Blog Pensando Alto Recomenda!
▼
30 de julho de 2008
Jovens Opiniões! O que pensa o Ensino Médio da Escola Degrau após sair de uma exposição?
A Exposição: Mulheres Reais, Modas e Modos no Rio de Dom João VI, realizada na Casa França Brasil, trouxe aos olhos do público uma visão diferente do período histórico em que o Brasil virou cede do império.
Sob uma ambientação de luzes, estilos e músicas do século XIX, a exposição colocava as mulheres em evidência através das roupas demonstrando desta forma a moda da época, e a forma como se portavam diante das diferentes classes e funções que ocupavam.
A roupa ajuda a reveler o olhar da masculinidade e também a expressão sexual da época. Por exemplo, as escravas praticamente andavam nuas, enquanto as mulheres da corte valorizavam apenas o colo dos seios.O que diferenciava a idéia de casamento e prazer.
Como antecedentes da chegada da familia real foram demonstradas as primeiras európéias que chegavam totalmente cobertas e trajando roupas pretas descritas como vultos encobertos.
A cultura africana foi colocada em destaque na exposição através das joias, das mucamas, das esravas de ganho, que no dia a dia reinventavam roupas e misturavam a custura européia com a tendência africana.
Apesar de rapidinha, a exposição mostrou o glamour de um tempo que ficou na memória!
Assista ao vídeo do Concurso de Talentos do 6o Ano da Escola Degrau
Estudar História também pode ser divertido!
Neste vídeo, a História entra como tema principal e é cantada pelos alunos de diferentes formas. Divirtam-se com as brincadeiras e com a criatividade destes jovens talentos!
29 de julho de 2008
As Batalhas entre os gregos e os persas! As famosas Guerras Medicas!
Gigante de Maratona.Escola Degrau. Dominique 6º Ano.

Batalha de Termópilas: 300 espartanos contra 200.00 persas!

Salamina e Artemísia: as batalhas de barcos! Escola Beit Menachem Isabela 6º Ano.
A Batalha de Platáia. Escola Degrau. Nina 6º Ano.
Em 479 a.C, Xerxes e seu exército atravessaram o rio para chegar no lugar do confronto. Os gregos fingiram que haviam desistido conseguindo assim tempo de se preparar para a batalha. Quando os persas chegaram, os gregos afogaram quase todos os soldados persas, os que sobreviveram ao rio eram mortos em terra firme pelo exercito adversário.
Xerxes vendo tudo aquilo
28 de julho de 2008
RELACIONANDO O PASSADO E O PRESENTE. O QUE PENSAM OS ALUNOS SOBRE AS NOTÍCIAS?
Uma das atividades mais importantes do estudo da História é conseguir estabelecer uma relação entre o passado e o presente. No capítulo de Reforma Religiosa, os alunos tiveram que compreender que a intolerância religiosa e as praticas que divergiam dos dogmas da Igreja Católica foram um dos fatores para a insatisfação dos indivíduos que lutavam pela liberdade religiosa.
Como um assunto ainda muito polêmico a intolerância religiosa determinou genocídios históricos, o Holocausto que somado a questão cultural determinaram a permanência deste legado contra o respeito ao outro e as diferentes práticas religiosas.
Recentemente o ataque dos jovens evangélicos ao centro umbandista trouxe a tona tais discussões. Veja o que pensam e escreverem estes jovens do 7º Ano.
A Igreja na Idade Média. Leandro Augusto 7º Ano Escola Degrau.
Desrespeito e Vandalismo.Ana Beatriz Fischdick Fernandes 7º Ano Escola Degrau
27 de julho de 2008
Intolerância Religiosa. Ana Beatriz Carvalho 7º Ano Escola Degrau
Hoje em dia não se tem mais respeito pelo outro, nem mesmo pela religião que o outro possui o direito de escolher.
Um exemplo a um tempo atrás, foi quando jovens de uma igreja evangélica destruíram um centro umbandista no Catete.
Eles cometeram um crime de desrespeito, invasão, danos ao patrimônio, danos morais, em relação a prática ou ao culto religioso.
Esses jovens foram presos, mas a prisão não vai adiantar.
O pior é que o centro umbandista não vai conseguir de volta o que eles destruíram, porque muitas imagens tinham história.
Esses quatro jovens não tinham o direito de fazer isso. O centro umbandista fez alguma coisa contra eles? Não. Então pronto. Isso mostra a intolerância religiosa com outras religiões.
Mudando de Assunto! Assistam ao vídeo do Peito do Pombo: 1400 metros de altitude!
As férias já se passaram , mas decidi dividir com vocês uma experiência inesquecível!
Nestas férias eu e meu marido estivemos em um município de Macaé (RJ): o Sana, conhecida pelas belas cachoeiras e pelo misticismo da população local. Entre as belezas lá se encontra o pico com um monumento natural conhecido como Peito do Pombo.
Não percam esta aventura!
Beijos,
Profa. Clarissa