Participe do Blog Pensando Alto!

8 de dezembro de 2011

History Game 7o. Ano 3o Trimestre

HISTORY GAME 7o. ANO 3o. TRIMESTRE

  1. Qual é a função de cada classe social descrita abaixo:

IGREJA : Manutenção da religião católica

SENHOR FEUDAL: Dono do feudo

CAVALEIROS: Defesa

SERVOS: Trabalho

  1. Qual era o papel da igreja católica na sociedade feudal?

R: Manter a sociedade sob controle através da imposição religiosa.

  1. O que foi o Tratado de Tordesilhas?

R: Foi a divisão do mundo conhecido entre Portugal e Espanha, o que definiu os domínios coloniais entre os dois países.

  1. Qual foi o papel da igreja católica na colonização?

R: Catequização e busca por novos fiéis.

  1. Cite três características do período pré-colonial (1500/1537).

R: Extração de pau-brasil, feitorias, escambo.

  1. O que eram os escravos de ganho?

R: O s escravos de ganho viviam nas cidades e realizavam serviços para seus donos cuja a remuneração era revertida em lucro para o proprietário do escravo.

  1. Por que a mão de obra indígena foi substituída pela mão de obra africana no processo de escravidão no Brasil?

R: Devido ao lucro com o tráfico de escravos africanos, e também devido ao interesse da Igreja em catequizar os indígenas como forma de auxiliar a colonização e o conhecimento do território.

  1. Por que os portugueses decidiram efetivar a colonização a partir de 1537?

R: Devido a crise do comércio com as Índias, a necessidade de ocupar as terras brasileiras como forma de evitar as invasões estrangeiras, e o interesse em plantar açúcar como forma de suprir a crise do comércio com as Índias.

  1. Cite dois fatores responsáveis pela interiorização da colonização no Brasil.

R: Pecuária, drogas do sertão e as bandeiras.

10)O que forma as bandeiras?

R: Foram expedições voltadas para a busca de metais preciosos e também para o aprisionamento de indígenas. O aluno também pode se lembrar do sertanismo por contrato onde os bandeirantes eram contratados para acabar com os quilombos.

  1. Cite três formas de resistência dos africanos à escravidão no Brasil?

R: Quilombo, banzo, fugas, tentar matar os senhores, recusa ao trabalho.

8 comentários:

Purpurina disse...

professora,pode dizer q os escravos de ganho eram ''vendedores''?(marcela -710)

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

Olá Marcela!
Não. Os escravos de ganho eram escravos, mas prestavam serviços para os seus donos realizando atividades lucrativas para os mesmos, tais como: atuavam como barbeiros, vendedores de quitutes, carregadores, entre outras, mas isso não os fazia serem reconhecidos como profissionais.

Iago Ribeiro Sergio disse...

Professora ,
A prova vai ser parecida com a da 2ª cert.?Por exemplo : Questões discursivas , porém a maioria objetiva?
E também ,se responder só uma parte por exemplo a questão do History game: O que foi o Tratado de Tordesilhas : se responder apenas : foi a divisão do mundo entre Espanha e Portugal está certo?
(Iago-708)

- disse...

Professora, essas perguntas são baseadas na prova? Sou da 702 e a professora é diferente e não passou isso pra turma !

- disse...

Professora, sou da 702, a professora é diferente, mais queria saber se essas perguntas estão baseadas na prova?! to querendo estudar por elas também .

Anônimo disse...

professora,os cavaleiros do feudo faziam parte da nobreza,junto com a igreja e o senhor feudal?(bernardo-710)

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

Sim Bernardo. Eles só mudavam a sua função, mas ocupavam a mesma classe social.

Lucas S.S disse...

postei no lugar errado, eu aqui, o Lucas, meu comentário foi postado lá no questionario do 8º ano!!!