2) Qual foi a importância do Renascimento em relação ao desenvolvimento da ciência no século XIV/ XVI? R: O Renascimento possibilitou o afastamento do pensamento medieval, a utilização de novas técnicas de navegação, tais como a bússola, astrolábio, balestilha, etc; a nova concepção esférica e do movimento da terra em torno do sol – geocentrismo.
3) Cite e explique quatro características do Renascimento. R: Hedonismo – valorização da natureza; Humanismo – valorização de tudo que o homem criou; Naturalismo – valorização da natureza; Individualismo – valorização do individuo; antropocentrismo – o homem no centro do universo.
4)Cite quatro características de um Estado Nacional. R: Moeda, leis, língua, fronteira e governo comum
5)Caracterize o Estado Absolutista R: O Estado Absolutista consiste em uma monarquia onde o rei possui poderes absolutos.
6)Qual é a importância da formação dos Estados Nacionais para burguesia e para a nobreza? R: Com um governo, moeda e leis comuns a burguesia se fortaleceria com comércio, já a nobreza continuaria no topo da pirâmide social na medida em que se beneficiaria com a centralização do poder nas mãos do rei.
7)Explique o que foi o Mercantilismo. R: O Mercantilismo consistiu nas primeiras formas de acumulação de capitais, realizadas por meio das relações de mercado estabelecidas pelo rei, onde o objetivo era enriquecer o Estado Absolutista.
8)Cite e explique três características do sistema Mercantilista. R: Protecionismo – taxação e aumento dos sob produtos importados; balança comercial favorável – equilíbrio da importação e exportação; metalismo – busca de metais preciosos.
9)No século XV, Portugal e Espanha deram início à expansão marítima européia, da qual resultaram grandes impérios coloniais. Justifique em dois exemplos o pioneirismo Ibérico. R: Localização geográfica, a existência da Escola de Sagres – especialista em formar navegadores; e a formação precoce enquanto Estado Nacional.
10) Quais eram os tipos de escravidão que predominavam na África? R: Escravidão voluntária, escravidão por guerra, venda de escravos.
11) Podemos considerar a África como um país diverso e rico culturalmente. Exemplifique esta afirmativa apresentando três culturas que habitaram ou habitam a o continente africano. R: Império do Congo, Reino de Gana, bosquímanos.
12) As raízes africanas expressas na cultura, identidade e história do povo brasileiro são evidentes. Apresente a justificativa para que o Brasil tenha proximidade histórica com a África. R: O trabalho e o tráfico de escravos.
13) Qual era a diferença dos indígenas brasileiros e os mesoamericanos. R: Os indígenas brasileiros vivam de forma sustentável em uma relação intima com a natureza. Os indígenas mesoamericanos dominavam o ouro e desenvolveram impérios e sociedades complexas.
14) Apresente duas características do povo asteca: R: Viviam em cidades, eram politeístas, desenvolveram impérios, faziam sacrifícios para os deuses, possuíam ouro e riquezas, escravizavam tribos menores, escreviam em códices, dominavam a astrologia, eram supersticiosos e etc.
15) Qual foi a estratégia dos espanhóis para vencer a guerra de conquista contra os indígenas? R: Os espanhóis se aliaram aos indígenas dominados e utilizaram armas de fogo e cavalos.
16) De que maneira o etnocentrismo contribuiu para a Conquista da América e para a formação dos impérios coloniais no século XV e XVI? R: O etnocentrismo determinava a superioridade de uma cultura pela outra, o que justificou o domínio pela guerra, a conquista do território, e a imposição cultural e religiosa.
17) De que forma a catequização auxiliou na Conquista da América? R: A catequização contribuiu para assimilação cultural e consequentemente para que os indígenas aceitassem a cultura e religião do europeu.
18) Cite dois motivos que levaram Lutero a romper com a Igreja Católica: R: As indulgências e a corrupção da Igreja.
19) Por que a Igreja Calvinista atraiu tantos burgueses? R: Porque o calvinismo aceitava o lucro e o trabalho como forma de salvação.
20) Explique qual foi a reação da Igreja católica diante do Protestantismo. R: A Igreja Católica Criou o movimento de Contra-Reforma e se reuniu no Concílio de Tentro para reafirmar seus dogmas.
21) Cite alguma crença da época que desestimulava-os navegadores a viajar pelos mares. R: O medo de monstros marinhos, o teocentrismo, o desconhecimento dos mares.
22) Cite duas tecnologias que facilitaram as viagens pelos mares dos europeus. R: Bússola, Astrolábio, Quadrante, balestilha, Caravelas, Nau etc.
23) Qual o interesse dos europeus em se chegar no Oriente ou nas Índias? R: Metais preciosos, especiarias, nova rota comercial pelo Atlântico para chegar as Índias.
24) Qual foi o caminho traçado por Colombo para chegar às Índias? R: Colombo acreditava que a terra era redonda e que se seguisse a oeste pelo Atlântico chegaria às Índias, mas chegou à América.
25) Qual foi o caminho utilizado pelos portugueses para chegar às Índias? R: O périplo africano – o costeamento da África.
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