Blog Pensando Alto Recomenda!
▼
13 de agosto de 2009
Os Navegadores do século XV. Relatos e diário de bordo de europeus que viveram neste período!
A atividade dos "Navegadores do século XV" realizada na Escola Beit Menachem, com o 7o. ano, consistiu em uma dinâmica onde o aluno vivencia no teatro e no trabalho lúdico o ambiente histórico e as expeiências dos navegadares europeus aprendidas em sala de aula, por meio da criação de um diário de bordo. Rotas, monstros, medos, ilhas desconhecidas e habitantes de culturas diferentes são contados pelos alunos como histórias que procuraram reconstrtuir a rotina de um personagem de época. Confiram!
O Renascimento Cultural europeu (XIV/XVI)
DOCUMENTOS HISTÓRICOS. Título: Grabo: O Negro do Armistad , por Wm. H. Townsend.
DICA DE LEITURA:Conheça o livro: o “Vampiro que descobriu o Brasil” de Ivan Jaf.
Uma boa sugestão para diversificar leituras e a didática em sala de aula se encontra em desbravar as “memórias de sangue”, descrita nas aventuras das páginas do livro o “Vampiro que descobriu o Brasil”, do autor Ivan Jaf (publicação da editora Ática).
O personagem escolhido para percorrer nossos curtos 509 anos de História, não poderia estar melhor representado na figura de um vampiro de origem portuguesa. As aventuras de Antonio, um simples comerciante apaixonado por bacalhau e um bom vinho do porto, tem inicio com a mordida do vampiro Velho, vampiro poderoso, que num dia nervoso resolveu em uma de suas refeições, não matar e sim, aumentar a linhagem de vampiros do mundo com a mordida no pescoço de Antonio.
É neste período que Pedro Álvares Cabral e sua esquadra estão à sair de Portugal para o Brasil, o que coincide com o inicio desta história, visto que Antonio para se livrar da nova vida de vampiro precisava matar o responsável por tê-lo transformado, iniciando assim uma busca incansável pelo Velho no ambiente de nossa história passando das caravelas até a criação da constituição de 1988 – a Constituição Cidadã.
Nesta viagem pelo tempo, muito bem humorada, vampiros e personagens históricos se encontram em cenas interessantes, visto que, o vampiro Velho fazia questão de ocupar o corpo dos personagens mais ilustres, como: José Bonifácio, Getúlio Vargas, Tancredo Neves, ente outros.
Uma leitura que mistura história, ficção e humor, permite aos alunos do 7º ano um envolvimento com textos simples, permitindo entretenimento e o manejo com a escala temporal e factual da historiografia, a partir de uma didática que envolve literatura e uma outra visão de interpretação da História do Brasil.
Não deixe de viajar no tempo e conhecer melhor essa história!