Participe do Blog Pensando Alto!

14 de junho de 2009

Interpretação de imagens. Expansão Marítima (XV/XVI). “Medo e vitória nos Mares”.

Observe a charge ilustrada pelo desenhista André Leite, e procure interpretar a expressão “medo e vitória nos mares” através da descrição da mentalidade medieval em relação ao desconhecido, e da aventura dos europeus pelo oceano Atlântico, caracterizado nos relatos de viagem como “mar tenebroso”. Sua resposta deve ser escrita em um parágrafo. Não se esqueça de colocar o nome e turma.

7 comentários:

Anônimo disse...

Medo e vitórias nos mares representa o pensamento positivo e negativo dos navegantes .A respeito do primeiro aspecto, é que eles tinham medo de serem devorados por monstros que haviam no Oceano Atlântico e nos demais lugares,não só por monstros mas também por fortes tempestades, furacões, doenças, etc. Já a respeito do segundo é que eles conseguiram enfrentar tudo sem medo, no Oceano Atlântico ou outros lugares, isto no final da Idade Média.
-JULIA RAFAELA-7ºANO

Unknown disse...

Essa imagem demonstra o medo que a igreja causava nos navegadores com certos ''boatos'' que haviam monstros no Oceano Atlântico.
Esses ''boatos'' os navegadores confirmavam por estar doentes...e estar vendo monstros.
Mas mesmo com essas crenças os navegadores se aventuraram no mar pelo Oceano Atlântico e descobriram novas terras.

victoria 7ºano disse...

Bom essa imagem representa o medo que os navegadores tinham dos monstros enventados pela igreja.
Eles acreditavam que os mostros iam os come e etc.. mais não deichavam de navegar pois descobriam novas terras e novos lugares.

Anônimo disse...

Essa imagem, mostra que os navegadores tinham muitos medos das històrias de monstros que a Igreja contava, eles achavam que os monstros poderiam devora-los,ataca-los, e engolir o seu barco, mais mesmo com esses medos eles não desistiram e conquistaram terras...

Danielle Bastos 7° ano

Thailane 7°ano disse...

Essa imagem mostra que na percepção dos navegadores influenciados pela igreja, os mares eram cheios de mostros tenebrosos e que esses monstros iriam destruir seus barcos,e come-los.Concerteza um dos fatos mais importântes por eles terem essa mentalidade sobre os mares seria pelo que a igreja dizia. Mesmo assim muitos deles não desistiram de navegar , afinal TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA.

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

RESPOSTA DA PROFESSORA

Essa imagem procura de forma animada, apresentar o pensamento medieval dos navegadores europeus do século XV, que influenciados pelos mitos e medos provenientes das idéias teocentristas, acreditavam que o oceano Atlântico era o "Mar Tenebroso", repleto de monstros, sereias e supertições.

Anônimo disse...

Medo e Vitória Nos Mares do Século XV

Durante o século XV e XVI, os europeus utilizaram a razão e a necessidade de desbravar novas rotas marítimas que os levassem até o oriente em busca de especiarias e metais preciosos. Porém,neste percurso novas culturas e territórios foram sendo descobertos alé das ilusões "tenebrosas" do tripulantes.