Participe do Blog Pensando Alto!

8 de julho de 2012

REFORMA PROTESTANTE (XVI)



A Reforma Religiosa consistiu em um movimento de contestação a Igreja Católica, que acabou por provocar o surgimento de novas igrejas cristãs, como a igreja luterana, e um movimento de reorganização e reafirmação dos dogmas católicos conhecido por: Contra- Reforma.
Com o fim do Feudalismo e o inicio da formação dos Estados Nacionais no século XV, a Igreja que até então era responsável pelo controle social, político e espiritual, acabou se enfraquecendo perante a figura do rei, determinando um choque de interesses.
A burguesia, classe emergente, começou a ser prejudicada em funções de dogmas católicos, como a doutrina de São Tomás de Aquino que pregava a lei do “justo preço”, e condenava a usura como pecado, ambas a ideias inibiam a acumulação de capitais. Este choque de idéias forçava a burguesia a questionar a Igreja Católica.
No campo social a Igreja também encontrava oposições, devido ao abuso de poder do papa, a venda de cargos eclesiásticos, a opulência e o luxo do clero, a venda de indulgências e as “relíquias sagradas”.
A reforma protestante teve inicio na Alemanha no século XVI. Martin Lutero era um frade augostiniano que defendia a tradução da bíblia, negava a teoria de predestinação para salvação da alma, as indulgências e a corrupção cometida pela Igreja Católica. Defendendo a teoria da salvação pela fé, em 1517 após uma viagem ao Vaticano, Lutero fixou na porta da Igreja de Wittenberg as “95 teses”, esperando o apoio e não a censura do papa.
            Em 1520 o papa Leão X excomunga Lutero sob acusação de heresia, porém o imperador católico Carlos V, recém eleito pelos nobres, apóia Lutero. È fundada a Igreja Luterana. Carlos V convoca uma assembléias para julgar Lutero “Dieta de Worm”, onde o frade é absolvido e refugiado no Castelo de Wathburg. Neste período Lutero inicia o processo de tradução da bíblia do latim para o alemão.
            Neste mesmo período estavam ocorrendo revoltas camponesas que procuravam confiscar as terras senhoriais e da igreja, comandadas por Thomas Muzer. Os seguidores de Muzer, conhecidos como anabatistas, acreditavam no retorno de cristo, e no juízo final, pregavam uma sociedade igualitária, justa, sem hierarquias, onde o sacramento fundamental era o batismo, sobretudo para os adultos. Lutero condenou os anabatistas e com o apoio dos príncipes alemães, a revolta foi abafada.
Em 1555 foi decretada a Paz de Augsburgo, onde cada príncipe passou a possir o direito de escolher sua religião, bem como seus súditos, determinando aos reis o poder de fundar novas igrejas e tornando-se chefes religiosos.
Novas ideias pregadas por Martinho Lutero foram:
ü  Fé como única fonte de salvação;
ü  Fim do clero regular, do celibato e das imagens de santos;
ü  Livre interpretação e tradução da bíblia;
ü  Cultos feitos em idioma nacional e não mais em Latim;
ü  Submissão da Igreja ao Estado;
ü  Dois Sacramentos: Batismo e Eucaristia.


Legenda das imagens:
A imagem da esquerda apresenta um documento histórico do século XVI que ilustra a venda de indulgências pelo papa.
A imagem da direita ilustra o momento em que Lutero rompe com a Igreja ao pregas as 95 teses na igreja de Wittenberg.

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Oi, Clarissa! Fiquei curioso por saber qual o conteúdo das 95 teses de Lutero, e também espantado ao ver como ele foi ingênuo ao pensar que o papa Leão X lhe apoiaria quando as apresentou. Elas enfraquecem sobremodo a igreja original. Parabéns pelo blog e pela postagem! Prazer estar aqui! Com tempo, passe em meu blog e diga o que achar de O CHUPA CANAS; você certamente já conheceu um... http://jefhcardoso.blogspot.com/