Participe do Blog Pensando Alto!

7 de julho de 2011

HISTORY GAME 8o. Ano 2o. Trimestre

1) E relação ao movimento de independência da colônia de São domingos, responda:

a) Qual o fator que o diferencia da maior parte dos movimentos de independência das colônias americanas? R: O movimento de independência do Haiti partiu da organização dos escravos descontentes com a dominação francesa e com a própria condição de escravidão. Como os escravos eram a maioria, resolveram se revoltar contra os colonos dando inicio ao processo de independência. O líder Toussaint L´ouverture – ex escravo, organizou o movimento a partir da influencia das ideias iluministas e da Revolução Francesa.

b) Por que o Brasil temia o haitianismo? R: O Brasil temia o haitianismo, pois era um país cuja maioria da população era de escravos.

c) Podemos observar alguma relação entre esse movimento e os movimentos que fizeram parte do processo de independência do Brasil? Qual? R: Sim. Além da influência das ideias iluministas, a independência do Haiti teve semelhança com a Conjuração Baiana, que se caracterizou por um movimento de caráter separatista cuja organização partiu das classes mais baixas.

2) Sobre o chamado Período Napoleônico, responda as questões abaixo:

a) Explique as condições que levaram Napoleão ao poder em 1799. R: Com o governo do Diretório sendo comandada pela alta burguesia, o clima de instabilidade determinava uma insegurança descrita pelo temor de se reviver a fase da Convenção Terminadora – ou período de Terror. Criou-se o consulado onde inicialmente três cônsules disputavam o governo, e pela popularidade nas guerras, Napoleão torna-se um dos cônsules.

b) Quais as principais características do Consulado? R: Foi um governo de cônsules, onde o que assumiu maior destaque foi Napoleão Bonaparte devido a sua popularidade como general. Tal situação levou Napoleão a dar o Golpe do 18 Brumário e assumir o poder sozinho.

c) Quais as principais características do período Napoleônico? R: O governo de Napoleão se caracterizou por uma monarquia que procurou consolidar a revolução por meio da criação de uma Constituição. Apesar da monarquia consolidar as reivindicações burguesas, Napoleão assumiu uma postura ditatorial, implementou a censura e a prisão aos opositores de seu governo. Além disso, adquiriu uma postura expansionista propondo levar os ideais da revolução para toda Europa como forma de combater o absolutismo. Investiu na indústria e no crescimento econômico, e como forma de expandir os mercados e acabar com o domínio inglês do comercio, decretou o Bloqueio Continental. d) Qual a relação que podemos estabelecer entre a expansão napoleônica e a independência do Brasil? R: Portugal não concordou em seguir o Bloqueio Continental devido aos acordos econômicos que mantinha com a Inglaterra. Para não guerrear contra a França, D. João VI transfere a corte para o Brasil elevando a colônia a Reino Unido de Portugal e Algarves. O rei também decretou a abertura dos portos ampliando as relações comerciais do Brasil com os ingleses e outros países da Europa. Tal situação de emancipação econômica e política contribuiu para a independência do Brasil.

3) No final do século XVIII o Brasil foi cenário de movimentos denominados Conjurações ou Movimentos Separatistas. Sobre estes movimentos, responda:

a) Quais foram estes movimentos e em que local e data ocorreram? R: Conjuração Mineira (1789) – Minas Gerais; Conjuração Baiana (1799) – Bahia.

b) Estabeleça uma comparação entre eles e uma diferença. R: Ambos os movimentos foram influenciados pelas ideias liberais, defendiam a separação do Brasil e a proclamação de uma república. A diferença foi que a Conjuração Mineira foi organizada por classes altas e a Conjuração Baiana teve a participação de classes pobres.

4) O período compreendido entre 1808 e 1822 foi decisivo para a emancipação política do Brasil. Sobre este período, responda:

a) Qual foi o evento que marcou o inicio desta fase? R: A transferência da corte para o Brasil em 1808.

b) Quais foram as suas origens? R: O decreto do Bloqueio Continental por Napoleão.

c) Em termos econômicos e políticos o período joanino possibilitou o processo de superação da condição colonial do Brasil. Quais as medidas tomadas de D. João VI que justificam esta afirmativa? No que elas consistiram? R: 1) Em 1808 D. João VI decreta a Abertura dos Portos. O Brasil passa a poder comercializar com outras potências além de Portugal. 2) Em 1810 foi Assinado o Tratado de Comércio e Navegação estabelecendo as tarifas sob os produtos importados pelo Brasil. Portugal era taxado com 16%, a Inglaterra com 15% e demais países com 21%. 3) Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves, com este decreto o Brasil é elevado a reino e perde sua condição de colônia.

d) De que forma o rio de Janeiro se beneficiou da condição de sede do Império Português? R: D. João VI implementou uma série de melhorias estruturais na cidade como urbanização, construção da rede sanitária, hospitais, escolas, Criação do banco do Brasil, jardim Botânico, Biblioteca Real, observatório astronômico e etc.

e) Qual é a relação entre a Revolução do Porto de 1820 e a emancipação do Brasil? R: A Revolução Porto determinou o retorno de D. João VI em meio a uma revolução constitucionalista.

f) Aponte os principais eventos envolvidos na Regência de D. Pedro que levaram à ruptura dos laços entre o Brasil e Portugal. R: A independência do Brasil e a Constituição de 1824.

Nenhum comentário: