Participe do Blog Pensando Alto!

12 de junho de 2010

A PROPRAGANDA NA 1a. GUERRA MUNDIAL

ATIVIDADE I:
A 1a. Guerra Mundial (1914/1918) trouxe uma nova organização na vida social e econômica das mulheres. Com base na observação e análises dos cartazes de propaganda dos EUA, criados durante a guerra, analise as idéias centrais dos cartezes em relação ao papel da mulher e ao nacionalismo presente no contexto e no simbolismo dos documentos históricos.

27 comentários:

Unknown disse...

Durante a 1ª Guerra Mundial foi estimulado um grande sentimento nacionalista. Como podemos ver no 1º cartaz, tentava-se passar uma imagem positiva sobre esse 'dever patriótico'.

Existia constante propaganda sobre o exército, e esse 'chamado' para lutar pela pátria era quase uma imposição, pois segundo o governo quem não se alistasse era covarde, etc, e isso fazia com que os homens da época se sentissem intimidados a ir para a guerra.

Já que os homens estavam fora, e eram eles que cuidavam do trabalho bruto, digamos assim mais pesado, esse encargo sobrou para as mulheres, para a força feminina, não tendo alternativa a não ser suprir o enorme ‘vácuo’ da força de trabalho deixado por seus compatriotas do sexo masculino.

Ester Castro Nunes da Silva - nº 9 Turma 1905 - CPII UESC II

Anônimo disse...

Na primeira guerra mundial,os homens que não se alistavam voluntariamente,(fugiam da guerra),eram desertores,e as vezes até presos,(sofrendo preconceito).

As mulheres que não iam para guerra como enfermeiras, começavam a ocupar as funções dos homens,no mercado de trabalho.

Tio Sam que era conhecido pelos militares,por sua caricatura de expressao forte foi colocado como estimulo para o alistamento.


Marcelo P. C. Endson nº19 t:905

Victor Dutra disse...

A idéia dos cartazes é estimular o alistamento de todos os americanos(sendo eles,homens e mulheres) para as forças armadas americanas.Como se fosse um dever mais do que obrigatório,ajudar a sua nação.Sofrendo preconceito,sendo até presos,aqueles que se recusaram a se alistar.

Victor Dutra - n° 32 Turma 1905

Rafaelsolfla disse...

Com o recrutamento dos homens nos EUA para a 1° grande guerra mundial, o país ficou com pouca mão de obra o que fazia com que fizessem campanhas para as mulheres começarem a trabalhar, como vemos na imagem 2. E esses homens iam a guerra por causa que queriam defender o seu país e as campanhas no governo ajudavam mostrando mensagens positivas com campanhas falando como é bom defender o país e também mensagens quase intimando a pessoa a se alistar no exercito, como vemos na imagem 1 e 3, fazendo os norte americanos começarem a sentir o sentimento nacionalista.


Rafael C. do N. Fernandes Sol
N°:28 Turma:1905

Unknown disse...

Na Primeira charge, mostra a união das pessoas , mostrando o grande nacionalismo entre eles e passa também uma mensagem positiva, falando que com todos juntos , nós ganharemos.

Na época da guerra, todos os homens tinham que se alistar para combater, deixando assim, seus empregos nas fábricas etc, e com isso , a mulher passa a ter maior espaço nas indústrias, nos trabalhos pesados, que eram feitos pelos homens antes da guerra.

A charge mostra tio sam , como era conhecido pelo exército dos E.U.A , convocando homens para a primeira guerra mundial.




Lucas Witka de Brito Pereira - n° 18 Turma : 1905 - CPII UESC II

Unknown disse...

No primeiro cartaz, é criado um ''nacionalismo'' para com o povo. Nele é passada a mensagem de que '' a união faz a força '' , e que se todos estivessem unidos sairiam vitoriosos da guerra.

No segundo mostra o que mudou na vida das mulheres, com a guerra. Como os homens eram praticamente obrigados a se alistarem , os mesmos deixavam seus respectivos empregos para lutar, a partir disso as mulheres passaram a ocupar os cargos que antes não lhes eram de costume por estarem sempre ocupados pelos homens. Ou seja, a mulher passou a ter mais oportuninidade de trabalho.

No terceiro cartaz, podemos observar '' Tio Sam " , conhecido assim pelo exército americano, chamando a todos para lutar na Primeira Guerra Mundial. Esse cartaz era um estimulo para que mais pessoas participassem da guerra.

Wallace Santos - nº 34 Turma : 905

Anônimo disse...

Na 1ª Guerra Mundial, os homens eram insentivados através de propagandas militares para se alistarem no exército de seu país, como se isso fosse um grande ato de lealdade e fazer justiça pelo seu país.

Por consequência os civis acabavam acreditando e se alistando. Mas não é tão simples, porque esse meros civis, eram colocados do pelotão de frente da batalha, ou seja, muitos morriam e deixavam filhos, família e mulheres.

Essas mulheres, antes donas de casa, tinham que assumir o papel de chefe da casa, a pessoa que manda, como ilustra a charge. Elas assumiam esse papel porque os homens todos indo para a guerra, as mulheres se submetiam a isso até que os maridos chegassem (sendo que muitos não chegavam).

Matheus Fonseca D'Ávila - nº 23 - turma: 905

Anônimo disse...

Antes o homem estava no poder, e as mulheres foram se impondo e querendo ter espaço na sociedade. Deixando princípios que não faziam parte delas, pois se tornaram pequenos na concepção da mulher, em relação ao que estava acontecendo no mundo.




Aluna : Camila Christina R. R. Novelli Turma : 905 Número : 3

Leonardo Haubrichs disse...

A idéia central dos cartazes era estimular o nacionalismo e convocar o povo a lutar na guerra,essas propagandas geralmente eram agressivas, tornando 'covarde' aquele que não seguisse a dita convocação e se alistassem .A maior parte dos homens aceitavam ir a guerra deixando assim muitas funções de força bruta ao encargo das mulheres que assim preencheram o espaço deixado pelos homens e se tornaram independentes tendo em vista que os homens provavelmente não iriam voltar.

Leonardo Haubrichs T:905 N:16

Anônimo disse...

Até a 1ª guerra mundial, a mulher não era quase ninguem na sociedade; com os homens na guerra, não havia pessoas para trabalhar nas cidades e, assim, as mulheres tiveram que ocupar os seus lugares.
Portanto, a mulher foi ganhando sua própria autonomia e passou a ser mais independente que o homem. Foi daí que as mulheres foram ganhando sua importância na socidade.

Nome: Íria Blasquez Olmedo Matta
N°: 14 - Turma: 1905

Anônimo disse...

Até a 1ª guerra mundial, a mulher não era ninguem na sociedade. Com a ida dos homens para a guerra, as mulheres trabalhavam no lugar dos homens, sustentando suas famílias. Apartir daí, a mulher foi ganhando autonomia e a sua importância na sociedade. Os movimentos feministas contribuiram muito para essa mudança.

Íria Blasquez Olmedo Matta - n° 14 - 1905
C.P II - UESC II

Unknown disse...

Com a 1ª Guerra Mundial o trabalho masculino foi substituído pelo feminino já que os homens eram induzidos e convocados a irem pra guerra se não eram passados como covardes.

Com a substituição do trabalho feminino pelo masculino as mulheres começaram a reivindicar direitos comuns pois elas que sustentavam a economia e o desenvolvimento com sua mão de obra.

Colégio Pedro II - UESCII
Nome: Lucas Dantas do Nascimento nº17 Turma:905

GuIhH disse...

A principal função dos cartazes é fazer com que as pessoas fossem pra guerra.

1-tentava-se passar uma imagem positiva sobre esse 'dever patriótico.

2-As mulheres saíam como enfermeiras e faziam os trabalhos que os homens também faziam.

3-Tio Sam convocando pessoas para o seu exército pra batalha.


Guilherme de O. Vasconcelos

Anônimo disse...

Durante a primeira guerra mundial os homens eram intimados a se alistar no exército de seu país como uma questão de integridade a sua patria.

Durante a Guerra diversas atividades de trabalhos que eram feitos pelos homens é deixado para trás,assim as mulheres tinham que tomar alguma atitude devido a situação e começar a fazer o trabalho bruto que seus compatriotas tinham deixado para elas.

A imagem de tio Sam reconhecido assim pelo exército americano,esse cartaz era uma espécie de chamar mais pessoas para o exército.

Gustavo Medeiros Garcia Feitosa Turma:905
Número:13

NOIX :)

Anônimo disse...

ATIVIDADE I:Os cartazes incentivavam o povo a se alistar para lutar na guerra e com isso sem os homens para sustentar a casa as mulheres tomavam o papel dos homens.

ATIVIDADE II:Os avanços na tecnologia militar significaram na prática um poder de fogo defensivo mais
poderoso que as capacidades ofensivas, tornando a guerra extremamente mortífera. O arame farpado
era um constante obstáculo para os avanços da infantaria; a artilharia, muito mais letal que no século
XIX, armada com poderosas metralhadoras.

ATIVIDADE III:O motivo dessas uniões foram razões econômicas porque nessa época havia diversos países sofrendo revolução industrial e com isso a Europa tornou a venda de matéria-prima um meio de lucro.

Gabriel Oliveira nº:10 t:905

Daniel disse...

O primeiro mostra como a 1ª Guerra Mudial foi estimulada pelo nacionalismo, iludindo a maioria da população com patriotismo.

O segundo cartaz mostra a dificuldade das mulheres durante o período de guerra , e o como elas ficaram fortes ao se virarem sem os homens exercendo seus respectivos cargos.

E no terceiro cartaz mostra uma figura muito improtante para os americanos que foi usada como incentivo para a população se alistar.



Daniel Alves Marinho da Cunha Nº6
Turma : 905

Unknown disse...

Na época da primeira guerra mundial , o governo decidiu fazer campanhas com mensagens contra o racismo e o preconceito feminino para aumentar o nacionalismo no país, com o intuito de convencer mais pessoas a juntarem-se ao exército americano .
Aluno : Matheus Cristiano
n° 22
turma : 905
CPII

Unknown disse...

Na época da primeira guerra mundial , o governo decidiu fazer campanhas com mensagens contra o racismo e o preconceito feminino para aumentar o nacionalismo no país, com o intuito de convencer mais pessoas a juntarem-se ao exército americano .
Aluno : Matheus Cristiano
n° 22
turma : 905
CPII

GuIhH disse...

O papel das mulheres foi muito importante durante a 1ª Guerra Mundial, porque ao fundar a Cruz Vermelha, ela quem cuidavam dos feridos na guerra.
Durante a guerra algumas mulheres iam para o combate já que alguns homens não faziam esse trabalho pesado ( covardes )

Guilherme de O. Vasconcelos - nº12 turma:905

' peedroo disse...

Ah, que trequinho legal. Quero logo estudar isso

Unknown disse...

No período referente a primeira guerra mundial muitos homens eram intimidados a alistar-se para guerra.Isso ocorria devido ao fato de serem expostos muitos cartazes que defendiam o sentimento patriota acuando a população,sendo justificado pelo nacionalismo.
Com os homens na guerra as mulheres assumiam o papel de sustentar a familia.Trabalhavam em industrias e assumiam o papel do homem já que tambem existia um desfalque no numero de trabalhadores, pois a grande maioria dos homens estavam defendendo o país na guerra.

Patricia Campos n:26 turma:1905
CPII

Mylena disse...

Durante a primeira guerra mundial, foi estimulado o sentimento nacionalista. Fazendo com que as pessoas se sentissem parte daquela nação, exercendo o seu dever patriótico.

Como os homens estavam na guerra, o trabalho que era feito por eles passou a ser exercido pelas mulheres, por falta de alternativas.

Havia uma certa intimidação do governo para que os homens se alistassem através de propagandas, alegando que quem não se alistasse seria considerado fraco, covarde.

Mylena Spinelli - 25 - 905

André Luiz disse...

Os cartazes nacionalistas influenciavam a nação a se alistar e defender seu país na guerra, e com os homens na guerra, as mulheres assumiam a posição masculina.

André Luiz N. S. Barbosa - N°1 Turma 905 CPII UESCII

Mariana Novaes disse...

O cartazes dizem a respeito a questão da participação na guerra, como questão do patriotismo . O cartaz tentava estimular as pessoas a quererem participar da guerra por seu país . E como os homens estavam na guerra começaram a estimular as mulheres a fazerem o trabalho pesado que costumava ser o papel dos homens.

Anônimo disse...

Durante a 1a Guerra Mundial, as forças militares dos países participantes recrutavam homens através do nacionalismo(sentimento de valorização marcada pela aproximação e identificação com a nação natal)

Com o nacionalismo, muitos homens foram à guerra.Mas quem ficaria com os empregos desses homens que escolheram o caminho da guerra?

As mulheres substituiram os homens e com esses empregos elas ficaram mais 'presentes' no setor social e econômico.

Mauricio S. Moreira n°24 t:905

Anônimo disse...

A primeira charge é uma propaganda, que incentiva os homens a participar da guerra, mostrando assim, seu patriotismo, seu sentimento nacionalista.

A segunda charge representa o papel da mulher na guerra, pois quase todos os homens tinham saído de casa para lutar, assim, deixando as mulheres e os filhos sozinho. E, para sustentar a família, as mulheres tiveram que ocupar cargos mais pesados, mais brutos, que antes da Guerra eram dos homens.

A terceira imagem é uma propaganda que convoca o homem para a Guerra, esse cartaz era um estímulo para o homem se alistar.

Gabriela Andrade, 11
Turma: 1905

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

Com o objetivo de convocar a nação para mobilizar-se em torno da 1a Guerra Mundial, os Estados exploraram as propagandas nacionalistas. No primeiro cartaz operários e soldados unem-se como forma de demonstrar a importancia da participação de todos na economia de guerra e à frente do front.Com a ausência dos homens no mercado de trabalho o segundo cartaz demonstra a convocação da mão de obra feminina, que passou a ser essencial nos setores de saúde, industriais e alimentícios. Já no terceiro cartaz,o governo intimida os cidadãos através da propaganda voltada para o patriotismo.