Participe do Blog Pensando Alto!

12 de junho de 2010

A guerra e o crescimento das indústrias bélicas.

ATIVIDADE II:
O avanço tecnológico proveniente do crescimento industrial das sociedades contemporâneas determinou uma mudança no tipo de guerra. Esta mudança impulsionou o desenvolvimento das industrias bélicas, que com a 1a Guerra, passaram a tornar-se um negócio promissor e lucrativo. Com base nesta idéia e na análise das fotos de época, descreva as novas armas utilizadas na guerra e caracterize a relação destas novas tecnologias a expressão: "guerra de trincheiras".

20 comentários:

Rafaelsolfla disse...

A 1° guerra foi uma grande oportunidade das nações que participaram da guerra testarem seu poder bélico, como os britânicos que foram os primeiros a utilizar os tanques.E também havia outras armas novas:as metralhadoras, os lança-chamas e os projéteis explosivos.
E com essas novas armas de longo alcanço e mais destrutivas que as de antigamente, se teve o inicio da guerra de trincheiras, onde os soldados ficavam em buracos, atirando contra a tropa inimiga que ficavam em outros buracos.E esse tipo de combate era mais lento e durava dias.
Mas a grande novidade foi os aviões e submarinos, que começaram a ser utilizados.


Rafael C. do N. Fernandes Sol
N°: 28 Turma:1905

Anônimo disse...

Com o desenvolvimento da industria de material belico ,a partir da evoluçao industrial , com novos projetos de maquinas de guerra ,como tanque,avioes,maquinas motorizadas e artefatos mais potentes, a guerra passou a ter uma nova estratégia no combate. A cavalaria e o combate corpo a corpo foram extintos.

Marcelo P. C. Endson nº19 t:1905

Anônimo disse...

O termo " Guerra de Trincheira" tratava-se de canais, túneis feitos por soldados. La permaneciam meses e meses como uma forma de defesa aos seua aliados.As trincheiras tinham protecção de arame farpado, às vezes electrificado, acima do qual havia torres com metralhadora. Enormes túneis faziam a comunicação entre os vários pontos da rede.
Com a criação de novas armas tais como :Metralhadora Lewis,Granada de mão “nº 5”, Bombardeiro Gotha G,Morteiro Minenwerfer 7.58 cm e Luger o modo de defesa seria melhor, o modo de ataque seria melhor, fazendo assim com que a guerra podesse virar vitória.

Aluna : Camila Christina R. R. Novelli Turma : 905 Número : 03

Anônimo disse...

Na primeira guerra mundial, as armas químicas foram utilizadas em larga escala e essas armas muito poderosas. Como o gás cloro, gás mostarda e de sangue. Na guerra de trincheiras, essas armas começaram a ser usadas mais frequentemente, assim como os tanques, metralhadores de longo alcance e bombas.

Essas armas começaram a ser usadas com mais frequencia porque como o próprio nome já diz era uma guerra em que os participantes ficavam entocados e essa guerra demorava dias, meses, anos... Tanto que em algumas existiam até televisões. Essa guerra nasceu após a invenção do arame, em que os soldados colocavam econdidos nas florestas e os rivais ficavam com medo de passar. Com isso essas armas, já citadas, foram desenvolvidas e sendo mais utlisadas.

Matheus Fonseca D'Ávila.
nº: 23. Turma: 905.

Unknown disse...

O mundo durante a 1ª Guerra Mundial sofreu grande desenvolvimento tecnológico e armamentista. Submarinos, navios, aviões, trens mais velozes, armas mais potentes, tanques formavam as industrias bélicas onde ela se fortaleceu muito economicamente pois os países em conflito precisavam de mais armamentos e armamentos melhores.

O nome "guerra de trincheiras" é dado pois foi a primeira vez que os soldados faziam escavações(trincheiras) e com suas metralhadoras atiravam nos inimigos. As trincheiras foram que caracterizaram a segunda fase da 1ª Guerra Mundial.

Colégio Pedro II - UESCII
Nome:Lucas Dantas do Nascimento nº17 Turma:905

Victor Dutra disse...

Na primeira guerra teve um avanço tecnológico nos armamentos,como na utilização de tanques de guerra,metralhadoras de longo alcance,explosivos,submarinos e aviões.
Victor Dutra N°32 Turma:905

Anônimo disse...

Na 1ª guerra mundial eram utilizados diversos tipos de armas de combate, sendo exemplos metralhadoras, lança-mísseis, tanques, além de muitos outros.
O que se deve resaltar é que com a chegada dessas armas o combate corpo a corpo até então utilizado pelos soldados, tornou-se 'obsoleto', digamos assim. Nesse antigo combate perdiam-se muito mais homens, e as chances de vitória na guerra eram certamente menores. Essas novas armas - além de funcionarem como um tipo de teste (bem sucedido) para os países de poderio bélico - possibilitaram um novo tipo de combate: ' a guerra de trincheiras'. Possuindo armas de longo alcance, os soldados cavavam longas e profundas trincheiras, nas quais podiam sobreviver e permanecer o tempo necessário.

Ester - nº 9 - T: 905

Anônimo disse...

O uso da nova tecnologia na primeira gurra mundial, foi bastante útil. Após o desenvolvimento das indústrias bélicas, o uso de metralhadoras, tanques e aviões foi essencial na guerra. O termo 'Guerra de Trincheiras' vem logo depois desse desnvolvimento bélico, onde os soldados ficavam em buracos na terra, atirando contra outros soldados, e esse combate durava dias (mesmo com o uso das metralhadoras).

Íria Blasquez Olmedo Matta - 14
1905

Unknown disse...

A primeira guerra se destacou por inovações no ramo das armas tais como lança-chamas,metralhadoras e explosivos. Nesta guerra também houve a extinção do combate corpo-a-corpo e a criação das trincheiras,onde os combatentes se escondiam,com esses refúgios a guerra passou a ser muito mais tática e lenta.Esta guerra trouxe inúmeras invenções bélicas que nos hoje usamos para fim civil como a avião o rádio etc.

Leonardo Haubrichs T:905 N:16

Unknown disse...

Nessa guerra tanques , grandes navios , aviões e dirigíveis começaram a ser utilizados , além do ataque terreno através de metralhadoras e outras armas . Essa guerra ficou conhecida como guerra de trincheiras porque os soldados escondiam-se em trincheiras para ataque de longe , o que fazia com que os ataques demorassem .

Anônimo disse...

A indústria bélica (que já vinha crescendo muito após a Revolução Industrial) deu um salto e acabou levando os países portadores de maior tecnologia a um desenvolvimento estimulado pelos conflitos armados.


O mundo vive uma revolução tecnológica para a guerra: trens mais velozes, navios, submarinos, aviões, armas mais potentes (quantidade de mortes por minuto)...;

Abertas pelas próprias tropas, são condicionadas pelas condições do terreno. Caso o terreno não permita ou dificulte a escavação, podem ser levantadas barricadas com sacos de areia ou outro tipo de obstáculo artificial.

Gustavo Medeiros Garcia Feitosa
Turma:1905
Número:13

Unknown disse...

Durante a primeira guerra mundial as trincheiras foram muito utilizadas como forma de defesa e ataque por esse fato a guerra se estendeu por muito tempo.
Além disso a gueera se destacou por seu forte poder bélico e de uso de tecnologias como aviões, submarinos, tanques ,metralhadoras e armas quimicas que foram muito utilizadas pelo fato de ser altamente destrutiva.

Patricia C numero:26 turma:1905
CPII

Mariana Novaes disse...

Com a primeira guerra mundial houve criações em função da guerra, como os tanques que foram usados pela primeira vez pelos britânicos. Como outras armas que também foram criadas em função da primeira guerra. As trincheiras eram buracos onde os soldados se escondiam para atirar em inimigos. Por isso a primeira guerra ficou conhecida como guerra de trincheiras .
Mariana Novaes - 21 . Turma: 905

Anônimo disse...

Os países industrializados disputavam o mercado.Nessa disputa,ocorreram várias crises e conflitos,o que levaria à guerra.A guerra prevista,forçou esses países a se prepararem,desenvolvendo a indústria bélica e novos armamentos(armas de fogo,aviões,submarinos,bombas químicas e etc).Esse período ficou conhecido como Paz Armada.

A guerra prevista começou.As indústrias dos países que participava da guerra tinham muitas dificuldades para produzir ou até não produziam.Assim, os países que não estavam na guerra tiveram chances de lucrar no período de guerra(assim cresceu a maior potência do mundo,os EUA).

As guerras anteriores eram travadas corpo à corpo.Na 1a guerra mundial as batalhas não eram travadas corpo à corpo.As armas de fogo permitiam as mortes de soldados à longa distância.E as trincheiras,que eram mais usadas em áreas de fronteiras,foram uma forma usada para defender o território(o esquema da trincheira foi muito bem mostrada na figura 3)


Mauricio S. Moreira n°24 t:905

Unknown disse...

Na 1ª Guerra Mundial foram utilisadas vários novos armamentos como uma melhor forma de defesa e de ataque. Foram utilisados por exemplo armas químicas, como gás cloro, entre outros, por isso usavam máscaras. Também foram utilisados armamentos de longa distância como explosivos, bombas, metralhadoras de longo alcance, tanques..
Mas a grande novidade foi o uso de aviões, dirigíveis, submarinos..
E com todo esse novo equipamento tecnológico, os soldados tiveram que criar uma forma de defesa fazendo assim canais, túneis que permitiam que os soldados se refugiassem, se escondessem. Lá tinham coisas que os sutentavam, como comida, assim essa guerra poderia durar muitos anos mais se não fossem as bombas.

Gabriela Andrade, 11
turma: 1905

Clarissa F. do Rêgo Barros disse...

A 1a Guerra Mundial impulsionou o crescimento das tecnologias e da indústria bélica. Neste período surgiram as metralhadoras, os combates áereos, as bombas de gás lacrimogênico e os dirigiveis. Tanta tecnologia modificou a forma de combate, transformando a guerra em um confronto sem movimento, visto que, tais armas inviabilizavam o enfrentamento corpo a corpo. Desta maneira, a 1a guerra mundial transformou o front em uma "guerra de trincheiras" , o que caracterizou a guerra em um conflito de longa duração.

GuIhH disse...

Com as Revoluções Industriais, foi produzidos mais armamentos de guerra.

Anônimo disse...

o digimom é mt foda ai chegou o goku e matou todo mundo

Anônimo disse...

Aaaaaaaaa me ajudou muitooo
Valeuuuuuuuuuuuuuuuu

vocepodesecurar.blogspot.com disse...

Trilhões de dólares ...