Participe do Blog Pensando Alto!

14 de julho de 2010

Conheça o Mercantilismo. Texto do aluno do 7o Ano - Márcio (712) CPII/USCII.

O termo Mercantilismo foi criado por Adam Smith em 1776, a partir da palavra latina mercari, que significa "gerir um comércio", de mercadorias ou produtos.

O Mercantilismo pode ser definido como a política econômica dos Estados Absolutistas, como medidas econômicas com o objetivo de enriquecer o Estado e aumentar as relações de mercado dos Etados Absolutistas. Por isso, uma característica fundamental do mercantilismo é a interferência do Estado na economia, desenvolvendo estratégias e estabelencendo regras para seu funcionamento.

O metalismo (busca por metais preciosos), o protecionismo (taxas e impostos sobre as importações), a balança comercial favorável (equilíbrio das importações e exportações), o monopólio (domínio do rei sobre a economia), a expansão marítima (busca de especiarias por novas rotas comercias pelo Atlântico, colonialismo (domínio de novas terras, com o obejetivo de obter mais riqueza) e industrialimo ( produções de manufaturados), são algumas destas estratégias.

Tipos de Mercantilismo:

Espanha – Bullionismo ou metalismo (baseado no acúmulo de metais preciosos)

Holanda – Comercialismo (baseado no comércio de produtos,como as manufaturas)

França – Colbertismo (nome dado em homenagem a Jean-Baptiste Colbert. Defendia produção de manufaturas de luxo e a balança comercial favorável)

Inglaterra – Foi a nação que melhor executou as práticas do Mercantilismo, provendo uma espécia de união entre o comercialismo holandêse o industrialismo francês.

Um comentário:

marvel disse...

O texto está bem elaborado e pratico , bem resumido e fica melhor de decorar a materia