Participe do Blog Pensando Alto!

27 de abril de 2009

Hinduismo: religião e devoção ao panteão politeísta.

O mundo religioso hinduísta é composto por uma vasta existência de deuses, no qual a figura feminina e masculina, o bem e o mal se alternam como forma de explicar o surgimento da Terra, do fogo, das águas, do ar e do céu. Os rituais hinduístas estão associados a crença de que o homem é o responsável pelo seus feitos na Terra, é só ele e suas ações serão capazes de livra-los do Karma - os ciclos que degeneram e complicam a passagem do homem na terra. O envolvimento com os deuses está relacionado ao fato destes serem os únicos que conseguem restabelecer a perfeição e a purificação humana no mundo, e por isso devem ser consagrados por meio de sacrifícios e ritos, que possibilitam que as dores das reencarnações sejam suavizadas, e quem sabe superadas. Segundo os hinduístas, o homem, a natureza, e as divindades interagem de forma direta. A partir do século IV a. C, o Trimitu - as três formas que dominam o universo são as divindades de Brama, Vishu e Shiva. O deus Brama se move como o protagonista do cosmo, o que domina o sol, o tempo e o espaço. O deus Vishu aparece como o senhor da providência, que se manifesta na terra a partir de várias formas sublinhando a função de juiz das reencarnações humanas. O deus Shiva representa a expansão, a terra, o ar e o céu, e desta forma completa a tríade dos deuses que comandam o universo. Contrapondo a idéia masculina, as deusas femininas também são muito importantes no hinduismo. Pavarti, por exemplo, é a esposa de Shiva e é vista como a Grande Mãe, adquirindo a função de uma esposa meiga e devotada. Deste casamento nasce Ganesha: o deus com cara de elefante, que representa a importância do rio Ganges na vida do indiano. No entanto, as deusas também podem assumir formas perversas como a deusa Kali – devastadora e impulsiva. No panteão politeísta hindo, os deuses se recriam e fundamentam as mais variadas praticas religiosas.o simbolismo, a adoração à imagens e a superstição são características da fé hinduísta, o que garante em meio a dedicação religiosa diária, o florescimento representado pela flor de lótus. A reencarnação é o ponto chave para compreensão da religião, e durante muito tempo associada ao Karma justificou as desigualdades sociais na Índia. Por exemplo, a pobreza não é sinônimo de um momento ou falta de oportunidade, e sim, algo que deve ser suportado ao longo da passagem do individuo na terra para ser modificada na próxima encarnação. Atividade: Assista ao vídeo proposto e leia o texto. Agora descreva em um parágrafo o que você entendeu sobre a religião hinduísta.

15 comentários:

Luana disse...

Luana-6º ano

O hinduísmo é uma religião que acredita em vários deuses, tanto os deuses femininos ou masculino que sejam bons ou maus, se revezam para explicar o surgimento da Terra, da água, do fogo, do ar e do céu.O simbolismo, a adoração à imagens, e a superstição são características da fé hinduísta.Eles também acreditam na reencarnação.

Igor disse...

Igor 6° ano
O hinduísmo é uma reliao que acredita em deuses

Anônimo disse...

Diana- 6ºano

O hinduísmo é uma religião mais antiga do mundo que acredita em varios deuses que podem ser masculinos ou femininos do bem ou do mal, é tambem se originou na Índia.

Lucas Norris- 6º ano disse...

O Hunduismo é uma religião que acredita em vários deuses,e supertições.Cada casta apresenta uma forma de vida. Se você é um dalit,por exemplo, pro resto da vida irá servir à castas superiores, varrer chão, sofrer preconceitos, entre outros. Cada pessoa escolhe o Deus que vai segur, independente de ser homem ou mulher, seja do bem ou do mau, ambos os deuses se reservam á explicar o surgimento de tudo que está na Terra. Os hindus também acreditam na reencarnação.

Lucas Norris disse...

O Hunduismo é uma religião muito antiga, que se baseia na fé em vários deuses, tanto masculinos como fermininos, bons ou maus e que se fundamenta na crença da reencarnação e do Karma de cada indivíduo para a compreensão da própria religião. E é através dessa crença que os hinduístas encontram justificativas para suportar as desigualdades existentes entre as várias castas.

Gabriel 6° ano disse...

Bom, eu entendi que o hinduísmo é uma religião que crê em vários deuses, sejam eles do bem ou do mal, homens ou mulheres. Eles também acreditam que cada pessoa tem um Karma e isso significa que a pessoa tem um destino confirmado e se ela tentar mudar o destino dela ela sofrerá para sempre. Os hinduístas tem uma relação tão grande com os deuses porque eles acreditam que os deuses são os únicos capazes de restabelecer a purificação humana. Eles também tem uma relação forte com os deuses porque eles acreditam que através de sacrifícios e rituais, na próxima reencarnação eles irão ter uma Karma melhor.

Anônimo disse...

O hinduísmo é uma tradição religiosa hinduísmo a terceira maior religião, depois do cristianismo e do islamismo, com aproximadamente um de fiéis, dos quais cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal. que se originou no subcontinente indiano. O hinduísmo é frequentemente chamado de Sanātana por seus praticantes, uma frase em sânscrito que significa a eterna.
o hinduísmo possuem mais de mil deuses os hinduistas acreditavam em um líder supremo.A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares.e eles acreditam que se alguém morrer o corpo da pessoa vai renascer no corpo de outro sere vivo.
e uma religião bem difícil.

Anônimo disse...

Maria Eduarda 6° ano

O Hinduísmo é uma religião que acreditam em vários deuses, eles se revezam para explicar o surgimento de Terra, da agua, do fogo, do ar e do céu. Cada pessoa escolhe um Deus que vai seguir. Ela é uma religião muito antiga. Além de acreditarem em vários deuses os hinduístas acreditam em supertições, e na reencarnação.

Anônimo disse...

nome:Ana Carolina 6º

O hinduísmo é uma tradição religiosa o hinduísmo possuem mais de mil deuses os hinduistas acreditavam em um líder supremo.A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares.e eles acreditam que se alguém morrer o corpo da pessoa vai renascer no corpo de outro sere vivo.
e uma religião bem difícil.

José Lucas-6° ano disse...

O Hinduísmo é uma religião politeísta, eles acreditam em vários deuses independente de ser bom ou mau, feminino ou masculino, que se alternam para explicar o surgimento da Terra, da água, do fogo, do ar e do céu.As características hindus são adorações á imagens,o simbolismo entre outras coisas e eles acreditam na reencarnação.

Allan-6°ano disse...

Allan-6°ano
A religião hindu acredita em vários deuses independente de ser homem ou mulher do bem ou do mau.
Obs:se originou na India.

Anônimo disse...

Guilherme Augusto 6° ano

O hinduísmo acredita em vários deuses,bons ou maus femininos e masculinos.O simbolismo e adoração à imagem a superstição são características da fé hinduísta.

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

RESPOSTA DA PROFESSORA:
A base da religião hinduísta é a crença no Karma e na reencarnação. Para um hinduísta o Karma da pessoa também justifica a sua ocupação nas classes sociais,o que implicou na criação das castas. As castas são divisões sociais que só podem ser superadas por meio da aceitação e ações realizadas durante a passagem na terra. As castas mais altas não convivem com as castas mais baixas.
Os hinduístas são politeístas e possuem um vasto panteão de deuses que assumem formas e significados variados, em geral, relacionados à natureza e ao universo. O ritual de cada deus exige a devoção e fé do fiél para o alcanse da salvação e purificação.

Arjuna Vallabha Dasa disse...

Poxa acho que vcs tem que ler um pouco mais viu, tem uma visão muito superficial e preconceituosa acerca do hinduismo (que na verdade nem se chama assim)e outras são 33 milhoes de Deuses (com D maiusculo)e não se dividem e "do bem e do mal" pois hindus não tem uma visão unilateral de Deus.

Jorge Purgly disse...

Cara Clarissa,
Estive na India.
Interessante o seu blog e o modo como voce envolveu os alunos a participar do assunto.
Aproveito a oportunidade para te desejar um Feliz Natal e um ano de 2010 repleto de realizações.
Um abraço,
Jorge
http://xeesm.com/JorgePurgly
http://purgly.blogspot.com
http://konektigi.blogspot.com
http://mastersuno.blogspot.com
http://biometrio.blogspot.com
http://drbachflower.blogspot.com