Participe do Blog Pensando Alto!

12 de junho de 2010

As alianças políticas e a guerra.

ATIVIDADE III: O Imperialismo e a busca por novas áreas para a expansão da produção de capitais e consumidores, determinou a criação de uma nova divisão política e territorial para as potências européias. Com base na observação dos cartazes de propaganda, apresente a formação das alianças principais do período e apresente um fato histórico que justifique estas uniões entre as potências.

15 comentários:

Anônimo disse...

Suas principais alianças foram com a América. Portugal e Espanha assumiram a liderança no colonialismo, orientados pela política econômica mercantilista e sustentada pelo monopólio do pacto colonial. Mas no entanto a industrialização européia fez com com que suas metrópoles buscassem outros territórios. Substituindo o exclusivismo comercial pela política econômica liberal.No início do século XIX, iniciou-se na Inglaterra, depois na Bélgica, França, Alemanha e Itália(onde encontraram um desenvolvimento favorável). Nos Estados Unidos(o único país da América que encontrou condições de industrializar-se, graças à descoberta de ouro na Califórnia, à Guerra de Secessão e ao investimento de capitais ingleses), chegando assim ao Japão, onde a modernização provocada pela Revolução Meiji se assimilou a tecnologia norte-americana, partindo daí para um programa sistemático de industrialização.
O motivo dessa união entre essas regiões tinham razões econômicas, pois na época havia vários países passando pela Revolução Industrial, e como precisavam de matérias-primas essenciais para a industrialização, a Europa tornou disso um meio de lucro.



Aluna : Camila Christina R. R. Novelli Turma : 905 Número : 03

Anônimo disse...

Com a evoluçao indusrial, iniciada na Inglaterra com a maquina a vapor. E com a expansao da tecnologia para os EUA e aperfeiçoamentos feitos pelas industria francesas , russas e alemãs. Deram inicio as linhas de montagem (produçao em maior quantidade). Surgindo o comércio exterior, entre paises do bloco industrializados e paises consumidores desses produtos que viriam a ser paises sub-desenvolvidos.

Marcelo P. C. Endson nº19 t:1905

Unknown disse...

Anos antes da 1ª guerra mundial, o mundo vivia a Belle Epóque, onde o mundo apresentava um progresso tecnológico e econômico. Com o tempo, a relação entre esses países( os países que passavam pela "boa fase") tornou-se uma disputa para ver quem se industrializava mais e quem tinha mais poder.

Com isso, as nações: Itália, Alemanha e Japão promoveram suas economias. Ao longo do tempo, os países começaram a investir no setor bélico e disputando cada palmo de terra, matérias-prima etc.

Dando continuidade... Foram formadas as chamadas "alianças políticas" reforçando a rivalidade dos países. Essas principais alianças eram: Tríplice Aliança – formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália – e a Tríplice Entente – composta por Rússia, França e Inglaterra.

Matheus Fonseca D'Ávila.
nº23 Turma: 905

Unknown disse...

As principais alianças do periodo foram Itália, Alemanha e Imperio-Austro-Húngaro formando a Triplice Aliança e do outro lado , a Inglaterra, França e Rússia, formando a Triplice Entente. O fato historico foi a crise que estava se estabelecendo pelo mundo , os paises buscavam se aliar para consiguirem mais áreas de influencia, colonias , fontes de materias-primas e mercados consumidores, isso foi chamado de Imperialismo que provocou algumas crises gravissimas , como a Primeira Guerra Mundial.

Colégio Pedro II - UESCII
Nome:Lucas Dantas do Nascimento
nº17 Turma:905

Rafaelsolfla disse...

As alianças eram a Tríplice Aliança formada por Itália, Império Austro-Húngaro e
Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915) e a Tríplice Entente formada
pela França, Rússia e Reino Unido.E o fato que criou essas alianças foi a primeira guerra mundial.

Rafael C. do N. Fernandes Sol
N°: 28 Turma: 905

Anônimo disse...

Com base na observação dos cartazes de propaganda, apresente a formação das alianças principais do período e apresente um fato histórico que justifique estas uniões entre as potências.

Com a 1ª Revolução Industrial na Inglaterra, com o uso da máquina a vapor, outras grandes potências mundiais emergentes da época como França e Rússia se interessaram em criar alianças umas com as outras por motivos meramente econômicos. Com o imperialismo - a busca por matérias primas nas colônias e mercado consumidor - essas alianças se tornaram práticas para cada uma das potências, por terem que competir com novos mercados como Estados Unidos da América, por exemplo.

Ester - n 9 - T: 905

Anônimo disse...

Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Os países da Aliança foram forçados a assinar a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes a restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.
Íria Blasquez Olmedo Matta - 14 - 1905

C.P II - UESC II

Victor Dutra disse...

Preparados para destruir a ordem nacional vigente,Itália,Alemanha e Japão fizeram, na década de 30, uma política declaradamente imperialista, contra a qual a Liga das Nações mostrou-se impotente

Unknown disse...

A Áustria fez aliança com a Alemanha
e atacou a Sérvia que por sua vez era apoiada pela Russia.A Alemanha atacou a bélgica e entrou em guerra também contra a Inglaterra,a Itália se omitiu mesmo pertencendo a tríplice aliança,depois se adicionaram Japão e Turquia uma de cada lado do antagonismo e dadas as alianças e as desamizades, se iniciava a primeira guerra mundial.


Leonardo Haubrichs T:905 N:16

Unknown disse...

As alianças foram a TRÍPLICE ENTENTE , formada por Rússia ( até 1917 , quando a Rússia é retirada da guerra por tornar-se socialista ) , Sérvia , Grã Bretanha , Portugal , EUA ( a partir de 1917 ) , Japão e Itália ( a partir de 1916 ) e a outra aliança foi a TRÍPLICE ALIANÇA formada por Alemanha , austro-húngaros e Turquia .A 1a guerra mundial .

Anônimo disse...

No decorrer do século XIX, a Europa viveu um período de grande desenvolvimento econômico decorrente do processo de industrialização em várias nações daquele continente (Segunda Revolução Industrial). O acúmulo de capitais, a necessidade de expandir mercados, o desejo de explorar mão-de-obra barata, assim como, a necessidade de obter mais matéria-prima fizeram com que estas nações iniciassem um processo de exploração do continente africano e asiático, que ficou conhecido como Neocolonialismo ou Imperialismo Afro-Asiático.

A busca por novos mercados estimularam o crescimento do nacionalismo e a rivalidade entre as nações, que levariam o mundo à Primeira Guerra Mundial.

alianças que dividiram a Asia ~ Africa: (frenceses,ingleses,alemães,portugueses,belgicos,espanhois,italianos e condominio anglo-egipcio).

Gustavo Medeiros Garcia Feitosa
Turma:1905
Número:13

Mariana Novaes disse...

Com a evolução industrial, os países precisavam de matéria prima para fazerem a industrialização . E por isso começaram a se aliar com outros países. Como a Europa que usou isso como uma forma de lucrar. Surgiu o comércio com o exterior, e a linha de montagem onde produziam em maior quantidade para venderem mais . Haviam alianças, as alianças eram a Tríplice Aliança formada por Itália, Império Austro-Húngaro e
Alemanha e a Tríplice Entente formada pela França, Rússia e Reino Unido.

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

As alianças que se formaram durante a 1a Guerra Mundial foram: a Triplice Entente formada por Inglaterra, Russia e França - posteriormente EUA; e a Santa Aliança formada por Alemanha, Império Austro-Hungaro e Itália. O estopim do conflito que polarizou o mundo através dos domínios coloniais pode representado pela disputa da Alemanha e França pela região da Alsácia Lorena e também do assassinato herdeiro do Império Austro-Hungaro: o arquiduque Frascisco Ferdinando.

Anônimo disse...

Por estar acontecendo a 1ª Guerra Mundial, a Europa com o interesse politico-economico, quis expandir seus negócios, criando então as alianças que foram: A tríplice entente que teve a participação da Rússia (que depois foi retirada dessa guerra por ser um pais socialista), também teve a participação da Sérvia, Grã Bretanha, Portugal, EUA, Japão e Itália.
E teve também a tríplice aliança que teve a participação da Alemanha, dos Austro-húngaros e da Turquia.

Gabriela Andrade, 11
Turma: 1905

GuIhH disse...

Durante a 1a Guerra Mundial em 1882, ocorreu a formação de uma aliança, a Aliança Tríplice(Alemanha,Itália e Áustria). Depois foi formada outra, a Tríplice Etente em 1907 formada pela Inglaterra, Rússia e França.