Participe do Blog Pensando Alto!

13 de maio de 2011

Refletindo sobre o 13 de maio com Candido Portinari.

Para pensarmos sobre a importância da Abolição decretada no Brasil em 13 de maio de 1888, é preciso revisitar a história em busca de um diálogo maior com o negro enquanto sujeito histórico. Com este objetivo, o Blog Pensando Alto apresenta ao leitor três obras muito importantes de Candido Portinari para refletir sobre a centralidade dos negros na história brasileira.

Candido Portinari enquanto um muralista brasileiro possui o interesse em apresentar as relações de trabalho no Brasil por meio da diferenciação étnica, denunciando não só a precarização das relações de trabalho, mas a exploração e a condição do trabalhador. No quadro Lavrado de Café, um trabalhador negro, escravo, aparece na tela de forma central à frente de uma plantação. Na tela Os Retirantes, uma família inteira de negros aparece em situação de pobreza. Ambas as obras permitem refletir a dificuldade que o negro encontrou em libertar-se não só da escravidão, mas também da situação de pobreza imposta no período de pós-abolição. Muitos ex-escravos nunca alcançaram bons empregos em função do rótulo da escravidão. Aos negros livres restou a precariedade e a informalidade como características comuns nas relações de trabalho assalariado que se construíram após a alcance da liberdade legal.

No entanto, a centralidade da cultura negra na formação do país é inegável. A cultura ao longo da história se transformou em um mecanismo de emancipação aos negros na sociedade brasileira. Na tela Choro observamos a cultura negra como o alicerce da música popular brasileira por meio do chorinho e do samba.

Penso no dia 13 de Maio como uma data simbólica à reflexão de nossas desigualdades, que permanecem latentes mesmo quando a liberdade foi alcançada legalmente, mas não praticada em nossas relações sociais e cotidianas. Para o festejarmos a Abolição é preciso lutar pelo reconhecimento das diferenças étnicas, combater o racismo e superar as desigualdades sociais por meio de políticas sociais sérias que objetivem a oportunidade a maioria da população brasileira, que é negra e pobre.

2 comentários:

Anônimo disse...

o Candito Portinari parece ter sido uma pessoa muito boa e gentil mais nesse blogger tinha que ter mais imagens


prazer meu nome é jhenyffer e tenho 21 anos eu love o seu blogger

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

Obrigada Jennifer!
Em outras atualizações, costumava fazer uma coluna denominada Fatos e Fotos, e coloquei um especial do Portinari.Era uma colouna móvel. Retirei as fotos e ficou o post. Mas fica a dica, quem sabe posso recuperá-la. Beijos! :)