O tema do Oriente Médio é sempre polêmico nas aulas de História e desperta muito interesse entre os alunos. No entanto, dada a sua relação com a história do tempo presente, com raízes bem próximas, a escolha por um planejamento a partir de temas torna a aula ainda mais legal.
A maior preocupação que tive ao trabalhar com Oriente Médio foi fugir do orientalismo, e por isso, utilizando o conceito de Edward Said, busquei debater com a turma a ideia de um oriente visto pelo ocidente, mostrando que a perspectiva cultural e histórica deve ser valorizada além do olhar ocidental etnocêntrico, buscando entender o oriente em sua multiculturalidade e importância no cenário geopolítico internacional.
Sob esta perspectiva, foi proposta a turma do 9o Ano do Colégio Internacional Signorelli que se dividissem em grupos para produção de um vídeo sobre as seguintes temáticas: 1) Mulheres islâmicas: xiitas e sunitas, 2) Conflito entre Israel e Palestina, 3) Osama Bin Laden e a Al Qaeda, 4) O regime Talibã.
O vídeo mais interessante e criativo ganharia um ponto extra a partir da votação dos alunos.
Neste trabalho foi possível perceber a crítica dos alunos em relação a falta de direitos das mulheres islâmicas, e uma dificuldade natural de se desapegar da relação entre oriente médio e terrorismo, o que de certa forma reforça o orientalismo na cultura ocidental.
Deixo abaixo um vídeo sobre orientalismo para ampliar nossas discussões.
Confira na integra os vídeos dos alunos nas postagens abaixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário