu já tentei de namoro online Não funcionou muito bem ....
Eu fiz este comentário porque como eu já disse que eu realmente gosto desta página também tenho uma comunidade web exatamente como você , mas o meu é vey diferente deste , que é sobre jogar poker com dinheiro real para livre ....:)
Eu também tenho que pedir desculpas para a minha língua é a única maneira que encontrei para falar com você ....ficar bem com todo mundo, Bye bye

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

Fique à vontade!

Lucas S.S disse...

Oi, é o Lucas dos Santos, da 707, não entendi oq o carinha lá em cima disse... A senhora vai por a folhinha do trab da revisão no sabado aqui no blog? Eu estou estudando por este questionário, pela prova e pela apostila agora não sei se vai ser o suficiente ja q a senhora disse q aquela folinha seria praticamente a prova e qm soubesse as coisas da folha tiraria um notão, por isso estou preocupado e queria perguntar se esse History Game teria a mesma ultilidade... Vlw! Lucas S

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

Olá Lucas!
Estou respondendo um pouco depois, mas pelo que corrigi hoje, a sua prova foi ótima e o seu estudo valeu à pena!
Beijos,
Profa. Clarissa