Participe do Blog Pensando Alto!
Blog Pensando Alto Recomenda!
22 de agosto de 2010
19 de agosto de 2010
DAS PÁGINAS PARA A REDE. REVISTA DE HISTÓRIA ON LINE!
DA TV EM PRETO E BRANCO PARA O HDTV
Impressionante como os meios de comunicação mudaram nos últimos 100 anos. O esporte nos fornece provas disso. Uma das maiores provas é como as pessoas viram ou ouviram as Copas do Mundo e as Olimpíadas. Por isso, veja abaixo a evolução dos meios de comunicação para transmissão.
Nós começaremos com o primeiro grande evento transmitido pela televisão, que foram os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. Apesar de já haver transmissão televisiva, eram raríssimas as televisões (em preto e branco, porque as TVs à cores não existiam ainda), até por causa do preço altíssimo na época. Já no Brasil, a televisão só chegou muito tempo depois, tanto que a primeira transmissão televisiva no Brasil ocorreu somente em 1948, quando um a partida de futebol foi transmitida.
Na Copa de 1950 no Brasil, o cenário havia mudado bastante em relação ao das Olimpíadas de Berlim, e muitas pessoas, do mundo afora já possuíam televisão. Porém, no Brasil, nem canal televisivo existia (o primeiro foi a TV TUPI, fundada em setembro de 1950, dois meses depois do fim da Copa) e a Copa do Mundo não foi transmitida pela TV para quem não comprou ingresso, a única opção foi escutar pelo rádio a Copa do Mundo.
A primeira Copa do Mundo transmitida pela TV foi a de 1954, mas apenas oito países europeus tiveram esse privilégio. Porém, na Copa de
A Copa de 1970 foi marcante para o Brasil em muitos aspectos, já que foi a primeira em que aconteceram transmissões ao vivo à cores, apesar dessa transmissão à cores ter sido para um público extremamente pequeno que fora convidado para assistir os jogos nas sedes da Embratel
Os anos se passaram e a TV à cores se estabeleceu no mercado. E para a Copa do Mundo da África do Sul em 2010 foi feita a primeira cobertura de uma Copa do Mundo em HD - que significa high definition, ou seja, transmissão de alta definição.
Impressionou-se ao ver a evolução até os dias de hoje? Se sim, então se prepara, pois as próximas Copas do Mundo provavelmente já terão tecnologia 3DTV, ou seja, as transmissões serão feitas em 3D. Incrível, não?!
Texto escrito por: Leonardo Haubrichs e Matheus Cristiano (CPII/ USCII - T905)QUANDO A SITUAÇÃO SÓCIOECONÔMICA DITA OS RUMOS DO ESPORTE
Nós, brasileiros, sabemos que sediaremos uma Copa do Mundo pela segunda vez em 2014. Por isso, nós da revista, notamos uma semelhança entre a época da primeira Copa do Mundo de 1950 e a futura de 2014. O fato é que pela segunda vez, o Brasil sediará uma Copa em um momento pós crise econômica.
Se voltarmos no tempo veremos que em 1950, o mundo passava por uma época de crise mundial (apenas cinco anos após a 2ª Guerra Mundial). Hoje, estamos numa época também pós-crise, só que dessa vez causada por motivos diferentes, pois o Brasil só consegue sediar uma Copa quando os países ricos de 1º mundo não estão interessados ou não podem. Se olharmos atentamente não só para os períodos em que o Brasil foi sede dos jogos, mas para todos os outros países sedes importantes para Olimpíadas ou Copa do Mundo em época de crise, percebemos que os países escolhidos como sede raramente foram em países de primeiro mundo.
A primeira crise desde a retomada dos Jogos Olímpicos foi pós 1ª Guerra Mundial. A sede das Olimpíadas de 1920 foi a cidade da Antuérpia, na Bélgica. Os pobres coitados dos Bélgica tiveram que dar um jeito de organizar os jogos. As próximas Olimpíadas e Copa do Mundo pós-crise foram as Olimpíadas de 1948 e a Copa de 1950. As sedes da Copa do Mundo e das Olimpíadas foram dois países que não se envolveram muito com a guerra: o Brasil - que oficialmente declarava um país neutro; e a França
Mais uma vez vamos dar um salto no tempo, rumo à época da Guerra Fria (de
É caros leitores, nem o esporte vive sem influências do sistema em que vivemos. Quando os países desenvolvidos não querem sediar eventos importantes, são os países periféricos que sediam. Parece que voltamos à época do neo-colonialismo, onde os países menores eram controlados por países ricos.
Texto escrito por: Leonardo Haubrichs e Matheus Cristiano (CPII/USCII T905)A HISTORIA DE JESSÉ OWENS
Muitos já ouviram falar da famosa história de um negro chamado Jessé Owens que ganhou quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de 1936 na Alemanha. Segundo os fatos, nestes jogos, Hitler deixou de cumprimentá-lo, pois ele era negro. Mas essa história não é contada como realmente aconteceu, e você leitor, saberá a verdade por trás daquele incidente.
Nas Olimpíadas de 1936, devido à pressão e ameaça de boicote de países como Estados Unidos, França e Inglaterra caso judeus não fossem permitidos de participar dos jogos, Hitler se viu obrigado a permitir que os judeus competissem, e estes o fizeram até pela delegação alemã.
Os jogos começaram, e Hitler entusiasmado, compareceu em todas as competições importantes do primeiro dia. Quando o primeiro alemão ganhou uma medalha, o chanceler germânico fez questão de cumprimentá-lo pessoalmente e assim também o fez com todos os vencedores do dia.
No dia seguinte, Hitler não foi a todos os jogos, e alguns atletas ficaram sem cumprimentos. O Comitê Olímpico tomou providências em relação a isso e obrigou Hitler cumprimentar a todos e não isentar-se das saudações pessoais.
Hitler optou por não condecorar ninguém, e um desses não-cumprimentados foi Jessé Owens, campeão de atletismo pelo EUA.
Uma prova concreta do que estamos falando, caro leitor, é a biografia de Jessé Owens, lançada oito anos depois, em que ele fala que não havia sofrido preconceito, nem desrespeito de Hitler, mas sim de Roosevelt o então presidente dos EUA, e da delegação norte-americana. Este depoimento confirma uma história bem diferente da amplamente divulgada pela imprensa mundial, no entanto, não suspende a hipótese de racismo, devido a negligência do chanceler com as outras delegações. Desconfie de boatos, e levante os fatos para criar a sua verdade.
Texto escrito por: Leonardo Haubrichs e Matheus Cristiano (CPII/ USCII T905)
CATARINA DE MÉDICIS
Atualmente, tem se tornado polêmica a crescente emancipação das mulheres na sociedade. Cada vez mais o mercado de trabalho tem sido tomado pelas mesmas, e a figura feminina cujo único papel era cuidar do marido e dos filhos – tal como no século XIX – tem se tornado central na sociedade contemporânea. Após os movimentos feministas e conquistas de direitos mais justos para as mulheres, onde a luta teve inicio no final do século XIX, a vida do gênero feminino melhorou bastante, mas nem sempre as coisas foram fáceis assim.
Nascida em Florença em 1519, Catarina de Médicis era conhecida como ‘madame, de la serpente’ por causa de sua astúcia e poder de manipulação. Catarina foi casada com Henrique, o Duque de Órleans aos quatorze anos. Apesar de não ser considerada bela, era extremamente inteligente, pois sabia falar latim e grego, interessava-se por história e geografia, e possuía gostos como poesia e música.
Na corte de Francisco I as damas francesas não usavam lingerie – foi Catarina quem difundiu o uso da calcinha entre as damas da corte. Vinda de Florença e Roma, cidades-berços do Renascentismo, Catarina trouxe além da lingerie, o perfume ‘acqua della regina’ ou ‘eau de cologne’. Quando aportou na França, chegou com vários cozinheiros, especialistas em doces e salgados, e juntamente com eles trouxe novidades para a culinária, tais quais: o azeite de oliva, o espinafre, a ervilha e a alcachofra. Além de invar e atribuir requinte à cozinha francesa, Catarina de Médicis já mostrou ao seu tempo o potencial criativo e dinâmico das mulheres.
11 de agosto de 2010
Resumo sobre o filme Lutero
Em 1507, Lutero fez sua primeira missa, pois ainda era monge. Seu pai chega para ver a celebração de ceia, o filho ergue as mãos com um cálice de vinho, mas acaba derrubando e o pai fica decepcionado e vai embora. Martinho Lutero é convocado para levar cartas para Roma. Na viagem, ele vê diversos crimes praticados pela Igreja como a venda de indulgências, relíquias, falta de castidade e o celibato sendo quebrado por padres. Indignado com as coisas que vê, ele sai de Roma e volta para sua igreja. Para aprimorar os estudos e retomar a fé, Lutero vai para uma universidade na Alemanha, onde teve aulas de teologia e não concorda com os ensinamentos que recebe, discutindo com seu professor.
Alguns representantes da Igreja chegam à cidade onde Lutero estava e demonstram através de peças teatrais (autos), como é o tormento eterno. Eles oferecem ao povo uma indulgência especial, que estava supostamente ligada à construção de uma catedral e em troca da compra, seriam salvos do tormento eterno. Em ato contrário a tudo o que a Igreja fazia, Martinho publicou as suas 95 teses e mandou uma cópia para o arcebispo com a intenção de avisá-lo dos acontecimentos dentro da Igreja. Ele também colocou o documento na porta de sua igreja, para avisar o povo. Os membros da Igreja ficaram revoltados e mandaram uma intimação para o para Lutero em Wittenberg, avisando-o para comparecer em Roma sob ameaça de excomungá-lo. Lutero avisou aos membros de sua igreja que iria a Roma, mas advertiu que a Igreja deveria seguir a Deus individualmente e com fé, sem haver a presença de intermediários como: padres, bispos, cardeais, etc. A Igreja tentou convencer o príncipe a entregar o padre “herege” ao Vaticano, mandando-lhe presentes preciosos, porém, este se recusou a entregar o padre. Então, a Igreja Católica propôs uma “batalha”, para capturar Lutero, fazendo uma bula, condenando-o a morte e a confiscação de bens. O príncipe continuou se recusando a entregar Lutero, e disse que somente iria entregá-lo para um julgamento justo, em seu país: a Alemanha.
Lutero fez a tradução do novo testamento do latim para o alemão escondido. Enquanto isto, a igreja protestante estava sendo atacada e muitos de seus fiéis eram atacados e mortos. Para muitos, Martinho Lutero havia morrido, mas suas teorias continuavam vivas, o que continuou causando conflitos e chacinas na Europa. Em 1530, os príncipes foram chamados novamente para julgar Lutero, porém sem a presença do próprio. Os príncipes se recusaram a proibir a doutrina da nova bíblia e da igreja protestante. Finalmente, Martinho Lutero pode continuar com sua religiosidade. Ele foi excomungado, porém a igreja Luterana deu origem a novas doutrinas e interpretações do cristianismo, e os príncipes se beneficiaram com a possibilidade de se tornarem chefes religiosos. Nascia uma nova visão de mundo que transformou a sociedade da época.
(Texto de Daniel T:707. CPII/ USCII)
Conheça um diário de bordo do século XVI. O que temiam os navegadores da época?
4 de agosto de 2010
HISTORY GAME 7º ANO. CPII/ USCII
1) O que foi o Renascimento?
R: Foi um movimento artístico e cultural, que através da inspiração na arte greco-romano retomou os valores humanistas atribuindo novos valores a sociedade medieval.
R: O Renascimento possibilitou o afastamento do pensamento medieval, a utilização de novas técnicas de navegação, tais como a bússola, astrolábio, balestilha, etc; a nova concepção esférica e do movimento da terra em torno do sol – geocentrismo.
R: Hedonismo – valorização do prazer e da beleza; Humanismo – valorização de tudo que o homem criou; Naturalismo – valorização da natureza; Individualismo – valorização do individuo; antropocentrismo – o homem no centro do universo.
R: Leonardo D´ Vinci, Botticelli, Michelangelo
R: Moeda, leis, língua, fronteira e governo comum
R: O Estado Absolutista consiste em uma monarquia onde o rei possui poderes absolutos.
R: Com um governo, moeda e leis comuns a burguesia se fortaleceria com comércio, já a nobreza continuaria no topo da pirâmide social na medida em que se beneficiaria com a centralização do poder nas mãos do rei.
R: O Mercantilismo consistiu nas primeiras formas de acumulação de capitais, realizadas por meio das relações de mercado estabelecidas pelo rei, onde o objetivo era enriquecer o Estado Absolutista.
R: Protecionismo – taxação e aumento dos sob produtos importados; balança comercial favorável – equilíbrio da importação e exportação; metalismo – busca de metais preciosos.
R: As Grandes Navegações abriram novas rotas comercias com as Índias Orientais, possibilitando ao Estado Absolutista ampliar suas relações de mercado e desenvolver o Mercantilismo.
11)No século XV, Portugal e Espanha deram início à expansão marítima européia, da qual resultaram grandes impérios coloniais. Justifique em dois exemplos o pioneirismo Ibérico.
R: Localização geográfica, a existência da Escola de Sagres – especialista em formar navegadores; e a formação precoce enquanto Estado Nacional.
R: Foi a rota de costeamento pela África criada pelos portugueses para chegar até as Índias